27 abril 2009

TRIUNFANDO COM JESUS (Marcos 14.34-42)


- Alexandre, o grande rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo.

- O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar... morreu venerado como um rei sobre um trono.

- Ao contrário, Jesus morreu como um rei escarnecido cujo trono final foi a infame cruz. 

- Alexandre, o Grande, foi bem sucedido como estrategista militar; ele foi altamente bem sucedido como rei. Mas a sua vida foi uma tragédia também.

- A vida de Jesus, do ponto de vista humano, foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dEle.         - Quando pregado na cruz, as multidões que O contemplavam gritavam: “se és verdadeiramente o filho de Deus, desce daí;  carpinteiro, faz o último milagre e nós creremos em ti”.

- Qual a diferença entre os dois?

- Qual a diferença fundamental entre Alexandre e Jesus?

- A diferença é que Alexandre foi bem sucedido – JESUS FOI TRIUNFANTE.

- Existe uma diferença entre triunfo e sucesso. Há uma diferença fundamental entre alguém ser bem sucedido e ser triunfante.

- Alias, é possível um homem ser bem sucedido e ser um fracassado. E é possível, por outro lado também, o homem ser mal sucedido e ser triunfante.

- Nós vivemos em uma sociedade que endeusa, diviniza, e adora o sucesso.

- Nós cremos no sucesso, vivemos do sucesso, aplaudimos o sucesso, e até criamos úlceras em busca do sucesso... somos hipertensos por causa da busca do sucesso – nós somos escravos do sucesso! 

- Sucesso é o sentimento generalizado de que apenas os mais bonitos, os mais ricos e os mais poderosos é que são mais felizes.       - Sucesso é aquele conceito que diz que os mais bem relacionados é que são os mais bem aceitos.

- Que os que têm mais diplomas e mais cultura, são os que se safam melhor na vida.

- Essa é a ideologia do sucesso, mas não a do triunfo. 

- Quem é triunfante? E como nós podemos triunfar? 

 

- Em Cristo temos a receita para o triunfo: Mas quem nessa vida triunfa?

 

I. Triunfa aquele que não deixa as circunstâncias mudarem o rumo do seu coração.

- Jesus não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as conseqüências funestas das derrotas mudassem os rumos do seu coração, ou seja, Jesus não permitiu que as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis mudassem os rumos do seu coração.

- Menos de uma semana atrás Jesus é aclamado rei: as multidões o aplaudem com as mãos para cima..., as crianças têm palmas nas mãos..., os idosos estão tirando as suas mantas e estão colocando no chão para Jesus passar por cima, e todos estão gritando: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor!!!”.  

- Mas, em menos de uma semana, esta alegria tempestiva, esta alegria que faz com que o homem vibre no coração virou, reverteu-se totalmente, e lá estava o mestre chorando, esmagado de tristeza num jardim solitário.

- Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre Ele, a ponto dEle próprio bradar, dizendo: “a minha alma está profundamente triste até à morte”.

- Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo.

- Ele está triste, mas continua a dizer, sem serpentear, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”.

- Vejam que na alegria e na tristeza o coração de Jesus é o mesmo. - As circunstâncias não mudavam o seu coração.

- Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração

- Quer ser triunfante? Aprenda isso com Jesus!

 

II. Triunfa Aquele que nunca se deixa derrotar antes do tempo.

- Orou, não estava bom ainda, orou outra vez”.

- Jesus está esmagado debaixo da pressão da hora

- Ele está esmagado pela pressão do momento, mas Ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo.

- O que foi que Jesus fez?  Ele disse: “Eu vou voltar e vou orar. Eu vou orar de novo”.

- O homem que é triunfante é aquele que não se desespera antes da hora.

- É aquele que não se abate antes do momento.

- A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, Ele ora duas vezes, Ele ora três vezes

- Ele espera em Deus.

- Você já notou que a maioria dos nossos problemas não têm razão de ser?! Jesus não se deixava derrotar antes do tempo.

- O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus.

- Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. Deus ainda é Deus.

 

III. Triunfa aquele que nunca perde de vista que Deus é Deus. V. 36

- Na sua tribulação, nunca perca de vista que Deus vive.

- Oh meu paizinho, todas as coisas te são possíveis”.

- Vejam que mesmo diante da tragédia iminente, Jesus não perdeu de vista que Deus é Deus e que todas as coisas estão debaixo de Seu controle.

- O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, o rumo de Sua vida não estava nas mãos de César. “Tudo te é possível”. Nada havia mudado.

- Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus.

- Se Deus vive como afirmamos, ajamos como tal. Pregamos o Jesus que vive, falamos que Deus vive. Então podemos triunfar como Jesus triunfou!

 

Creia nisto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário