07 fevereiro 2022

A ESPERANÇA (Hebreus 6:13-20)

- Já ouvimos de várias pessoas frases como: "Vou desistir, vou voltar atrás, estou arrependido de ter confiado que poderia dar certo, estou perdendo tempo, vou jogar tudo para o alto".
- É nesse momento que a esperança tem que voltar a nossa mente com toda força: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lamentações 3. 22).
- Não como a última que morre, mas como a esperança que não morre. Vejamos algumas razões porque nossa esperança não morre:

I. NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NA ALIANÇA DE DEUS – v. 13
- Muitos têm colocado a esperança em promessas de homens, em governos, em pacotes econômicos, na bolsa de valores, em palavras jogadas ao vento, em empresas, em cursos ou em si próprio.
- Nós podemos esperar com esta certeza porque nossa esperança está firmada na aliança que Deus fez comigo e com você.
- Abraão esperou com paciência porque ele sabia que o próprio Deus firmou a promessa (v. 13).
- A promessa feita a Abraão é estendida a mim e a você através da obra de Jesus Cristo.
- Como crentes, somos filhos de Abraão, e herdeiros das promessas feitas ao nosso pai da fé. (Gálatas 3.6-9).
- Algumas expressões que dão a garantia da promessa que foi feita a Abraão:
- V. 17: "Deus se interpôs com juramento" - Deus não precisa jurar, mas por causa de nossa incredulidade ele fez isso. Não achando ninguém superior, jurou pelo próprio nome.
- V. 18: "é impossível que Deus minta", aqui podemos lembrar de Números 23.19:
- V. 19: "a qual temos por âncora da alma, segura e firme". O salmista (Salmo 42.5) nos pergunta "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu".
- A esperança em Deus é como um navio mantido seguro e firme por uma âncora.
- Nossa esperança é firmada na aliança de Deus, e ele jamais quebra uma aliança.

II. NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NAS POSSIBILIDADES DE DEUS – v. 15
- Devemos esperar com paciência (v. 15), assim como Abraão, porque podemos olhar as situações que nos cercam não com a nossa ótica, mas com a ótica de Deus.
- A promessa feita a Abraão é de que ele seria abençoado e que teria grande descendência (vs. 14).
- Mas um dia Abraão foi chamado por Deus, Deus pediu-lhe por sacrifício seu único filho, o filho da promessa, o filho a quem muito amava (Gênesis 22.2).
- Abraão poderia olhar a circunstância e perder totalmente a esperança. Poderia dizer "está tudo acabado, vou desistir, não valeu a pena esperar".
- Quais são as circunstâncias pelas quais você tem passado nesta hora? Seu casamento (piora), sua saúde (agrava-se), suas finanças (crise).
- Ainda que para nós, monte Moriá significa o fim, para Deus significa o começo, para nós adorar pode significar perder tempo, para Deus entregar e confiar, para nós a falta do cordeiro significa impedimento ou derrota (talvez você esteja vendo apenas o cutelo e o fogo), para Deus significa a possibilidade de provisão, para nós o altar significa morte, para Deus é onde ele gera vida. Hebreus 11:17-19.
- Podemos esperar com paciência quando passamos a olhar as situações de acordo com as possibilidades de Deus.

III. NOSSA ESPERANÇA NÃO MORRE PORQUE ESTÁ FIRMADA NA PROMESSA DE DEUS – v. 15
- Deus é fiel e não permitirá que nenhuma de suas promessas caia por terra.
- Precisamos aprender a esperar com a certeza de que nossa esperança nunca morre. Hebreus 10.23: "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel".
- Nossa esperança não está apenas baseada nas promessas para agora, para nosso bem estar ou felicidade.
- Mas nossa esperança está acima de tudo baseada na promessa de um futuro certo, de uma eternidade plena, de vida eterna. 1 João 2.25: "E esta é a promessa que Ele mesmo nos fez, a vida eterna".

Conclusão:
- Esta promessa tem como garantia a obra de Jesus, adentrando os céus, tornando-se o grande sumo sacerdote, sentando-se à direita do pai e nosso intercessor.
- Nossa esperança está firmada na promessa de Deus, Ele voltará.

Obs.: Se você deseja abençoar nosso Ministério, faça uma contribuição...
PIX 236.211.761-87
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário