14 janeiro 2017

OUVINDO O GEMIDO DOS CATIVOS (Salmo 102.18-20)

- GEMIDO É O ECO DE UMA DOR, A RESSONANCIA DE UM PROFUNDO SOFRIMENTO. Todos nós aqui sabemos por experiencia o que é gemer. O texto diz que Deus no Céu ouve os gemidos que há na Terra.

I. QUEM SÃO OS QUE GEMEM NA TERRA?
1. Isaías 33:9 A terra geme e desfalece;
2. Romanos 8:22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
3. Zacarias 11:2 Geme, ó cipreste, porque os cedros caíram, porque as mais excelentes árvores são destruídas; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o denso bosque foi derribado
4. Os animais gemem, Joel 1:18 Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto;
5. Lamentações 1:8 A cidade de Jerusalem geme, ela também geme e se retira envergonhada
6. Jó 24.12 Desde as cidades gemem os homens, e a alma dos feridos clama
7. O coracao dos profetas geme, Jeremias 48:36 Por isso, o meu coração geme como flautas por causa de Moabe...

II. POR QUE TANTOS GEMEM AQUI NA TERRA?
1. Por causa dos sofrimentos do corpo
2. Por causa das angústias da alma
3. Por causa do cativeiro do espírito
Muitas pessoas tentam abafar o seu gemido, mas estão gemendo por dentro.

III. OS 7 PRINCIPAIS TIPOS DE CATIVEIRO QUE FAZEM OS HOMENS GEMER
1. Cativeiro das tristezas e dos ressentimentos – incapacidade de perdoar
2. Cativeiro das revoltas - Jó 23:2 Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido
3. cativeiro dos dos vicios
4. cativeiro dos pensamentos mórbidos
5. cativeiro do medo
6. cativeiro da incredulidade e da dúvida
7. cativeiro do pecado não perdoado.

IV. 7 NOTICIAS URGENTES DE DEUS PARA TODOS 
PRIMEIRA NOTÍCIA: DEUS PROMETE ATENDER O GEMIDO DOS NECESSITADOS. 
- Salmo 12:5 Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira.

SEGUNDA NOTÍCIA: VOCÊ PODE ORAR A DEUS E APRESENTAR O SEU GEMIDO 
- Salmo 5:1 Dá ouvidos, SENHOR, às minhas palavras e acode ao meu gemido.

TERCEIRA NOTÍCIA: O DEUS QUE OUVIU O GEMIDO DE ISRAEL NO EGITO OUVIRÁ O SEU TAMBEM. 
- Êxodo 2:24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.

QUARTA NOTICIA: O PODER DE DEUS É SUFICIENTE PARA TE SOCORRER. 
- Salmo 79:11 Chegue à tua presença o gemido do cativo; consoante a grandeza do teu poder. 

QUINTA NOTICIA: ESTA NOITE PODE TERMINAR O TEU GEMIDO E O TEU CATIVEIRO.
- Isaías 35:10 Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

SEXTA NOTICIA: DEUS ENVIOU JESUS AO MUNDO PARA LIBERTAR OS CATIVOS
- Isaías 61.11 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;

SETIMA NOTÍCIA: SERÁ ESCRITA HOJE AINDA A TUA LIBERTAÇÃO:
- Salmo 102.18 Escreva-se isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor.19 Pois olhou do alto do seu santuário; dos céus olhou o Senhor para a terra, 20 para ouvir o gemido dos cativos, para libertar os sentenciados à morte


GezielGomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário