30 setembro 2016

NÃO DESISTA (I Samuel 30:1-26)

- Quantos de nós já passamos por situações de extrema angústia. Momentos de dificuldades que fogem da nossa vontade e controle? Passamos por desertos, noites escuras que nunca amanhece, tenho certeza de que você que está lendo esta mensagem também necessita da mão de Deus e da Sua providência como Davi necessitou, depois de Deus o ter livrado de lutar ao lado dos filisteus contra o povo de Israel, ao chegar em Ziclague a cidade onde morava com sua família e seus companheiros, encontrou-a destruída e todas as mulheres e crianças haviam sido levadas cativas pelo inimigo. 
- Diante desta situação de desespero o que fez Davi? Vamos ver três atitudes de Davi que mudou esta situação:

1- vers.6- Se reanimou no Senhor Seu Deus:
- Buscou forças em Deus, tanto espiritual como física, pois acabara de chegar de uma viagem e ele entendeu que não adiantava tomar nenhuma atitude estando fraco, cansado e desanimado.
- Davi sabia que nos momentos díficeis, Deus estava com ele e poderia fortalece-lo pois "em tempos de aflição devemos ir ao altar de Deus"

2-vers.8- Consultou ao Senhor no que devia fazer:
- Não tomou nenhuma atitude precipitada, pois o servo consulta o Seu Senhor. Davi confiava plenamente em Deus, mesmo diante daquela situação tão ameaçadora.
- Quantas vezes nos sentimos sem direção, perguntamos"será que estou no caminho certo?", diante das dúvidas consulte ao Senhor e Ele lhe mostrará o caminho certo.

3-ver.10- Não desistiu diante dos obstáculos:
- Mesmo com poucos homens continuou, pois a sua força estava em Deus.
- Quantas pessoas param no caminho e te deixam só, tem um ditado que diz assim:"tem amigo que é igual a uma andorinha, está com você no verão, mas no inverno voa para outro lugar", mas Deus não te deixa, mesmo com os ventos contrários Davi continuou.
- Jesus vê a tua dificuldade, como também vai de encontro a ela e te ajuda a passar por cima dela" Agindo Deus quem impedirá?". Não desista dos seus sonhos.
- Diante dessas atitudis de Davi, o Senhor o abençou: 
1- Mandou ajuda (11 e 16) e os guiou. Quando a gente acha que não vai conseguir, Deus vem e nos abençoa, nos socorre, nos dá alento e vem ao nosso encontro.

2-Deus lhe concede vitória(17).
- "Não há mal que não passe, e não há bem que não chegue", tudo passa e a vitória sempre chega, " o choro pode durar uma noite, mas pela manhã vem a alegria"

3- Deus devolveu tudo e muito mais (19,20e 26) 
- Davi pode até repartir com os outros o despojo e com os que ficaram pra trás(24 e 26) e também para os anciãos que o acolheram enquanto fugia nos tempos atrás.
- O Senhor há de devolver tudo, os sonhos que se perdeu no caminho,creia nisso.

Conclusão:
- Não desista, continue com a missão que Deus escolheu pra você. Lembre-se no seu ministério, na sua vida sempre haverá:
- Momentos de triteza, mas também de alegrias
- Momentos de escuridão, mas também de claridade
- Momentos de escassez, mas também de abundância
- Momentos de choro, mas também de riso
- Momentos de tempestade, mas também de bonança
- Confie no Senhor Teu Deus, não desista jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário