17 junho 2016

DICAS PARA CASAIS

- Estas dicas aprendi ao longo da minha caminhada cristã, tanto lendo a Bíblia, livros, ouvindo pregações, aconselhamentos com pessoas mais maduras ou vivenciando mesmo. 
- Não se trata de um manual exaustivo, mas algumas breves dicas que achei importante compartilhar, retenha o que for bom pra você.

1 –Busque a Deus em primeiro lugar 
- Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam. Devemos buscar o Senhor em primeiro lugar sempre.
- É muito importante orarmos um pelo outro, pedirmos sabedoria a Deus, cultivarmos o hábito de fazer devocionais juntos, ler livros edificantes, estar firme em uma igreja local cultuando ao Senhor, ter amizades com pessoas sábias que possam ajudar no aconselhamento.
- Ou seja, devemos nos aproximar do que nos aproxima de Deus e nos afastar do que nos afasta dele. 

2 – Até as dificuldades do relacionamento cooperam para o nosso bem.
- Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Até mesmo as dificuldades que enfrentamos nos relacionamentos servem para que sejamos tratados, aperfeiçoados em paciência, amor, bondade, domínio próprio, etc.
- Encare as dificuldades como uma oportunidade de amadurecimento e crescimento em Cristo.

3 – Procure a Paz
Se depender de nós devemos ter paz com todos. Existem coisas que podemos relevar, o amor encobre uma multidão de pecados. Claro que não devemos ficar omissos ou deixar passar tudo, porém, existe uma forma certa e momento certo para críticas construtivas e existem coisas que podemos relevar.

4 – Comunicar-se é essencial
- A vida e a morte estão no poder da língua. Devemos ter sabedoria no falar e no calar. Devemos buscar uma comunicação saudável com nosso cônjuge.
- Evitar ironias, palavras grosseiras e desrespeitosas, o silêncio para frustrar o outro, evitar falar palavras que podemos nos arrepender depois, pois muitas vezes palavras insensatas causam feridas na alma.
- Procure meios para melhorar a forma de se comunicar eficazmente e de se policiar nas palavras.

5 – Nos momentos de dificuldades não pense em desistir, mas naquilo que te traz esperança.
- Existem casais que estão bem durante a semana, porém quando tem uma briga esquecem totalmente de tudo aquilo que construíram, esquecem os momentos bons e só conseguem focalizar nas coisas ruins do outro, generalizando o relacionamento, dizendo: “nós nunca estamos bem”, “ele não presta”, etc.
- Dificuldades acontecem porém nesses momentos devemos lembrar da aliança que fizemos com Deus e com nosso cônjuge e não pensarmos em divórcio em cada briga. Lembre-se dos votos, dos momentos bons e sempre lute por sua família.

6 – Não traga de volta problemas já resolvidos.
- Aquele que traz à tona um problema já resolvido separa os melhores amigos. Quando já houve o arrependimento e o perdão o problema está resolvido. 
- Trazer de volta à tona um problema que já foi resolvido é como abrir novamente uma ferida que já estava cicatrizada, fazer isso é caminhar para um ciclo de brigas.
- Se você perdoou de verdade, dê um ponto final na questão.

7 – Você tem uma pessoa para amar. Mesmo se aparecem pessoas mais bonitas ou legais, não são a sua.
- Nosso relacionamento não pode se fundamentar em beleza ou na conversa. Pois saiba que sempre vai aparecer alguém mais bonito ou mais legal que o seu cônjuge. Porém, não devemos ter olhos para outras pessoas, devemos pensar: este (a) é o meu.
- Foi com esta pessoa que eu me casei. Não importa se a aparecer um Brad Pitt ou uma Angelina Jolie dentre minha roda de amigos, eu preciso aprender a ter como o meu referencial de beleza o meu cônjuge e saber que só tenho uma pessoa para desejar.

8 – Reconheça seus erros e esteja aberto para o perdão
- Quando Adão pecou, colocou a culpa em sua esposa e indiretamente no Senhor. Dizendo: “a mulher que tu me deste”, este não foi um bom exemplo a ser seguido.
- Devemos ter capacidade de assumir nossos erros, reconhecer nossas falhas e com humildade dizer “Eu errei, falhei, me perdoe”. 
- E também estar abertos para perdoar quando o outro fizer o mesmo, de outro modo como faríamos a oração do Pai nosso que diz: “perdoa as nossas ofensas como nós perdoamos.”?

10 – Invista em atitudes amorosas
- Palavras de incentivo, elogios, presentes, passar tempo com a outra pessoa, carinho,atenção, atitudes que o outro gostaria que você fizesse, surpresas, passeios, jantar romântico, declarações de amor... essas coisas fortalecem o relacionamento. 
- Certa vez vi uma ilustração que dizia que os relacionamentos são como uma conta bancária que podemos fazer depósitos e retiradas, cada briga, grosseria é uma retirada e se brigar muito a conta fica no vermelho e cada atitude de amor um depósito. Então deposite bastante neste banco do amor.

11 - Valorize a integridade do seu cônjuge
- Evite falar mal do seu cônjuge em público, ou até mesmo em conversas comuns com outras pessoas.
- Os problemas ou defeitos do outro não precisam ser divulgados aos quatro cantos. A medida do possível zele pela integridade do seu cônjuge. Tenham respeito um pelo outro.

Espero que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma. Deus os abençoe grandemente. Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário