22 março 2016

O BOM SAMARITANO (Lucas 10.25-37)


– Se alguém aqui se sente roubado pelo pecado, pode também ser socorrido por Cristo.
a) Considerar o ensino por parábolas – mas este incidente é parábola ou história?
b) Se for histórico, mostra a importância de estudarmos os incidentes da vida para aprendermos liçãoes espirituais
c) Jesus achou melhor ensinar por meio de um incidente do que por um argumento
d) O caso pode ter uma importante aplicação para nós mesmos

I. A VIAGEM
a) Os pontos; partida e destino
b) O motivo; negócios, amizade ou distração
c) O sentido; uma descida

II. O ROUBO
- Os ladrões (que podemos comparar com os poderes do mal que nos perseguem) privaram o viajante de:
a) Seus bens com que tinha saído de Jerusalém (inocência, um bom nome, a alegria da vida, a paz da consciência, uma esperança para o futuro)
b) Suas forças para poder seguir adiante
c) A metade da sua vida
- Notemos certas circunstâncias favoráveis. O viajante compreendia seu perigo, reconhecia sua incapacidade, esperava um salvador 

III. A SALVAÇÃO
1. O sacerdote e o levita puderam verificar seu estado, mas não o aliviaram. Eles passaram ali “por acaso”, mas o samaritano não.
2. O Samaritano
a) Viu
b) Teve compaixão
c) Aproximou-se
d) Tratou
e) Carregou
f) Pagou a estadia
g) Cuidou dele
3. O homem saiu só, mas segui acompanhado. O homem saiu a pé, mas segui montado. O homem saiu sem proteção, mas seguiu protegido.
4. O samaritano tratou de sustentá-lo ainda depois de salvá-lo

CONCLUSÃO
a) Podemos nós, achar, em nossa experiência, alguma coisa que é comparável com o caso relatado na parábola?
b) Podemos imaginar o reconhecimento do homem salvo, e compará-lo com o nosso?
c) Podemos entender que ele teria um ardente desejo de servir seu Salvador.

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