05 outubro 2015

AS 8 CAPAS DA BÍBLIA

- O povo judeu usava uma capa (manto), sobre suas vestimentas (no nosso tempo hoje é, sobretudo o paletó). 
- Mas a capa não era simplesmente para a beleza, para o Judeu ela tinha um grande simbolismo. A capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade.
- A capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade.
- Ex.: a capa de um mendigo (morador de rua ou sem-abrigo, pedidor de esmolas) era diferente de todas as outras capas, quem usava esse tipo de capa, todos já sabiam que ele era mendigo. Diferente das pessoas da classe alta, que usavam capas de linho fino. 
- A Bíblia relata de algumas capas que eram usadas na época antiga, e que tem para nós grandes ensinamentos. 

1°A CAPA DO TEMOR Gênesis 9.21-27. 

2° CAPA DE ACÃ CAPA DO PECADO OCULTO Josué 7.20.21:

3°Capa da hipocrisia 1 Reis. 14.2,6 

4° CAPA DE ELIAS A CAPA DE AUTORIDADE DE PODER E DE MILAGRES VER 2 Reis 2:9-14.

5° A CAPA DO CEGO BARTIMEU A CAPA DA VIRADA Marcos 10:50-51.

6° A Capa de Paulo- Capa do conhecimento da proteção 2° Timóteo. 4.13-21.

7° A CAPA DO LIVRAMENTO: Atos 12.8: 

8° A CAPA DA HUMILHAÇÃO: 

A CAPA MAIS IMPORTANTE: Mateus 27.31 E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.

Conclusão: 
- A capa que o mundo oferece ao homem não consegue satisfazê-lo completamente, pelo contrário traz angústia, tristeza, decepção e morte.

PrSidneiAlves

13 comentários:

  1. Agradeço pelo conteúdo do estudo muito esclarecedor.hoje à tarde o Espírito Santo me tocou a cerca de capa e me veio logo a passagem do cego Bartimeu,e fui pesquisar sobre capa nos tempos bíblico e encontrei esse estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magnífico o estudo e os esclarecimentos, também fui procurar testo onde fala sobre capa ou manto,p/preparar um sermão,então fui fui no filho de timeu,e depois em Elias depois Google e encontrei esse estudo obrigado.

      Excluir
  2. Muito bom gostei de estudar manda mais detalhe obrigado que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Amém que Deus venha ter usa cada vez mais 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  4. Quanto Ensinamento, obrigado irmão por tanto carinho e dedicação, e, principalmente por compartilhar conosco.
    Que o Senhor te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  5. Achei maravilhoso esse estudo é enriqueceu o meu conhecimento Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. AMEI,OS DETALHES SOBRE O ESTUDO DA CAPA , ESTOU ESTUDANDO TEOLOGIA, SEMANA ANTES DE ESCOLHER ESTE TEMA QUE FALA DA CAPA DE ELIAS ENTREGUE A ELIZEU MEU PROFESSOR DE TEOLOGIA , DEU UMA EXPLICAÇÃO LIGEIRA QUE ADOÇOU-ME O INTERESSE EM PESQUISAR MAIS, ENTÃO, PREFERI OS DETALHES , AGRADECIDO ME SINTO E ESTAREI MELHOR PREPARADO NESTA MATÉRIA, MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. Muito eficaz , ótimas explicações, boas referências , é impossível não entender cada detalhe , Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  8. Estudo maravilhoso,Deus nos abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Como me foi util este estudo pois meditando na palavra atos 12 8 o espírito me impulsionou a estudar sobre a capa obrigado

    ResponderExcluir