12 fevereiro 2015

O JUSTO SOFRE

O crente deve permanecer alegre quando estiver passando alguma tribulação ou sofrimento, pois a Bíblia diz que as tribulações produzem a paciência, e a paciência, a perseverança. Além disso, Jesus prometeu estar na companhia do crente todos os dias, até a consumação dos séculos.

SOFRIMENTO É:
Dor física ou moral. Angústia, aflição, amargura, infortúnio, tormento, padecimento. 

I. EXISTEM PELO MENOS QUATRO MOTIVOS QUE EXPLICAM O SOFRIMENTO DO JUSTO:
1 — O justo sofre porque não é deste mundo
Mundo, em João 15.18, significa o sistema, O crente não compactua com o sistema mundano. O seu estilo de vida e a sua maneira de viver contrariam o mundo. Por isso, o mundo o aborrece e faz com que ele sofra.
2 - O justo sofre porque o servo não é maior do que o seu Senhor
Se o Senhor sofre, então o servo tem de sofrer, porque eles estão juntos (Mateus 1024).
3 – O justo sofre por causa do nome de Cristo
O Diabo odeia quando o nome de Cristo é proclamado e o cristão defende o cristianismo. A Igreja padece as aflições, porém não se envergonha do evangelho, antes glorifica o nome do Senhor (1 Pedro 4.16).

II. RAZÕES PELAS QUAIS DEUS PERMITE O SOFRIMENTO DO JUSTO:
1 — O sofrimento produz um profundo relacionamento com Deus
A perseguição contra os apóstolos Pedro e João, em Atos 4, motivou os fiéis a orarem (Atos 4.24-31; 12.1-5). Manassés, o rei de Israel, orou muito ao Senhor, após ser levado cativo pelo exército da Assíria e jogado no calabouço (2Crônicas 33.11-13).
2 — O sofrimento produz santidade
Quando o crente passa pelo sofrimento, ele se humilha. Ë por meio do sofrimento que ele se conhece melhor e quebranta o coração (2 Crônicas 20.1-5).
3 — O sofrimento produz crescimento espiritual
Por meio do sofrimento, o crente cresce espiritualmente na esperança das promessas de Deus (Romanos 5.3-5).
4 — O sofrimento produz autoridade espiritual
O sofrimento não enfraquece o crente. Em Atos, os discípulos foram apedrejados, açoitados e presos, porém continuaram a pregar o Evangelho (Atos 17.6; 19.11-12; 2 Coríntios 12.10).
5 — O sofrimento produz unidade cristã
Quando o sofrimento acontece em forma de perseguição, quando a Igreja é perseguida em nome de Cristo, os fiéis ajudam-se mutuamente (2 Coríntios 8.1-4).

III. OUTROS MOTIVOS PARA OS SOFRIMENTOS DO JUSTO:
1 — O sofrimento corrige as áreas vulneráveis
Quando o crente passa pelo sofrimento, deixa de preocupar-se com a vida dos outros e começa a fazer urna análise introspectiva. Ele procura razões que justifiquem seu sofrimento e lembra-se de algumas áreas fragilizadas de sua vida (Neemias 1.4,7; Daniel 9.3,5,8,20,21)
2 — O sofrimento leva à conquista de vitória
O próprio Cristo, antes de entrar na Sua glória, primeiro teve de padecer (Lucas 24.26; Filipenses 2.5-11).
3 — No sofrimento, os mistérios de Deus são revelados
O apóstolo Paulo escreveu na prisão uma das cartas mais fantásticas aos Filipenses (Filipenses 1.12-14). João recebeu a revel ação magnífica do Apocalipse na ilha de Patmos (Apocalipse 1.1-3). Estevão viu a Glória de Deus enquanto era apedrejado (Atos 7.55-60).

IV. SEGREDOS PARA SE TORNAR UMA PESSOA ALEGRE EM MEIO AO SOFRIMENTO:
1 — Ser cheio do Espírito Santo
Quando Paulo e Barnabé estavam em Antioquia conquistando os gentios para o Evangelho, os judeus incitaram as mulheres honestas para os difamarem, mas estes apóstolos não se intimidaram porque estavam cheios do Espírito Santo (Atos 13.49-52).
2— Terá graça de Deus
Em meio ao sofrimento, o Senhor enche o crente de gozo e alegria, e renova as suas forças. Esta é a graça de Deus operando em sua vida. Sem ela será impossível ter alegria no sofrimento (Romanos 12.12; 2 Coríntios 12.7).
3 — Ser cheio de fé e esperança
Paulo era um homem que tinha alegria no sofrimento porque estava sempre cheio de fé e esperança (Romanos 8.35-39; 2 Timóteo 1.12; 2.11-13; 4.6-7; 1 Pedro 4.13; 5.10,11; 1 João 3.2).

V. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O SOFRIMENTO:
O crente deve certificar-se de que:
1 — Existe algo maior que o seu problema (2 Coríntios 4.16-18);
2 — O sofrimento é leve (2 Coríntios 4.1 7);
3 — O sofrimento é momentâneo (2 Coríntios 4.8-9);
4 — O sofrimento produz um peso de glória (2 coríntios 4.1 7.);
5 — O sofrimento deve ser visto deforma transcendental (Romanos 8.18).

CONCLUSÃO
Nesta vida, não é somente o justo que sofre. Todos os homens passam algum tipo de sofrimento devido à falta de sabedoria, negligência ou por causa de alguma decisão precipitada (Provérbios 26.17; Lamentações 3.39). Existem muitos outros motivos que causam o sofrimento, mas eles acontecem somente sob a vontade permissiva de Deus. 

Fonte: Livro - Pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor: Pastor Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário