20 abril 2014

AS MARCAS DO CRISTÃO (Gálatas 6.1-10)

- "MARCA" = "Aquilo que caracteriza, carimbo, distintivo, sinal."
- Mais importante que isto, marcas não são postas de uma hora para outra, elas vão sendo adquiridas ao longo da vida. – (Como em II Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.)
- Muitas vezes as pessoas pensam que toda a mudança na vida de um crente tem que ocorrer imediatamente após sua conversão, mas nem tudo é assim à imediatamente.
- Muitas coisas em nós precisam ser construídas por Deus e na nossa vida: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:6)
- Há coisas, porém, que não podem fazer parte da vida de um crente e são transformadas imediatamente após a conversão
- Nesta epístola o Apóstolo Paulo, evidencia o poder regenerador e transformador do evangelho de Cristo. Muito mais do que marcas físicas, como resultado dos açoites e das torturas sofridos por ele, Paulo destaca as verdadeiras marcas do cristão, qual sejam, as marcas espirituais.
- Começaremos com três marcas principais: MANSIDÃO, COOPERAÇÃO e HUMILDADE.

1) MANSIDÃO.  (v. 1)
- Ser Manso = "índole pacífica, ternura, sereno" - Ref. Tiago 3.13 (Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.)
- O cristão deve ser manso
- O terrorista islâmico não é manso
- O judeu não é manso por natureza
- Mas Jesus quando veio, mudou esta concepção
- Ele nos apresenta um Deus bondoso, amoroso e humilde (Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas – Mt. 11:29)
- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mt. 5:5)
- “os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor, e os pobres dentre os homens se alegrarão no santo de Israel.” (Isaías 29:19)

2) ESPÍRITO DE AJUDA – COOPERAÇÃO. (v. 2)
- Qual é a lei de Cristo? - Ref. Marcos 12.29-31 (Marcos 12:29-31 à “Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.”)

3) ESPÍRITO DE HUMILDADE. (vs. 3, 4)
- 2 Co 3.5 – “não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” - O segredo da nossa conduta é: MODERAÇÃO & RECONHECIMENTO.
- Nunca pensar que somos mais que os outros por nenhum motivo
- Nem que nossa igreja é melhor, nem que nossa doutrina é melhor, nem que nós somos melhores
- Humildade: Todos os grandes homens de Deus do passado tinham esta virtude
- Aprenderam com Pedro: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pe. 5:5)
- ENTÃO à Como praticar a fé cristã no seu dia-a-dia???
"Por causa da bondade de Deus, digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu" (Rm 12.3).
1. Não desenvolva a VAIDADE.
2. Evite a PREPOTÊNCIA.
3. Busque a SINCERIDADE.
- As "marcas" definem o perfil da personalidade de uma pessoa. Somos identificados e reconhecidos pela nossa maneira de SER e AGIR.
- No cristão, as suas "marcas espirituais" caracterizam a relevância do seu encontro com Cristo.

Sidinei Egon Simon

Nenhum comentário:

Postar um comentário