25 abril 2013

O DEVER DO CRISTÃO (Josué 1.8)

O compromisso pessoal do cristão em relação a Bíblia resume-se em três passos. 


I - ANUNCIAR - (Rm 1:16) 
É ter certeza que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Anunciar a Palavra é transformar o mundo para o estabelecimento do Reino de Deus. Como cristãos somos agentes detransformação da humanidade pela proclamação da Palavra. O cristão não deve reter para si a verdade que liberta (Jo 8:32). Como ouvirão se não há quem pregue (Rm 10:14).

A ordem é: Ide e pregai (Mt 28:19-20; Mc 16:15). O cristão é missionário onde se encontra (At 1:8). 
Anunciar Jesus Cristo ao mundo, conhecendo-O e tornando-O conhecido. 
Anunciar a Palavra de Deus é o compromisso do cristão. 


II - MEDITAR - (Sl 1:2) 

A segunda atitude é demonstrar comprometimento com o que cremos. Meditação é o processo espiritual e mental de se dirigir os textos bíblicos. Tornar parte ativa no viver das pessoas. Não significa refletir sobre nossos pensamentos, mas tomar os pensamentos de Deus (Ez 3:1-3; Ap 10:9-10). O justo tem prazer na Lei do Senhor (Sl 1:2). A meditação deve fazer parte da vida diária do cristão. Deus aperfeiçoa o cristão com a Sua Palavra, por meio do Espírito Santo. Deus nos fala pela meditação, ensina e aperfeiçoa quanto a fé, o perdão, a submissão, a renúncia, o amor próprio, o amor, etc. Deus opera em nossa maneira de pensar (Rm 12:2). É importante preparar um horário para a meditação (Sl 119:97). 


III - PRATICAR - (Tg 1:22) 
Esta deve ser a nossa intenção. Aplicar em nossa vida diária o que aprendemos na Bíblia. As vezes somos negligentes. Falamos mais em futebol, novelas, cinema, do que da Palavra de Deus. Há necessidade de vivenciar um cristianismo autêntico e não apenas de palavras, mas de gestos e atitudes que glorifiquem a Deus. Boas obras não salvam, mas a fé sem obras e morta (Tg 2:17). Oração sem vida é vã. Palavra de Deus sem obediência perde o valor. Jesus mostrou sua fé junto com suas obras (Lc 7:18-22). Praticar é saber perdoar, estender a mão. Proclamar Jesus com Senhor e Salvador (Rm 10:9-10). 


CONCLUSÃO 
O compromisso do cristão é: Fazer a vontade de Deus; ouvir a Sua voz.; e Praticar o que Ele manda. 
O nosso compromisso com a Palavra de Deus é: ANUNCIÁ-LA; 
MEDITAR em seus ensinamentos; e por em PRÁTICA tudo o que aprendemos.- A partir dessa experiência, poderemos desfrutar o máximo da Palavra do Senhor, a Bíblia.


Charles Finney

Nenhum comentário:

Postar um comentário