01 dezembro 2010

O FILHO PRÓDIGO

“A parábola do filho pródigo”, me parece ser melhor chamar essa parábola de “A parábola do irmão mais velho”.

- O texto nos diz que o filho mais moço desse pai reivindicou e recebeu sua parte na herança e foi para uma terra distante, gastando tudo que tinha numa vida profana. Mais tarde quando seu dinheiro acabou, passou a enfrentar necessidades, procurou um habitante daquela cidade pedindo emprego, e foi então trabalhar de guardador de porcos.
- Sua situação ficou tão ruim que desejou até comer com os porcos, num estado deplorável, arrependeu-se de suas atitudes e decidiu voltar para casa de seu pai.
- Na continuação da história, o texto fala que ao retornar, seu pai o avistou de longe, e correndo ao seu encontro, o abraçou e o beijou, deu a ele roupas novas, colocou-lhe um anel no dedo, calçou os pés com sandálias novas, e ainda de quebra organizou uma festa para comemorar e oficializar o seu retorno.

- Como somos parecidos com esse filho caçula. Em Adão, decidimos andar longe de Deus, e durante muito tempo, nos misturamos a sujeira desse mundo. Mas graças a Deus que nos convenceu do pecado e nos resgatou para sua maravilhosa luz.

- A respeito do pai amoroso, cada uma das atitudes desse homem, nos fazem perceber o amor do Pai:

1. Um abraço – Isso fala de uma boa recepção, o pai estava com saudades.

2. Um beijo - Atitude de perdão - O ósculo santo, prática comum entre judeus, é uma das primeiras atitudes de liberação de perdão.

3. Uma Roupa nova – Fala de Purificação e nova vida.

4. Um Anel - Nova posição, honra.

5. Uma Sandália - Novo andar, um caminho novo a seguir.

6. Uma festa – Alegria abundante que precisa ser compartilhada.
- Essa é a expressão de amor de um pai que ama o filho e anseia pelo seu retorno. Esse é o coração de Deus quando vê o pecador arrependido voltar para casa, voltar para os seus braços. Assim foi conosco!
- Estávamos longe do Pai, desviados de seu propósito original, perdidos em uma terra distante da casa do Pai. Ainda assim, como vimos na parábola um pai ansioso pelo retorno do filho, Deus também estava ansioso pelo seu retorno.
- Quando então decidimos voltar para os braços do Pai, lá estava ele, nos avistando de longe, pronto para nos amparar e nos fazer participar de um banquete, ALELUIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário