10 março 2009

SETE COISAS QUE DEUS ABOMINA...


- Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina: (17) olhos altivos, Língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; (18) coração que maquina projetos Iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; (19) testemunha falsa que profere Mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

- Este estudo há de servir como alerta para nós.
- Não incorramos em praticar qualquer destas coisas tão abomináveis para o nosso Deus.
- Lembremos de Pv 15:3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.
- Há uma promessa no livro de Provérbios que quero lembrar com os irmãos, antes de estudarmos o que O aborrece: Pv 16:7 “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele”.

1o. Deus abomina/detesta OLHOS ALTIVOS (blh: o olhar orgulhoso)
- Como os olhos são as janelas da alma, eles transmitem o que está em nossos corações.
- Um coração cheio de arrogância, prepotência e soberba se mostrará no tipo de olhar da pessoa.
- Há alguns textos nos Evangelhos que contam dos olhares de Jesus, de como Ele transparecia seus sentimentos pelo olhar:
Mc 10:21 “E Jesus, olhando para ele, o amou, e lhe disse: uma coisa te falta...” (ao jovem rico);
Mc 3:5 “E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e lhe foi restabelecida.” (na sinagora, onde as pessoas o observavam para ver se “pecaria” curando um homem num sábado).
- Pv 21:4 “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado”.
- Pv 30:12 e 13 “Há gente que é pura aos seus próprios olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima.”
- Pv 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”

2o. Deus abomina/detesta LINGUA MENTIROSA
- Quando pensamos em mentira, automaticamente lembramos do “pai da mentira”, Satanás.
- Foi o próprio Jesus que assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).
- Há diversos provérbios que alertam para os malefícios da mentira, do mexerico e da difamação:
Pv 18:8 “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas”.
Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua...”
Pv 16:27 “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente”.
Pv 20:19 “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”.
Pv 21:6 “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte”.
Pv 21:23 “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma”.
Pv 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”.

3o. Deus abomina/detesta MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
- O Senhor detesta a violência, o homicídio.
- O primeiro homicídio relatado na Bíblia foi o de Abel, em Gn 4:8-10: “Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim deste a terra”.
- O espírito de violência está disseminado pelo mundo.
- Numa rápida olhada pelo jornal deste sábado vi diversos relatos de violência: no Maranhão, já são 21 meninos e adolescentes assassinados desde 1991 com os mesmos requintes de perversidade, sendo que nestes últimos dias foram 2 casos; no interior do Estado um adolescente de 16 anos assassinou um ex ministro e sua esposa, idosos, porque o homem se recusou a emprestar o carro para ele, que era filho do caseiro da fazenda; há um relato de um filho que matou o pai numa briga e diversos outros.
- A violência está banalizada.

4o. Deus abomina/detesta CORAÇÃO QUE MAQUINA PROJETOS INÍQUOS
- No caso de Caim, o Senhor o advertiu de que seu coração estava contaminado pela maquinação do mal (“se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar” Gn 4:7).
- Tiago explica o processo do pecado: Tg 1:13 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. (14) Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupscência; (15) então a concupscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado sendo consumado, gera a morte”.
- Em Pv 6:12 a 15, a Palavra de Deus descreve o “homem vil e iníquo”: “anda com a perversidade na boca, (13) pisca os olhos, faz sinais com os pés, e acena com os dedos; (14) perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. (15) Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado sem que haja cura”.
- Pv 11:20 “Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite”.

5o. Deus abomina/detesta PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL
- É preciso pedir a Deus, sempre, sabedoria. Precipitações, impaciência, ingenuidade, fraqueza, tentações, ciladas do Maligno... bem podem nos levar a “correr para o mal”.
- A Bíblia tem um alerta para nós: Pv 19:2 “Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho”.
- Por isso temos a necessidade dos conselheiros: Pv 15:22 “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem”.

6o. Deus abomina/detesta TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS
- Em Atos 6 temos o relato de como Estevão teve que enfrentar acusações de falsas testemunhas: “e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu” (At 6:13 e 14).
- No julgamento de Jesus os judeus do Sinédrio usaram o mesmo precedente contra o Senhor (Mt 26:59ss).
- Talvez o caso de falsas testemunhas mais escandaloso de todos os tempos se encontre em Mateus 28:11-15, no caso do suborno dos guardas do sepulcro de Jesus, para que testemunhassem uma versão mentirosa, do roubo do corpo enquanto eles dormiram.
- Pv 19:5 “A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará” (no verso 9 esta palavra é repetida!).

7o. Deus abomina/detesta O QUE SEMEIA CONTENTA ENTRE IRMÃOS
- O homem vil e perverso de Pv 16:27-30 : “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente. (28) O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos. (29) O homem violento alicia o seu vizinho e guia-o por um caminho que não é bom. (30) Quando fecha os olhos fá-lo para maquinar perversidades; quando morde os lábios, efetua o mal”.
- Pv. 26:20 “Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda. (21) Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. (25) Quando te suplicar com a voz suave, não o creias; porque sete abominações há no seu coração. (26) Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia”.
Pv 17:9 “O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afasta amigos íntimos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário