16 agosto 2018

UMA VIDA DE VITÓRIAS (2 Crônicas 21.20)

Ninguém lamentou pela morte de Jeorão. Como pode, alguém viver quarenta anos nesta terra, sendo rei de uma nação e terminar sua vida assim?
- A Bíblia aponta para pelo menos quatro erros de Jeorão, que servem de alertas para nós.

1º. ERRO - O Rei Jeorão abandonou o Senhor, o Deus de seus antepassados. Ler: (2 Crônicas 21:10)
- Esta é a pior escolha que alguém pode fazer em sua vida, abandonar o Senhor.
- Pior ainda que, conforme o verso 11, o rei de Judá ainda influenciou muitas pessoas a deixarem a fé em Deus e a servirem a falsos deuses.
- Uma vida de vitorias começa com a decisão de apegar-se a Deus.

2º. ERRO - O rei Jeorão desprezou a Palavra de Deus. Ler: (2 Crônicas 2:12).
- O maior profeta de Israel naquele tempo era Elias, que vivia no reino do norte (Israel havia se dividido após a morte do rei Salomão, entre Judá (Sul) e Israel (Norte).
- Elias enviou uma carta ao rei de Judá, com uma palavra direta de Deus chamando o rei ao arrependimento e à mudança de vida.
- A atitude do rei Jeorão foi de ignorar completamente a mensagem do Senhor.
- A Bíblia ensina que para ser abençoado, o homem deve conhecer e praticar as Escrituras.
- O Salmo 1.2-3, afirma: A sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera.
- Você quer prosperar em tudo o que fizer? Então é preciso apegar-se a Deus e à Palavra do Senhor.

3º. ERRO – O rei Jeorão odiou seus irmãos e os matou. Ler (2 Crônicas 21:4)
- Não houve uma razão para a malignidade praticada pelo rei Jeorão.
- Ele simplesmente matou seus seis irmãos, provavelmente, para ficar com os bens que seu pai havia repartido.
- Quem quer ser abençoado pelo Senhor precisa amar seus irmãos e servi-los.
- O Salmo 133.1 diz: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! 
- Este Salmo nos ensina que quando nos unimos aos nossos irmãos o Senhor se agrada e concede bênçãos específicas (vide v. 3).
- Com base em I Coríntios 11.30, entendemos que as contendas entre irmãos são capazes de reter bênçãos e atrair doenças e dores.
- Uma vida abençoadora depende da sua disposição em ser amável para com seus irmãos em Cristo.

4º. ERRO – O rei Jeorão constituiu um péssimo casamento. Ler: (2 Crônicas 21:6).
- A mulher com quem o rei Jeorão casou-se, Atalia, era filha de Acabe e Jezabel, reis do reino do norte.
- Jezabel era uma adoradora de um deus chamado Baal e perseguia os profetas do Senhor. Atalia, certamente, influenciou rei Jeorão para o mal.
- Por isso uma série de tragédias incorreram sobre a família do rei Jeorão (vs. 9, 10, 16 e 18). 
- Até seus filhos foram raptados e levados como escravos.
- Uma doença terrível o assolou, levando-o a morte.
- A Bíblia afirma que não fosse a promessa que Deus fizera ao rei Davi, nenhum filho de Jeorão teria sobrevivido.
- Para que sua vida seja uma bênção você deve servir ao Senhor com sua família. Se ainda não se casou, sua meta deve ser a de unir-se a um cônjuge cristão e de Deus. Se já tem uma família, deve ser de ganhar sua casa para o Senhor. Ler: Atos 16:31; Josué 24:15

Conclusão:
- Todos temos a chance de construirmos uma história de vida com Deus, uma vida pautada em vitórias.
- Fazendo as escolhas corretas, dando os passos certos, deixaremos um legado de bênçãos nas vidas de muitas pessoas, a começar por nossos filhos e discípulos.
- Apegue-se ao Senhor, à Sua Palavra, ame seus irmãos e sirva a Deus com sua família.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário