16 agosto 2018

LUTE PELA SUA FAMILIA (Marcos 5.21-24)

- O texto fala da família de um grande líder religioso, chamado Jairo, que está passando uma grande luta na sua família, sua única filha está enferma a beira da morte.
- Jairo era chefe da sinagoga, um líder na comunidade. Jairo era o responsável pelos serviços religiosos. O líder da sinagoga era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade. Vamos aprender que não existe nada demasiadamente difícil para o nosso Deus, o impossível pode acontecer quando Jesus intervém, Jesus ressuscita a filha única de Jairo, demostrando o seu amor pela nossa família.
- Nós estamos em guerra espiritual e precisamos lutar pela nossa família. Existe um adágio popular “A família é uma instituição falida”, mas nós sabemos que isso é uma mentira do diabo. O maior projeto de Deus não é individual é coletivo é para nossa família, no Tempo do diluvio Deus salvou Noé e sua família.
- Paulo disse para o carcereiro: Ver Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
- Eis alguns dos sintomas de degeneração familiar que nos apresentam nesses dias; crises, vícios, desilusões nos casamentos; adultério, divórcios; crianças abandonadas; filhos rebeldes e indiferentes aos pais; brigas constantes entre os casais;
- Em alguns casos a situação tem se agravado, de tal maneira que: Um CAMPO DE BATALHA, onde os membros só se encontram para brigar.
- Como inverter este triste quadro e transformar meu lar em um pedacinho do céu, um endereço de entrega das bênçãos de Deus?
- A família é um projeto divino, nasceu no coração, não é um acidente histórico ou uma necessidade social. 
- Um dia Jesus entrou numa casa e encontrou uma família parecida com esta realidade. O que Ele fez naquele dia?
- O que Ele pode fazer hoje pela sua família?

1. A FILHA DE JAIRO É O SÍMBOLO DE MUITAS FAMÍLIAS QUE ESTÃO ENFERMA.– v.23
a) Doenças que assolam alguns lares: egoísmo, contendas, ressentimentos, ausência de perdão, mágoas, lembranças do passado, infidelidade, – tudo isso está dentro das nossas casas;
b) Lembre-se: o alvo maior de satanás é destruir a família. E o alvo de maior de Deus é restaurar é salvar é abençoar, nem tudo está perdido.
c) Na casa de Jairo, a menina estava muito doente, semi-morta.
d) A pergunta é: Como está a saúde emocional, física e espiritual da nossa família?
f) Há alguma doença afetando a sua esposa, o seu marido, os seus filhos?

2. A SUA FAMÍLIA ESTÁ MORRENDO
- Jairo tinha uma causa urgente para levar a Jesus. Sua filhinha estava à morte. Lucas nos informa que ela era filha única e tinha doze anos (Lc 8.42). Desta maneira a linhagem de Jairo estava-se extinguindo.
- Segundo o costume uma menina judia se convertia em mulher aos doze anos. Todos os outros recursos para salvar sua filha haviam chegado ao fim. Jairo, então, busca a solução em Jesus. O sofrimento muitas vezes pavimenta o nosso caminho para Deus. As aflições tornam-se fontes de bênçãos quando elas nos levam a Jesus.
a) O que morreu na família? Será que estamos contribuindo para esta situação?
b) Algumas coisas morreram na sua família neste ano de 2012? O tempo, a estima, o respeito, diálogo, a esperança, o amor, a fé;
c) Muitas famílias estão de luto;
d) A família está em alvoroço – v. 38 – Há choro e pranto quantas lágrimas (algumas em oculto) em nossas casas;

3. O QUE FEZ JAIRO, O RESPONSÁVEL POR AQUELA CASA?
a) Procurou Jesus – v. 22; Deixou o preconceito, o orgulho de lado venceu a vergonha, por ser o chefe da sinagoga, precisamos entender que o nosso ministério principal é com a nossa família;
b) Ele se Prostrou aos pés de Jesus – v.22; – deixou a vergonha de lado. Jairo se humilhou diante de Jesus. Ele se prostrou. Ele reconheceu que estava diante de alguém maior do que ele, do que sua religião, do que a própria sinagoga. Reconheceu o poder de Jesus. Ele se prostrou e nada exigiu, mas pediu com humildade. John Henry Burn diz que: Não há lugar na terra mais alto do que aos pés de Jesus
c) Suplicou com insistência – v.23 Jairo não apenas suplica a Jesus, mas o faz com insistência. Ele persevera na oração. Ele tem uma causa e não está disposto a desistir dela. Não reivindica seus direitos, mas clama por misericórdia. Ver: (Salmo 50:15 – “invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me gloficarás”.

4. O QUE JESUS FEZ EM FAVOR DESTE LAR?
a) Jesus foi – v. 24 – Jesus está disponível para ir com você em sua casa, para soprar o Espirito de ressurreição e vida.
b) Jesus deu-lhes uma palavra de ânimo – v.36; “Não temas, crê somente”. Era fácil para Jairo crer em Jesus enquanto sua filha estava viva, mas agora a desesperança bateu à porta do seu coração. Quando as circunstâncias fogem do nosso controle, também somos levados a desistir de crer.
c) Jesus tomou a menina (situação) pela mão – v.41;
d) Jesus restaurou-lhe a vida – v. 42

Conclusão:
- Precisamos entender que segundo as escrituras sagradas Jesus é o mesmo ele não mudou e tudo o que Jesus fez na casa de Jairo, naquele dia, Ele pode fazer hoje na sua família. Jesus trabalha em parceria com o homem a sua parte é lutar pela sua família a parte de Deus é operar o milagre da ressurreição.


Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário