– Provérbio de lenhadores: “Uma árvore é melhor medida quando cai por terra”
– Davi é o único em toda a Escritura a ser chamado de “homem segundo o coração de Deus”
– Cerca de 14 capítulos dedicados à vida de Abraão e José; Jacó 11, Elias 10. Davi? Cerca de 66 capítulos, sem contar 59 referências à sua vida no NT.
– Falar sobre o pano de fundo histórico dos dias de Davi
– 1 Samuel 8.1-9 – Conformidade ao modo de vida dos incrédulos desagrada ao Senhor e indica declínio espiritual.
– Saul foi a escolha dos homens. Falar sobre Saul (de sua ascensão à sua queda).
– Davi foi a escolha de Deus – ver 1 Samuel 13.13-14
QUE TIPO DE PESSOAS DEUS ESCOLHE E USA?
1 Corintios 1.26-29 – O superficial nos impressiona muito mais do que gostaríamos de admitir. Deus escolhe os ninguéns e os transforma em alguém.
I.) QUALIDADES NECESSÁRIAS AOS LÍDERES-SERVOS PROCURADOS PELO SENHOR
– Espiritualidade – Significa ser uma pessoa cuja vida está em harmonia com o Senhor; obediência; coração sensível às coisas de Deus; coração totalmente entregue ao Senhor e à Sua vontade – ver 2 Crônicas 16.9
– Humildade – Enquanto os irmãos de Davi estavam no exército, travando grandes e impressionantes batalhas, o menino estava cuidando fielmente das ovelhas do pai. Deus viu humildade; um coração de servo. O que chama a atenção do coração de Deus não é o temperamento, carisma, eloquência, altura, currículo, mas sim caráter e coração de servo. O Servo é humilde, faz o que lhe mandam, não se rebela, respeita as autoridades, serve fielmente e em silêncio e não se importa com quem recebe a glória.
– Integridade – Salmos 78.71-72. íntegro é o que você é quando ninguém está olhando. Não adianta causar uma boa impressão para as pessoas. Você não pode fingir para o Todo-poderoso. Ele não se impressiona com o exterior, mas concentra-se nas qualidades interiores … aquelas coisas que levam tempo e disciplina para cultivar.
II.) O MÉTODO DIVINO DE TREINAMENTO DOS LÍDERES-SERVOS
– Solidão – Se você não consegue ficar sozinho consigo mesmo, é porque há conflitos profundos e não resolvidos em sua vida íntima. A solidão ajuda-nos a lidar com essas questões.
– Obscuridade – Líderes-servos em potencial são primeiro desconhecidos, invisíveis, não- apreciados e não aplaudidos. Nas exigências implacáveis da obscuridade é construído o caráter. Os que aceitam o silêncio da obscuridade, são melhor qualificados para lidar com o aplauso da popularidade.
– Monotonia – Ser fiel nas tarefas servis, insignificantes, rotineiras, regulares, desinteressantes e diárias da vida. Ex. Moisés no deserto – 40 anos de monotonia!
– Realidade – Golias não era tão espantoso assim. Por quê? Porque Davi estivera matando leões e ursos quando não havia ninguém por perto. Ele já enfrentara a realidade muito antes de deparar-se com Golias (1 Samuel 17.34-35). Não podemos ser pessoas que ficam esperando que Deus faça tudo por nós. Deus não vai confrontar nenhum gigante em nossa vida por nós. Ele nos ajudará a enfrentar, mas quem terá que enfrentar seremos nós mesmos.
CONCLUSÃO: DUAS LIÇÕES DURADOURAS
– É nas pequenas coisas e nos lugares solitários que provamos ser capazes de grandes coisas.
– Quando Deus desenvolve nossas qualidades interiores, Ele jamais tem pressa.
Anotações realizadas com base no livro “Davi: um homem segundo o coração de Deus” de Charles R. Swindoll.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...
Nenhum comentário:
Postar um comentário