- Na sua juventude, Davi tinha sido um pastor de ovelhas
- Para demonstrar o cuidado de Deus sobre a sua vida, Davi traça vários paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar:
1. Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos. "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" - vs 1.
- Um bom pastor jamais deixava faltar água e alimento para suas ovelhas.
- Foi o próprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.
- Tranqüilize seu coração: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)
2. Deus conduz os seus filhos - vs. 2-3.
- Um bom pastor jamais deixava de conduzir suas ovelhas. Sempre à frente, garantia-lhes a segurança.
- O profeta Isaías afirma(58.11): “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”.
- Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida são como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.
- Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima "placa", a próxima orientação. Não sofras: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).
3. Deus protege os seus filhos – vs. 4.
- Um bom pastor jamais deixava de proteger suas ovelhas, lutando contra lobos, ladrões e chacais.
- Mais uma vez, é o profeta Isaías que nos conforta (41.11-14): “Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”.
- O cajado é um instrumento que obriga as ovelhas a irem por onde o pastor quer
- Muitas vezes não compreendemos a direção que Deus quer que a gente ande.
- Mas se estamos sob seu pastoreio, devemos compreender que Ele cuida da gente.
- Se eu for um pouco rebelde, ele terá que usar seu cajado para me trazer de volta
- Não temas: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).
4. Deus mantém com seus filhos uma relação de amizade - vs. 5.
Obs: Esta coisa de preparar uma mesa na presença dos inimigos e ungir a cabeça com óleo, eram partes de um antigo costume que anunciava que ali havia uma aliança, uma forte amizade entre aquelas pessoas.
- Um bom pastor mantinha com suas ovelhas uma relação de confiança e amizade.
- O próprio Deus, na pessoa de Cristo nos diz em João 15.15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”.
- Alegre-se, pois, além de suprir nossas necessidades, nos conduzir e nos proteger, DEUS QUER MANTER CONOSCO UMA RELAÇÃO DE AMIZADE.
5. Deus age com bondade e misericórdia para com seus filhos – vs. 6.
- Em Marcos 5.19, há o registro de um destes momentos em que a misericórdia de Deus se manifesta na vida de um homem: "Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti".
- Regozije-se, pois DEUS SE IMPORTA COM SEUS FILHOS. DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)
- Aleluia! Confiemos e nos alegremos no Senhor.
Ou clique nas propagandas do Blog...
Nenhum comentário:
Postar um comentário