20 julho 2018

O CRISTÃO E O MUNDO (João 17:14-16)

- Na maioria das vezes que a palavra “mundo” aparece na bíblia ela traz o sentido de (sistema de vida das pessoas que não conhecem a Deus e que, portanto, vivem a mercê do inimigo).
- Depois deste, a palavra “mundo” também aparece no sentido de (universo ou mundo físico, o qual foi criado por Deus).
- No nosso texto de referência nós vemos as duas aplicações, quando Cristo diz: “o mundo os odiou” esta falando do mundo “sistema”, quando Ele diz: “Não peço que os tires do mundo” esta falando do mundo “universo, planeta criado por Deus”. Neste estudo abordaremos a relação entre o cristão e o mundo “sistema” ao qual o Senhor disse que nós não mais pertencemos assim como Ele também não pertence. 

1- O mundo está no maligno e é governado por ele (1 João 5:19).
- O inimigo é chamado de “o deus deste século” ( 2 Coríntios 4:4).
- E a bíblia diz que o seu juízo já está determinado (João 12:31). 

2- O seguidor de Cristo é odiado pelo mundo porque não pertence a ele (João 15:19), assim ele deve se considerar aqui um peregrino e forasteiro (1 Pedro 2:11), (Miquéias 2:10).

3- O crente não pode amar o mundo, pois se fizer isto não poderá amar a Deus (1 João 2:15). 
- Para experimentar a perfeita vontade de Deus o crente não pode nem mesmo se conformar com as práticas deste mundo (Romanos 12:2).

4- O Cristão morreu para o mundo através da cruz de Cristo (Gálatas 6:14), (Gálatas 1:4), (2 Coríntios 5:15).

5- O cristão não poderá ter comunhão espiritual com aquele que pertence ao mundo (2 Coríntios 6:14), (Amós 3:3). 
- Nosso relacionamento com os do mundo deve ter o objetivo de trazê-los para Cristo (Mateus 9:11-13).

6- O Cristão poderá identificar aquilo que pertence ao mundo através da presença de pelo menos um dos três aspectos básicos presentes nele: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 João 2:16).

7- O mundo, com o seus prazeres, e os que a ele pertencem são passageiros e transitórios. Os que fazem a vontade de Deus são permanentes (1 João 2:17), (Salmos 1:3-6).

Conclusão:
- O mundo é governado pelo inimigo, por isto somos odiados pelo mundo, mas nós também não amamos o mundo e não nos conformamos com as coisas que são dele.
- Já morremos para o mundo através do sacrifício do nosso Senhor a nosso favor na cruz do calvário, por isto, não podemos mais andar com os que andam no mundo, mas o nosso objetivo é também trazê-los para Cristo.
- A bíblia nos capacita a conhecer aquilo que pertence ao mundo e nós fugimos destas coisas porque sabemos que o mundo passará e que os que estiverem em Cristo permanecerão para sempre.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário