23 junho 2010

PRATICANDO A JUSTIÇA

JUSTIÇA: Virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence.

TENDO FOME E SEDE DE JUSTIÇA
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mateus 5.6 (ara)
- Os que procuram a justiça de Deus recebem aquilo que desejam, e não os que confiam em sua própria justiça. (beg)

ANDANDO EM JUSTIÇA, HÁ RECOMPENSA
- O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira. Provérbios 11. 18 (ara)
- O trabalho do perverso não traz bênção, nem ganho permanente, em contraste com o trabalho do justo, que receberá recompensa duradoura. (ba)

ANDANDO EM JUSTIÇA, DEUS CONFIRMA SUAS PROMESSAS
- Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.
Gênesis 18. 19 (ara) 
- Com a chamada de Abraão, Deus estabeleceu o pai como o responsável na família para ensinar os filhos ?para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo. (bep) 
- As promessas reivindicadas por Abraão, pela fé, devem também ser reivindicadas pelos seus descendentes. O plano de Deus será realizado através da fidelidade do seu povo a aliança de Deus?. (beg)

SEGUINDO SEMPRE A JUSTIÇA
- Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos. Sigam única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Deuteronômio.16. 19 e 20 (nvi).
- Já naquele tempo Deus alertava os juízes, como deviam se comportar ao julgar as causas do povo: com juízo de justiça. É inaceitável e Deus abomina pessoas que se dizem cristãs, subornarem e serem subornadas.

VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇA
- Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça. Efésios 6. 14 (nvi).
- Se refere ao simbolismo do ?peitoral? de uma armadura. ?Está em pauta a própria retidão de Cristo, operada em nosso interior pelo seu Espírito?. Sim, as qualidades morais da retidão estão naturalmente incluídas, porquanto essas qualidades perfazem a justiça que nos vem por intermédio da justificação, quando consideradas em seu conjunto total. (nti).

ENSINANDO A JUSTIÇA A MUITOS
- Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente. Daniel 12. 3 (arc).
- Os sábios, conforme a descrição que deles faz o AT, são os fiéis de Deus. Demonstram sua sabedoria, não somente pela sua maneira de viver, mas também pela influência da sua vida e testemunho, pois levam muitos a uma vida de retidão. Resplandecerão porque serão transformados, e a glória de Deus se refletirá neles e através deles. (bep)

PRATICANDO A JUSTIÇA TEREMOS PAZ
- A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85. 10 (arc).
- O mundo clama por paz; no entanto, a prática da justiça está longe daquilo que Deus recomenda. Sem o exercício pleno da justiça, não existe paz.

PRATICANDO A JUSTIÇA, ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS
- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. Mateus 5.20 (arc).
- A justiça dos escribas e dos fariseus era exclusivamente exterior. Eles observavam muitas regras, oravam, cantavam, jejuavam, liam as Escrituras e freqüentavam os cultos nas sinagogas. 
- No entanto, substituíam as atitudes interiores corretas pelas aparências externas. Jesus declara aqui que a justiça que Deus requer do crente vai além disso. 
- O coração e o espírito, e não somente os atos externos, devem conformar-se com a vontade de Deus, na fé e no amor. (bep)

Nenhum comentário:

Postar um comentário