30 abril 2014

A PERSEVERANÇA (Filipenses 3: 12- 17)

A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã, acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos é devido à abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.

Qual a definição de perseverança?
Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, Conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir, Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.

I. PORQUE PERSEVERAR?
Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação."Mas aquele que perseverar até o fim será salvo", Mt 24: 13. Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo
A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos.

Exemplos bíblicos de perseverança:

Noé que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.

Josué, perseverou em seguir ao Senhor, Js 24:15. O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.

Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5 .
“No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança, Lc 8: 15 Jesus diz: ¨Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”

O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração : "os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus", At 13: 43.

Porém, entre todos os homens da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo, Mt 4: 10,11.
E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida, II Cr 15: 7: “Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.”

II. NÃO DEIXES DE PERSEVERAR
Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus."
Judas, Mt 27:4,5"
Ananias e Safira, At 5:1-9"
Himeneu e Alexandre, I Tm 1:19,20.
Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: " Nos conduz a salvação, Mt 24: 13" Nos torna santos, Cl 1: 22" Nos torna seguros, I Co 15: 58

III. AS MARAVILHAS DA PERSEVERANÇA
A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos, II Pe 1:4.
Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo, I Co 2: 16 .A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual, Rm 12:12 .A perseverança é sinal de vitória, II Tm 4:7. A perseverança produz vitória !!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo, Gl 5: 4 .

IV. A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA
Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 - "Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo".
A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir ... , não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus, I Tm 4:1-3; Mt 24:4-5. E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não se deixe levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo está rodeado de falsas aparências, seja um vencedor e tenha discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo, Ap 12:9; I Jo 2:16,17.

CONCLUSÃO
Arte da perseverança está renúncia, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as suas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Webservos

29 abril 2014

O AMOR FRATERNAL (2 Timoteo 4:9)

- "Procura vir ter comigo depressa"

1) Procura - O interesse do amor (O amor não despreza, mas busca)

2) Vir - A ação do amor (o amor vem ao encontro do objeto de sua atenção)

3) Ter - A presença do amor (o amor nunca está ausente)

4) Comigo - a proximidade do amor (o amor que estar junto)

5) Depressa - a urgência do amor (o amor tem pressa)

Pr. M. Antonio

PERIGOS ENFRENTADOS NA VIDA MINISTERIAL (2 Timóteo)

- O apóstolo Paulo escreve da prisão esta última carta ao seu discípulo Timóteo consciente que o tempo de sua partida esta próximo (cap. 4:6 e 7), e lhe adverte solenemente sobre os sérios perigos que deve evitar nos ministérios especialmente nos dias futuros.
Perigo - O profissionalismo (cap. 1:4 a oito).
- Que é o profissionalismo? É quando ele se torna um ministro sem lágrimas, sem fé e sem fogo.

1) Ministro sem lágrimas (cap. 1:4) "Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria".
1- Na adoração, falta de quebrantamento.
2- Na dor pelos perdidos.
3- Na intercessão pela Igreja (gemidos inexprimíveis)

2) Fé fingida. A fé é um dom de Deus - é fruto do espírito, é um mistério, quando pecamos e não confessamos o Espírito se apaga em nós e ficamos com má consciência. Então,
1- (Apaga-se a fé, ficamos com fé fingida (cap. 1:5) - perde-se a fé por não manter uma boa consciência.
2- Naufragamos na fé (I Tm 1:19).
3- Apostatamos (I Tm 4: 1 e 2) - consciência cauterizada

3) Perigo de se perder o fogo evangelístico (cap. 1:6 a oito). Paulo recomenda a Timóteo "reavivar" (fogo). Falta de paixão pelos perdidos, falta de amor e valores corretos que são diferentes de covardia.
Perigo - Falta de lealdade (cap. 1:13 a 18).
1) Falta de fidelidade a Deus e de lealdade à palavra. (cap. 1: 13 a 14 e I Tm 1: 3 e 4; 4: 6 e 16; 6: 3 a 5; II Tm 2:2 a 4) - palavra: kerigma + didake
2) Falta de fidelidade e lealdade aos companheiros da obra (cap. 1:15 a 18) - alguns me abandonaram.
3) Falta de fidelidade a Deus e de lealdade à palavra. (cap. 1: 13 a 14 e I Tm 1: 3 e 4; 4: 6 e 16; 6: 3 a 5; II Tm 2:2 a 4) - palavra: kerigma + didake

4) Falta de fidelidade e lealdade aos companheiros da obra (cap. 1:15 a 18) - alguns me abandonaram.
Perigo - Comodidade (cap. 2:1 a três) - quase todos iniciamos bem, mas a busca por comodidade nos leva a terminar mal.
1) Diligência (v. um) - "esforça-te"
2) Eficiência (v. dois)
3) Sofrimento (v.três) - "soldado"
4) Concentração (v.quatro) - "não se envolve"
5) Disciplina (v. cinco) - "luta; atleta".
6) Dedicação (v.seis) - "deve trabalhar - lavrador"

- Paulo lutou até o fim - os perigos: comodidade, comer, passear, ter bastante dinheiro - burguesia. 
Perigo - Falta de integridade (cap. 2:14 a 22)
1) Deus aprova sua conduta? (v. 15)
2) Tem coisas que você se envergonharia se seus irmãos soubessem?
3) Você se aparta da iniqüidade e vive uma vida santa ou pratica iniqüidade?
4) Tem caído em pecados sexuais? Tem mentido?
5) Você é correto no manejo do dinheiro?
6) Está em paz com seus irmãos? (v.22)

- Ser usado por Deus não significa ser aprovado por ele (v. 20 e 21). Exemplos: Balaão, Saul, Jonas, Judas (Mt 7:21-23).
Perigo - Aparência de piedade (Cap 3:1-9)

- Isso descreve a pessoas de aparência religiosa (v.5), cujas vidas são uma contradição com aquilo que professam, pois são - Egoístas, ciumentos, individualistas. - Avarentos (amam ao dinheiro, comodistas) - Jactanciosos, soberbos, arrogantes. - Blasfemos usam palavrões, vulgares. - Desobedientes, a Deus, às autoridades, aos mais velhos. - Ingratos - Sem afeto - Implacáveis (duros, ditadores) - Caluniadores (mentirosos) - Sem temperança (cruéis) - Traidores, inimigos do bem. - Impetuosos - Vaidosos - Hedonistas, amigos dos prazeres. - Lascivos - Irreverentes.

A SEGURANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS (3:10 - 4:8)
- Seguir o exemplo de homens aprovados (exemplos que se seguem hoje: pastores de mega-igrejas).
- Seguir sua doutrina, imitar sua conduta, propósito, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguição, sofrimento.
- Persistir em tudo o que aprendeu das sagradas escrituras, levando em conta que o objetivo delas é nos aperfeiçoar e nos capacitar para a obra (3:4-17).
- Pregar a Palavra em todo o tempo, instar, repreender, exortar com toda a paciência e doutrina (4:1-4).
- Fazer a obra da evangelização (4:5) Não se desviar da grande comissão

28 abril 2014

LIÇÕES DO SALMO 73

A Bíblia não esconde a história de muitos homens de Deus que, em um momento de fraqueza, deixaram-se levar pelos impulsos carnais. No salmo 73, o salmista Asafe ficou desgostoso ao observar a prosperidade do ímpio. Tudo o que aconteceu com ele serve de lição para o crente, que jamais deve deixar a inveja entrar em seu coração.

LIÇÃO É: Aquilo que é aprendido ou assimilado pelo aluno. Ensinamento, conselho ou exemplo que serve de orientação à conduta, ao procedimento.
Ao verificar a prosperidade dos ímpios, o salmista sentiu inveja.

I. SENTIMENTOS CAUSADOS PELA INVEJA:
1.1 — Coração amargurado
A amargura faz com que a pessoa se torne introspectiva, ou ranzinza, evitando os relacionamentos. Para ela, nada está bom (Salmo 73.2).
1.2 — Doenças emocionais
Está comprovado pelas ciências humanas que as dores no estômago, nos rins e no coração, as gastrites, as úlceras e tantas outras doenças são produzidas pelo estado emocional (Salmo 73.21b).
1.3 - Estado de ignorância
A pessoa invejosa se torna ignorante e irracional (Salmo 73.22).
1.4 — Entra em declínio espiritual
O coração invejoso pode levar a pessoa à derrota espiritual, afastando-a de Deus (Salmos 73.2,3).

II. COMO VENCER OS SENTIMENTOS DE INVEJA:
2. 1 — Controlar os impulsos
Esta foi a primeira atitude do salmista na luta contra o sentimento de inveja (Salmo 73.15).
2.2 — Tentar entender a situação
O salmista tentou entender por que estava passando por aquela situação (Salmo 73.16).
2.3 — Buscar a Deus
Em primeiro lugar, o salmista se controla, depois analisa a situação à luz da razão, e agora busca em Deus a resposta (Salmo 73.17).
2.4 — Reconhecer a bondade de Deus
Em meio a um mundo tão violento e cheio de adversidades, o crente deve reconhecer a bondade do Senhor em sua vida (Salmo 73.1;136.1-9,26).

III. AO ANALISAR O FUTURO DO ÍMPIO. O SALMISTA CHEGOU ÀS SEGUINTES CONCLUSÕES:
3.1 — O ímpio perecerá
Quando a pessoa se afasta de Deus, não tem saída vai perecer eternamente (Salmo 73.27a).
3.2 — O ímpio sofrerá a destruição eterna
A apostasia, que quer dizer negar ou abandonar a fé, leva a pessoa à destruição eterna (Salmo 73.27b).

V. QUEM CONTROLA OS SEUS IMPULSOS E BUSCA A DIREÇÃO DE DEUS:
4.1 — Aprende a confiar em Deus
Quando o crente busca a Deus encontra as respostas para os seus sofrimentos, entende porque os ímpios prosperam, não deixa a inveja dominá-lo e conclui que vale a pena colocar a vida nas mãos do Senhor (Salmo 73.28b; 125.1,2; Isaías 49.23).
4.2 - Anuncia todas as obras do Senhor
O crente que controla os seus impulsos anuncia que Deus está no controle de todas as suas adversidades. Confia que há um Deus grandioso, tremendo, poderoso e maravilhoso que resolve os problemas de solução aparentemente impossível (Salmo 73.28b).

CONCLUSÃO
Antes de olhar para a prosperidade dos ímpios com algum sentimento de desgosto ou inveja, o crente deve entender que as suas tribulações são momentâneas, enquanto o ímpio, caso não se arrependa, sofrerá por toda a eternidade sem Deus.

Pr Silas Malafaia

27 abril 2014

FAZENDO A DIFERENÇA (Genesis 5.9)

1. Noé fez a diferença para sua família

2. Noé fez a diferença para a criação de Deus.

3. Noé fez a diferença para as gerações futuras.

4. Noé fez a diferença para Deus.

5. Noé fez a diferença apesar da sua idade.

26 abril 2014

RAZÕES PARA O CULTO DOMÉSTICO

1. Porque nos dispõe para enfrentarmos as tarefas diárias com um coração mais alegre, torna-nos mais fortes para o trabalho, mais dedicados ao nosso dever e predispõe-nos a glorificar a Deus em tudo que fizermos. Ler Colossenses 3.17.

2. Porque nos dá força para enfrentarmos o desânimo, as decepções, as adversidades inesperadas e as frustrações com que nos deparamos. Ler Hebreus 2.18.

3. Porque nos torna mais cônscios, no decorrer do dia, da presença reconfortante do Deus que nos ajuda a vencer pensamentos impuros e outros inimigos quaisquer, que porventura vierem atacar-nos. Ler Filipenses 4.4-7.

4. Porque o culto doméstico suaviza as asperezas do relacionamento no lar e enriquece grandemente o convívio em família. Ler Efésios 6.1-9.

5. Porque esclarece os mal-entendidos e tende a aliviar as tensões que por vezes invadem o ambiente sagrado do lar. Ler Romanos 12.9-11.

6. Porque o culto doméstico ajuda a manter na fé os filhos que saem de casa, afastando-se da influência dos pais. Na maioria dos casos, é o culto doméstico que mais tarde irá determinar a salvação de filhos de lares crentes. Ler II Timóteo 3.15-17.

7. 7. Porque ele poderá ter influência sadia e santa sobre as pessoas que possam estar visitando a família. Ler Romanos 14.7-9. 8. Porque o culto doméstico reforça o trabalho pastoral e, além disso, estimula em muito a participação na Igreja. Ler Romanos 15.6-7.

8. Porque o culto doméstico faz de um lar exemplo e estímulo a outros lares, para que tenham a mesma vida de devoção e adoração a Deus. Ler Atos 2.46,47.

9. Porque a palavra de Deus ensina que devemos fazer o culto doméstico. Ao obedecermos a Deus, estamos dando honra àquele que é o doador de todo o bem e fonte de toda a benção.

10. Ler Romanos 12.1,2.

25 abril 2014

DEUS ESPERA DA IGREJA

1. Uma igreja comprometida com a verdade (Ef 4:25).

2. Uma igreja que prioriza a Palavra (Cl 3:16).

3. Uma igreja com ação social (Atos 2:45).

4. Uma igreja que não aceita o pecado (Rm 6:1,2).

5. Uma igreja que busca agradar ao Senhor (1 Ts 2:4).

6. Uma igreja que sabe adorar (Jo 4:23,24).

7. Uma igreja que sabe servir com inteireza de coração (Ef 6:7).


Josué Gonçalves

24 abril 2014

TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA (Marcos 2.1-12)

- Neste texto, encontramos cinco tipos de pessoas diferentes que podemos ver na igreja.

I) OS DOENTES (O paralítico - Mc. 2:3)
1. Igreja - lugar de cura
2. Em meu nome vocês vão curar, disse Jesus
3. Quem são os paralíticos que precisam ser curados? (1 Co. 11.30)

II) AQUELES QUE CARREGAM OS DOENTES. (Os verdadeiros amigos, Mc. 2:3b)
1. Os evangelistas anônimos.
2. Gente que busca os doentes, que transporta os que precisam de Jesus, que ora, que se doa.
3. Bem aventurado os misericordiosos.

III) OS QUE CRITICAM, PORQUE NUNCA ESTÃO SATISFEITOS. (Os insensíveis, Mc. 2:6,7)
1. Estão na igreja, mas não são igreja. (Pedras de tropeço).
2. Os que mais criticam são os que menos fazem.
3. Quem nada faz, nada vale.

IV) OS QUE APENAS ASSISTEM (Mc. 2:2).
1. Os que estão presentes apenas para ver o que vai acontecer. (Os curiosos).
2. Estão envolvidos e não comprometidos.
3. Não curam, não transportam o doente e não dizem absolutamente nada, os indiferentes e às vezes ainda atrapalham a passagem dos outros.

V) AQUELES QUE CURAM (Os agentes da graça).
1. Em nome de Jesus (Orando)
2. Através da Palavra (Ministrando)
3. Através da comunhão (Salmo 133).

AmoaFamilia

23 abril 2014

BONS CONSELHOS (Provérbios 4.23-27)

- Estes conselhos plenos de sabedoria dados por Salomão a seu filho não perderam seu valor com o passar dos anos.

I. "Guarda o Teu Coração" V.23.
A. Para nós o coração é figurativamente a sede das emoções.
1. Para o judeu as entranhas eram a sede das emoções, e o coração a sede do intelecto...
2. Ao aconselhar seu filho dizendo "guarda teu coração" o sábio queria dizer "guarda a tua mente"...
3. Pureza de mente é o primeiro requisito para uma vida de vitória sobre o pecado.
- Pois, é da abundância do coração, isto é, da mente que procede o mal para as nossas vidas (Luc. 6:45)...
4. Pecado é ceder aos desejos do pecaminoso, do enganoso coração humano (Jer. 17:9).
- Portanto, precisamos manter nossa mente sujeita a Deus, o único que pode mantê-la pura...
- Observe o conselho dado por Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" Tia. 4:7...
- Podemos, ainda acrescentar a sábia admoestação escrita por Paulo: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" Col. 3:2.

II. Preserva os Teus Lábios, Guarda Tua Língua, V.24.
A. Aquilo que dizemos pode criar muitas dificuldades e problemas.
1. Ler Tia. 3:5-10...
2. Mas aquilo que falamos também pode ser uma bênção. a. Ler Provo 15:23 e 25: 11.

B. Portanto, o salmista nos adverte dizendo: "Refreie tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente" Sal. 34: 13.
1. Conforme lemos em Tia. 3:1-2 a língua é o membro mais difícil de ser controlado...
- Somente pureza de mente e constante vigilância sobre ela conseguirão contê-la.
2. Aquilo que a língua profere é uma boa indicação da condição da mente.
- Tagarelice, especialmente sobre coisas indecentes, mostra uma mente que ainda está cheia de interesses terrenos.
- Palavras iradas mostram que o orgulho e a vontade própria ainda reinam.
3. Cada movimento de nossos lábios deveria aproximar-nos de Jesus para que Ele purifique nossa mente...

III. Mantenha Teu Olhar "Firme Para a Frente"... V.25 B.L.H.
A. Nosso olhar deve ser fixo e não distraído.
1. Não podemos permitir que ele vagueie ao encalço de cada coisa que apareça em nossa frente, pois seríamos afastados do bem e enreda dos pelo mal.
2. Devemos desviar nossos olhos de tudo aquilo que é vão...
3. Nossos olhos precisam ser bons, para que nosso "corpo seja luminoso" Mat. 6:22.

B. Acima de tudo devemos manter nosso olhar "firme" em Jesus...
1. Ler Heb. 12:2...
- Precisamos olhar para Ele em busca de graça e força para vencer cada dificuldade e para permanecer firmes até o fim...
- Olhando para Ele, Pedro conseguiu caminhar sobre as águas encapeladas do mar da Galiléia (Mat. 14:24-32)...
- Porém, quando desviou seu olhar do Mestre, ainda que só por um momento, começou a afundar...
- Conservar os olhos da fé fixos em Jesus é manter contato ininterrupto com Aquele que é a fonte de poder, Aquele que pode fortalecer-nos e guardar-nos até o fim.

IV. "Pondera A Vereda Do Teus Pés" V.26.
A. Não devemos atuar de modo impulsivo...
1. A BLH parafraseou este verso com as seguintes palavras: "Pense bem no que vai fazer"...
2. Precisamos meditar e orar antes de agir...
- "Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele...", pois Ele "guia com segurança, no caminho em que devem andar, as pessoas que Ele aprova" Sal. 37:5,23 BLH.
- Sim "Ele guarda os pés dos seus santos" I Sam. 2:9...

Conclusão:
1. Pureza de coração, autenticidade no falar e firmeza de propósito nos farão avançar no caminho da paz e da santidade.
2. Se assim fizermos, comprovaremos que "a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" Prov. 4:18.

22 abril 2014

O CASAMENTO (Mateus 19.6)

- O casamento é aprovado por Deus (Gênesis 2:18)
- O próprio Deus é quem une em casamento (Mateus 19:6)
- Deus odeia o “repudio” (Malaquias 2:16)

I. Deus une apenas aqueles que estão autorizados a casar-se
A. Um macho e uma fêmea
B. Aqueles que nunca foram casados
C. Aqueles que perderam o companheiro através da morte (Romanos 7:1,2)
D. A parte inocente de um casamento que terminou em divorcio, devido ao adultério (Mateus 19:6-9)

II. Alguns casamentos então, não são aprovados por Deus
A. Neemias 13:23-30
B. I Coríntios 7:39 "…contanto que seja no Senhor"?
C. Mateus 19:9; Lucas 16:18 "…e o que casar com a repudiada..."

III. O casamento aprovado por Deus
A. Todos aquele que tem o direito de casar-se (1 Coríntios 7:1-2)
B. Todos em que a mulher é submissa (Efésios 5:22)
C. Todos em que o marido ama a sua esposa (Efésios 5:25)
D. Todas em que o marido é a cabeça (Efésios 5:23)
E. Todos em que a mulher reverencia o marido (Efésios 5:33)
F. Todos os que estão “no Senhor” (1 Coríntios 7:39)

Conclusão
- O casamento que agrada a Deus, agrada a todos
- Aqueles que não agradam a Deus, causam estragos
- Certifique-se de consultar o livro de Deus
- Agora vamos orar para que tudo corra bem

Pr. Aldenir Araújo

21 abril 2014

O MINISTÉRIO DE SAUL (I Samuel 9.3)

1. Um ministério manipulado

2. Um ministério forçado

3. Um ministério independente

4. Um ministério apressado

5. Um ministério popular

6. Um ministério decadente

7. Um ministério rejeitado

8. Um ministério fracassado

ATITUDES (Salmo 96)

1- Atitude de Louvor - v.1,2

2- Atitude de Evangelização - v.3

3- Atitude de Culto - v.4-6

4- Atitude de Ofertante - v.7,8

5- Atitude de Adoração - v.9,10

6- Atitude de Celebração - v.11-13

20 abril 2014

AS MARCAS DO CRISTÃO (Gálatas 6.1-10)

- "MARCA" = "Aquilo que caracteriza, carimbo, distintivo, sinal."
- Mais importante que isto, marcas não são postas de uma hora para outra, elas vão sendo adquiridas ao longo da vida. – (Como em II Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.)
- Muitas vezes as pessoas pensam que toda a mudança na vida de um crente tem que ocorrer imediatamente após sua conversão, mas nem tudo é assim à imediatamente.
- Muitas coisas em nós precisam ser construídas por Deus e na nossa vida: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:6)
- Há coisas, porém, que não podem fazer parte da vida de um crente e são transformadas imediatamente após a conversão
- Nesta epístola o Apóstolo Paulo, evidencia o poder regenerador e transformador do evangelho de Cristo. Muito mais do que marcas físicas, como resultado dos açoites e das torturas sofridos por ele, Paulo destaca as verdadeiras marcas do cristão, qual sejam, as marcas espirituais.
- Começaremos com três marcas principais: MANSIDÃO, COOPERAÇÃO e HUMILDADE.

1) MANSIDÃO.  (v. 1)
- Ser Manso = "índole pacífica, ternura, sereno" - Ref. Tiago 3.13 (Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.)
- O cristão deve ser manso
- O terrorista islâmico não é manso
- O judeu não é manso por natureza
- Mas Jesus quando veio, mudou esta concepção
- Ele nos apresenta um Deus bondoso, amoroso e humilde (Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas – Mt. 11:29)
- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mt. 5:5)
- “os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor, e os pobres dentre os homens se alegrarão no santo de Israel.” (Isaías 29:19)

2) ESPÍRITO DE AJUDA – COOPERAÇÃO. (v. 2)
- Qual é a lei de Cristo? - Ref. Marcos 12.29-31 (Marcos 12:29-31 à “Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.”)

3) ESPÍRITO DE HUMILDADE. (vs. 3, 4)
- 2 Co 3.5 – “não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” - O segredo da nossa conduta é: MODERAÇÃO & RECONHECIMENTO.
- Nunca pensar que somos mais que os outros por nenhum motivo
- Nem que nossa igreja é melhor, nem que nossa doutrina é melhor, nem que nós somos melhores
- Humildade: Todos os grandes homens de Deus do passado tinham esta virtude
- Aprenderam com Pedro: “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pe. 5:5)
- ENTÃO à Como praticar a fé cristã no seu dia-a-dia???
"Por causa da bondade de Deus, digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu" (Rm 12.3).
1. Não desenvolva a VAIDADE.
2. Evite a PREPOTÊNCIA.
3. Busque a SINCERIDADE.
- As "marcas" definem o perfil da personalidade de uma pessoa. Somos identificados e reconhecidos pela nossa maneira de SER e AGIR.
- No cristão, as suas "marcas espirituais" caracterizam a relevância do seu encontro com Cristo.

Sidinei Egon Simon

19 abril 2014

O PROTEGIDO DE DEUS

- Quem é protegido por Deus?

1. É aquele que habita em Deus.
- Descansa nele e, porque crê em Jesus, pode adentrar o lugar “santo dos santos”.

2. É aquele que faz de Deus a sua proteção
- Não confia nas suas próprias habilidades ou nos acordos feitos com homens, mas em Deus.

3. É aquele que coloca n’Ele a sua confiança
- O próprio salmista afirma que “uns confiam em carros e cavalos, mas nos faremos menção do nome do Senhor” (Sl 20.7)

4. É aquele que ama profundamente o Senhor
- Quem ama de verdade não se esquece do nome do alvo do seu amor. Invoca-o sempre; tem um relacionamento próximo.
- Que você tenha esse tipo de amor por Deus.

5.É aquele que, em conseqüência disso tudo, recebe a sua salvação.
- Estar em constante luta nesta vida não quer dizer que está sem a atenção e proteção de Deus.
- Ele está conosco na batalha. Aquele que persevera é salvo, é vitorioso.

Conclusão
- Respondendo mais uma vez à pergunta: Quem é protegido por Deus? 
- Encontramos um versículo que completa essa mensagem: “...vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”.
- E que você se lembre que a sua proteção não vem de objetos, de rituais, de religiões, de homens. A sua proteção vem de Deus, se você fizer dele o seu refúgio, através da fé em Jesus Cristo.

18 abril 2014

A PÁSCOA E JESUS CRISTO

- Para os cristãos, a Páscoa contém rico simbolismo profético a falar de Jesus Cristo. O NT ensina explicitamente que as festas judaicas 'são sombras das coisas futuras' (Cl 2.16,17; Hb 10.1), i.e., a redenção pelo sangue de Jesus Cristo.
- Note os seguintes itens em Êxodo 12, que nos fazem lembrar nosso Salvador e seu propósito para conosco.

1) O âmago do evento da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Deus tirou os israelitas do Egito, não porque eles eram um povo merecedor, mas porque Ele os amou e porque Ele era fiel ao seu concerto (Dt 7.7-10). Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus (Ef 2.8-10; Tt 3.4,5).

2) O propósito do sangue aplicado às vergas das portas era salvar da morte o filho primogênito de cada família; esse fato prenuncia o derramamento do sangue de Cristo na cruz a fim de nos salvar da morte e da ira de Deus contra o pecado (12.13, 23, 27; Hb 9.22).

3) O cordeiro pascal era um 'sacrifício' (12.27) a servir de substituto do primogênito; isto prenuncia a morte de Cristo em substituição à morte do crente. Paulo expressamente chama Cristo nosso Cordeiro da Páscoa, que foi sacrificado por nós (1Co 5.7).

4) O cordeiro macho separado para morte tinha de ser 'sem mácula' (12.5); esse fato prefigura a impecabilidade de Cristo, o perfeito Filho de Deus (Jo 8.46; Hb 4.15).

5) Alimentar-se do cordeiro representava a identificação da comunidade israelita com a morte do cordeiro, morte esta que os salvou da morte física (1Co 10.16,17; 11.24-26). Assim como no caso da Páscoa, somente o sacrifício inicial, a morte dEle na cruz, foi um sacrifício eficaz. Realizamos em continuação a Ceia do Senhor como um memorial, 'em memória' dEle (1Co 11.24). 

6) A aspersão do sangue nas vergas das portas era efetuada com fé obediente (12.28; Hb 11.28); essa obediência pela fé resultou, então, em redenção mediante o sangue (12.7, 13). A salvação mediante o sangue de Cristo se obtém somente através da 'obediência da fé' (Rm 1.5; 16.26).

7) O cordeiro da Páscoa devia ser comido juntamente com pães asmos (12.8). Uma vez que na Bíblia o fermento normalmente simboliza o pecado e a corrupção (ver 13.7 nota; Mc 8.15 nota), esses pães asmos representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito, i.e., o mundo e o pecado. Semelhantemente, o povo redimido por Deus é chamado para separar-se do mundo pecaminoso e dedicar-se exclusivamente a Deus. (Bíblia Pentecostal) 

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Para os Cristãos:
"Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que celebramos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade" (ICo.5.7,8)

Transcrito

17 abril 2014

OUVIDOS, MÃOS E PÉS CONSAGRADOS PARA DEUS (Levitico 8.23,24)

- O cap 8 de Levítico trata da consagração de Arão e seus filhos ao Sacerdócio.

1. O PROPÓSITO DA INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO
a. Tratar dos pecados do povo
b. Tratar do perdão para o povo
c. Tratar da provisão para o povo

2. A TRINDADE REPRESENTADA NOS ELEMENTOS UTITLIZADOS NA CONSAGRAÇÃO
a. Água, símbolo da Palavra de Deus
b. Sangue, símbolo do sangue de Jesus
c. Azeite, símbolo do Esp[irito

3. A ORDEM ESTABELECIDA POR DEUS
a. A orelha direita, que lembra a importancia do ouvir
b. O polegar da mão direita, que aponta para a importancia do fazer
c. O polegar do pé direito, que dstaca a importancia do andar

4. SIMBOLOGIA GERAL DAS PARTES ESCOLHIDAS
a. Os pés simbolizam o mundo físico
b. As mãos simbolizam o mundo humano
c. Os ouvidos simbolizam o mundo espiritual

5. LIÇÕES EXTRAIDAS DOS PÉS
a. Eles falam do nosso andar
b. Eles falam da nossa direção
c. Eles falam do que possuimos (tudo que pisar a planta do vosso pé será vosso)
d. Eles falam das nossas origens (tira as sandálias dos teus pés)
e. Eles falam da nossa comunhão com Deus (Anda na minha presença...)

6. LIÇÕES EXTRAIDAS DAS MÁOS
a. As máos falam de nossa atividades diária
b. As máos falam de nossas amizades
c. As máos falam de nossa autoridade (Deus fazia maravilhas pelas máos de Paulo)
d. Asmáos falam de nossa generosidade
e. As mãos falam de nossos compromissos (anel, aliança)

7. LIÇÕES EXTRAIDAS DAS ORELHAS
a. Elas são a parte visível de nossos ouvidos
b. Elas são a porta de entrada de nosso espírito, assim como os olhos são a porta da alma e a boca a porta do corpo
c. São o canal de acesso ao mundo interior
d. São o receptor das vozes
i. “Há muitas espécies de vozes”
ii. Nosso grande desafio é discerni-las
iii. Eva não idenificou o Diabo na voz da serpente
e. A necessidade de vigilancia no ouvir
f. “A fé vem pelo ouvir”
g. “Hoje, se ouvirdes a sua voz...”
h. “Quem ouve a minha palavra...”

Conclusão:
- Deixa a Palavra lavar-te ainda mais; deixa o sangue purificar-te ainda mais; deixa o Espírito santificar-te ainda mais.

Pr Geziel Gomes


16 abril 2014

VIU O CÉUS ABERTOS (Atos 7.55,56)

- Estevão num momento de angústia contemplou a revelação de Cristo, que se levantou para recebê-lo na glória. Ele viu o céu por dentro!

1. Condições para ver os céus abertos:
- Tem que ser cheio do Espírito Santo (At 6.3).
- Ser cheio da fé (At 6.5).
- Tem que ter visão da glória (At 7.54).
- Tem que ter uma vida de oração (At 7.59).
- Tem que ter o brilho da glória (At 6.15).

2. O que acontece quando os céus se abrem:
- Há fogo divino (I Rs 18.38).
- A glória de Deus se manifesta (II Cr 7.13).
- Jesus fica de pé para dar vitória aos seus servos (At 7.53).
- As bênçãos descem (Ml 3.10).
- Coisas maiores acontecem (Jo 1.50,51).
- O Espírito Santo desce (Lc 3.21,22; At 2.4).
- As cadeias são rompidas (At 16.25,26).
- Anjos sobem e descem (Jo 1.51; Gn 28.10-17).
- Ninguém quer ir embora (Lc 9.32,33).

Conclusão:
- “Céus abertos” significa vivermos debaixo do cuidado, provisão, dependência e proteção divina.

15 abril 2014

ALCANÇANDO A VITÓRIA (2 Cronicas 7.14)

1) Humilhar


2) Orar

3) Buscar ao Senhor

4) Converter dos seus maus caminhos

5) Ouvirei dos Céus

7) Perdoarei os seus pecados

8) Sararei a sua Terra

Conclusão:
- Se humilharmos, orarmos, buscarmos ao Senhor, convertemos dos maus caminhos, Deus nos ouvirá dos altos céus e perdoará nossos pecados e sarara a nossa terra.

PARA OS QUE TEMEM A DEUS

1) Amizade com Deus 
- Salmo 25:14

2) Riqueza, honra e vida 
- Provérbios 22:4

3) Proteção 
- Salmo 34:7

4) Sustento e alegria 
- Salmo 119:74

5) Crescimento 
- Malaquias 4:2

6) Ensinamento 
- Salmo 25:12

7) Misericórdia 
- Salmo 103:11 e 17

8) Cumpre o nosso desejo 
- Salmo 145:19

9) Vida longa 
- Provérbios 19:23

14 abril 2014

DEUS CUIDA DE NÓS (Salmo 23)

1- DE FORMA INTEGRAL 
- O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. V.1 

2- NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS 
- Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. V.4 

3- COM JUSTIÇA 
- Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. V.5 

4- COM MISERICÓRDIA 
- Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. V.6

CONFIANDO NO SENHOR (Provérbios 16)


1- Como o guia da nossa vida (16.1-31)

2- Nos nossos planos (16.1-4)
3- Nos nossos caminhos (16.5-7)
4- Na sinceridade (16.8-9)
5- Nos julgamentos (16.10-15)
6- Na humildade (16.16-21)
7- No entendimento (16.22-26)
8- Nas palavras (16.27-28)

9- Nas ações (16.29-31)

13 abril 2014

O POVO QUE TEM A MARCA

1 – A MARCA DO SOBRENATURAL 
- Os problemas não eram resolvidos como de costume
- O povo mal sabia manejar uma espada, mas vencia grandes exércitos
- Derrubou uma poderosa muralha
- Sobrevivia das águas jorrando de rochas
- Comiam o maná, depois carne fresca
- Suas vestimentas, seus calçados nunca envelheceram
- De dia havia uma nuvem que dava sombra, a noite o fogo aquecia o povo.

2 – A MARCA DA DIREÇÃO DIVINA
- As orientações não vinham de intelectuais ou espertalhões
- No Monte Sinai Deus entregou suas leis para aprenderem mais sobre Deus e como deveriam viver
- Deus queria que o seu povo abandonasse os valores e princípios errados adquiridos no Egito

3 – A MARCA DA PERPLEXIDADE
- O agir de Deus não era secundário na vida do povo hebreu
- O sobrenatural acontecia a favor do seu povo, deixando as nações amedrontadas
- O Egito nunca mais pode esquecer as 10 pragas que conheceram uma a uma
- Enquanto o povo comiam aguardando a sua libertação, os primogênitos dos egípcios morriam
- Deus puniu Faraó e seu povo, mostrando que suas divindades eram fracas diante do seu poder e autoridade. Humilhou os mais de dois mil deuses egípcios.

4 - A MARCA DO CONHECIMENTO DE DEUS
- A cada ato milagroso , Deus se tornava conhecido onde o seu povo passava
- Os povos incrédulos começaram a conhecer Deus e a temerem
- Todos os deuses das nações pagãs eram impessoais (imagens) e numerosos. O Deus dos hebreus era único, pessoal, o Deus vivo que fazia sua voz ser escutada.

5 – A MARCA DA TRANSFORMAÇÃO DO LUGAR
- O povo escravo agora tornou-se senhor
- Eliminou o povo pagão e seus deuses mudando a crença do lugar
- Tornou-se uma nação poderosa - a nação de ISRAEL - forte e soberana

6 - A MARCA DE UM POVO VITORIOSO
- O povo de Deus conquistava cada vez mais espaços
- Aonde chegavam conquistavam territórios e ali se instalavam
- Realizava projetos de crescimento ousado
- Um povo que viveu oprimido agora escravizava
- Um povo que viveu em decadência existencial agora sabiam entregar suas vidas e ter a esperança e certeza que receberiam suas bênçãos

12 abril 2014

ADVERTENCIAS DE ISAIAS (Isaías 5:8-23)

1. As semelhanças entre Israel e Judá no século VIII A.C., e nossa nação hoje.
a. Em sua prosperidade material Israel e Judá se esqueceram de Deus e caíram em corrupção e decadência. Eles acabaram creditando a sua prosperidade aos seus muitos deuses falsos.
b. O que resultou na corrupção política desenfreada, a decadência social, moral e privação.

2. O cenário acima eventualmente trouxe o julgamento de Deus sobre a nação. 

3. Isaías 5:8-23 contém seis advertências, ou avisos.

I. Ai do avarento - 5:8-10.
A. O pecado dos proprietários da terra gananciosos.
1. Seu pecado foi não a ambição, mas a ambição egoísta.
2. Proprietários ricos que compravam ou adquiriam terras que pertenciam as pessoas que tinham menos poder aquisitivo. Os proprietários originais acabavam sendo preteridos.
3. Isaías revelou o que estava por vir. As casas seriam desoladas, vazias. A terra se tornaria improdutiva. Observe 26:20 Levítico, Deuteronômio 28:16-19.

B. Nós temos sido avisados do pecado da avareza.
1. Considerar a resposta de Jesus quando ele foi convidado a se envolver em uma disputa entre um homem e seu irmão sobre a sua herança - Lucas 12:15. “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundancia do que possui”.
2. Como cristãos, não devemos nunca possuir um desejo de bens materiais que nos leve a tirar vantagem sobre os outros - Provérbios 22:16. “O que oprime o pobre para se engrandecer a si ou o que dá ao rico, certamente, empobrecerá”.
3. Nenhuma pessoa avarenta (idólatra) tem qualquer herança no reino de Deus - Efésios 5:5.

II. Ai do carnal - 5:11-17.
A. O álcool mencionado como exemplo específico.
1. O álcool promete prazer para aqueles que participam, mas não oferece nada além de prazer - Provérbios 23:29-32.
2. "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro..." - Habacuque 2:15.
3. Mas pode haver esperança para os envolvidos - I Coríntios 6:9-11 (note o pretérito).

B. As lições ensinadas por Isaías podem ser aplicadas a todos aqueles que hoje possuem um enorme desejo de satisfazer os seus desejos.
1. Nossos corpos, sendo o templo de Deus, não podem ser contaminados, mas são para a glória de Deus - I Coríntios 6:19-20.
2. As pessoas que praticam as obras da carne não herdarão o reino de Deus - Gálatas 5:19-21.

III. Ai dos cativos do pecado - 5:18-19.
A. Isaías escreveu a respeito daqueles cujos pecados eram tão numerosos que os seus pecados, teve que ser colocados em um carro e puxado por uma corda.
Estas pessoas estariam eventualmente amarradas pela corda que era usada para puxar a carroça.
1. Salomão escreveu a respeito daqueles que se enredam em seus pecados - Provérbios 5:22-23.
2. As pessoas que são indiferentes ao seu pecado, eventualmente, caem sob o poder do pecado - I Coríntios 6:12.

B. As pessoas da época de Isaías fizeram uma paródia do julgamento de Deus.
1. Sua atitude rebelde contra Deus foi ainda pior do que o emaranhado de seus pecados.
2. Quando Isaías advertiu-os do juízo de Deus eles responderam: "Apresse-se e acabe a sua obra”.

IV. Ai dos que fazem confusão moral - 5:20.
A. As pessoas chamando de bem o mal, e do mal; bem, o que significa que diziam do mal: "é bom". A mesma condição existe em nossa sociedade hoje. Observe Provérbios 17:15.
1. A sociedade chama de “aborto” a escolha da mulher, a Bíblia chama isso de assassinato.
2. A sociedade chama a homossexualidade de um “estilo de vida alternativo”, mas a Bíblia chama isso de abominação - Levítico 20:13.
3. O ateísmo é chamado de uma parte da "ciência moderna”, a Bíblia chama de tolo - Salmos 14:1

B. São as possíveis razões para a incapacidade de reconhecer o pecado, o que foi nos dias do profeta Isaias; pode ser as mesmas razões porque as pessoas hoje não reconhecem o pecado pelo que ele é.
1. O medo de ofender os outros.
2. Justificar a nós mesmos.
3. Ignorância.
4. Para fazer os outros sentir-se bem, em vez de culpados.
5. Fazer-nos sentir confortáveis com aquilo que nos preocupam.

V. Ai dos que concebem as sua próprias normas - 5:21.
A. O primeiro pecado foi provocado pelo desejo do próprio padrão de certo e errado.
1. Eva comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, quando Satanás disse a ela que se ela comesse, ela seria como Deus, conhecendo o bem e o mal - Gênesis 3:5.
2. Seu pecado, junto com Adão, teve consequências fatais - Gênesis 3:1-5, 22-24.

B. Muitos hoje negam a palavra de Deus e tentam desenvolver as suas próprias normas.
1. Deus espera que os homens discirnam entre o bem e o mal - Hebreus 5:14.
2. Deus espera que aborreçamos o mal e escolhamos o bem - Romanos 12:9.

VI. Ai dos que corrompem a justiça - 5:23.
A. Os que eram incapazes de executar a justiça de forma justa.
1. Justifica as ações dos ímpios
2. Desonrando aqueles que eram justos diante de Deus.

B. Eles eram incapazes de executar a justiça, porque eles tinham aceitado subornos.
1. Eles colocaram um valor maior em dinheiro do que na verdade estava estipulado.
2. Devemos comprar a verdade e não a vender - Provérbios 23:23.

Conclusão:
1. Ai dos avarentos, ai dos carnais, ai dos cativos do pecado, ai dos que fazem confusão moral, ai dos que concebe as suas próprias normas, ai dos que corrompem a justiça.


Pr. A Araújo

11 abril 2014

UMA IGREJA VIVA - At 2:42-47

1 – Fundamento doutrinário sólido (V. 42)

2 – Comunhão diferenciada (v. 42-43a)

3 – Manifestações extraordinárias de Deus  (v. 43)

4 – Solidariedade abrangente (V. 44-45)

5 - Adoração que equilibra templo e o lar (v. 46-47)

6- Evangelismo pessoal (v. 47)

10 abril 2014

A VOZ DO SENHOR

- A voz de Deus é a voz da correção, do juízo, mas também do amor, da paz. 
- Voz que transmite fé, perdão, graça, misericórdia, etc.

1 – A voz do Senhor é como trovão
- 1 Samuel 7.10

2 – A voz do Senhor faz tremer os inimigos
- 1 Samuel 14.15

3 – A voz do Senhor faz maravilhas
- Jó 37.5

4 – E o Senhor trovejou nos céus
- Salmo 18:13

5 – A voz do Senhor separa as labaredas de fogo
- Salmo 29:9

6 – A voz do Senhor faz parir as cervas
- Salmo 29:9

MISSÃO, UMA OBRA EXCELENTE

1. Missão a obra que o engenheiro não faz

2. Missão a obra que o juiz não determina

3. Missão a obra que o advogado não defende

4. Missão a obra que o político não apresenta

5. Missão a obra que o pedagogo não ensina

6. Missão a obra que o filosofo não discute

7. Missão a obra que o poeta não descreve

8. Missão a obra que o homem meramente religioso não consegue compreender.

- Missão uma obra excelente , para pessoas excelentes.

09 abril 2014

O FALSO LIDER (Judas 1: 3-5)

- Judas mostra urgência em seu propósito de advertir os filhos de Deus contra os falsos Mestres. De acordo com a Bíblia vejamos algumas evidências de um falso Lider.

1- É motivado por ganho pessoal VS: 10-11, 2 Pedro: 2:3

2- Rejeita autoridade estabelecida 2 Pedro: 2: 10 e 14

3- Usa a ovelha para satisfazer seus propósitos e nescessidades.

4- É dominador.

5- Tem comportamento libertino 2 Pedro: 2:2

6- Se autopromove

7- Perverte a verdade. 2 Pedro: 2: 1

CONCLUSÃO:
- Rejeite qualquer ensinamento que negue a divindade de Jesus, estribe-se na Palavra de Deus para não ser atraído pelo pecado e por qualquer doutrina falsa.

08 abril 2014

PARA UMA COMUNHÃO PERFEITA

- Nos Salmos penitenciais, o salmista Davi descreve o seu arrependimento, depois da sua comunhão com Deus ser interrompida por pecados praticados e seu retorno a essa comunhão.
- Vamos observar a trajetória que ele faz de forma didática e pedagógica nos Salmos mais conhecido sobre a confissão.

1. Confissão (Sl51. 1-6). Reconhecer ou declarar pecados (Sl 32.3,4; Ed10.1,11;Rm10.10;Hb4.14).

2. Restauração (Sl 51.7-12). Restituir, consertar, renovar. Note as declarações do poeta: “limpo,” “alvo mais que a neve,” “júbilo de alegria” “exultem os ossos” “um coração puro” “um espírito inabalável” alegria da tua salvação (Dn9. 25; At 1.6).

3. Consagração (Sl 51.13-17). Dedicar, tornar sagrado (Êx 32.29; 2Sm 8.11;Lv27.28;1Re8.63;2Cr 2.4;Lc2.23;Hb2.10). Para o salmista um coração compungido e contrito sim, se constitui um sacrifício agradável a Deus.

4. Edificação (Sl51. 18,19) = construir. Por estes versículos nos certificamos de como o pecado de uma só pessoa pode afetar a vida de outros que lhe acercam. Só após se concertar, ele começa a pensar no engrandecimento e edificação de Jerusalém (1 Co 14.3,12,26; 2Co10.8;12.19;Ne4.6;1Re6.1;Sl127.1;1Cr17.12;22.19;Pv9.1;14.1;24.3;Is61.4;Jr29.5;Ag1.8;Mt16.18;Lc 648;14.30;At20.32;1Ts5.11;Ef2.20;Jd versículo 20).

Conclusão 
- Apesar de sua fraqueza o salmista nos ensina através desta retórica nos ensina como é que devemos se achegar perante o trono da graça de Deus, nesta ordem: 1º temos que confessar os nossos pecados a Deus; 2º só assim podemos ser restaurados de tal malefício; 3° Aí o Senhor nos restaura e reintegra a nossa condição de servo e em condições para o seu serviço; 4º só então estaremos em condições de realizar a sua obra que é a restauração.
- Assim como na construção civil não se começa a fazer a casa pelo telhado e sim pela fundação ou alicerce; devemos nos alicerçar na oração e jejum para podermos obter êxito na nossa trajetória.
- Que o Senhor nos ajude e nos guarde de todos os males e que possamos estar em pé na presença de Deus até o dia de Cristo, Amém

05 abril 2014

O ÍMPIO

1. Ímpio desde a sua concepção
- Salmo 58:3

2. Seu nome cai em podridão
- Provérbios 10:7

3. Sua alma deseja o mal
- Provérbios 21:10

4. Seu caminho conduz à escuridão
- Provérbios 4:19

5. Seu fim é terrível
- Salmo 73:18,19

6. Sua morte
- Salmo 37:20; Jd. 15

7. Seu destino eterno
- Salmo 9:17

04 abril 2014

A BUSSOLA DE DEUS (João 5:39,40 )

1. ELA REVELA A NOSSA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS 
- Existem muitas pessoas que acreditam estar no caminho certo, mas se encontram completamente distantes de Deus.  João 6:68,69 

2. ELA REVELA A DECISÃO A SER TOMADA 
- Mais importante que saber onde estamos, é saber para onde devermos ir. João 7:37-39 

3. ELA REVELA O QUE ENCONTRAREMOS NO FIM DA JORNADA 
- A Bíblia é especial para conduzir a nossa alma a Deus, e para garantir antecipadamente o que encontraremos no fim da estrada 

O PODER DO REINO DE DEUS (Mateus 6:9-13)

1. DEUS GOVERNA A TERRA APARTIR DO CÉU - (v.9-10) 
- Só Deus pode manter a ordem de tudo estando tão longe

2. DEUS SUPRE AS NECESSIDADES DE SEUS SÚDITOS - (v.11-12) 
- O Rei nos supre com o suficiente para compartilharmos com o outro

3. DEUS NÃO SÓ ABRIGA OS SEUS COMO OS DEFENDE DO MAL - (v.13) 
- Deus é o único que tem poder para defender seus súditos

AS EXPECTATIVAS DO REI (Lucas 19:28-44)

- O REI ESTÁ A PROCURA DE QUEM QUEIRA... 

1. SERVÍ-LO - (v.30) 
“Servimos-nos tanto de Jesus, que acabamos por nos esquecer de servi-Lo.” 

2. ACLAMÁ-LO - (v.37) 
“Reconhecê-lo com toda a nossa alegria deveria ser uma expressão natural em nossas vidas.” 

3. RECEBÊ-LO - (v.44) 
“Se aproveitássemos todas as oportunidades que Deus nos dá,seríamos não só maduros na fé, mas plenamente realizados na vida.”

03 abril 2014

QUEM É JESUS? (Hebreus 13)

ELE É O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS 
A glória (qabôd) ficava no tabernáculo, no lugar chamado debhir, atrás das cortinas. Lugar sagrado. A qabôd está no Filho. Nele nos encontramos com Deus: João 14.8-9. “Resplendor” é apaúgasma, radiância que surge de luz brilhante, o surgimento de uma aurora repentina, superando as nuvens, ao nascer do sol. No meio das trevas do mundo, Cristo surgiu, trazendo e sendo a glória de Deus. Por isso Jesus disse que é a luz do mundo (João 8.12).

2. ELE É A EXPRESSA IMAGEM DO SER DE DEUS
“Expressa imagem do seu Ser” é o grego charakter, de onde veio “caráter”. Significa “carimbo ou gravação de cera que autenticava o documento”. O carimbo difere do documento, mas há uma correspondência exata entre os dois. Qual é o caráter de Deus? É o de Jesus. Quer saber como é Deus? Olhe para Jesus. Procura por Deus? Não o busque na natureza nem dentro de você. Ele está em Jesus. Não cante aquele corinho “Quero te ver, quero te tocar”. Quer ver a Deus? Olhe para Jesus! Ele autentica a obra de Deus Pai neste mundo.

3. ELE É SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS CRIADAS POR DEUS
Comecemos pelo v. 2: Deus é Criador e Sustentador. Não é o relojoeiro que deu corda e se foi. É o relojoeiro que continua cuidando. Este relojoeiro cuidador tem um nome: Jesus (João 1.3). O universo deve sua ordem a ele. Como? Por sua Palavra (Salmo 33.6). A Palavra criou: “Disse Deus” (Gênesis 1.3). A Palavra sustenta. Jesus Cristo é mostrado como sendo a Palavra que criou e que rege: João 1.14 e 1João 1.1). “Sustentando” é ferôu, com a ideia de “fazer ser, fazer acontecer”. O Filho é quem faz o mundo ser.

CONCLUSÃO
Ele criou o universo. Ele sustenta o universo. Ele pode recriar sua vida. Criou o mundo, não pode refazer sua vida? Pode perdoar você de todas as suas falhas. Pode consolar sua vida de todas as dores. Ele sustenta o universo. Tem poder para sustentar a sua vida! Ele é o mais perfeito retrato de Deus. Quer saber como Deus é? Olhe para Jesus. Quer que Deus cuide de sua vida? Entregue-a a Jesus e confie nele de todo o coração.