31 março 2014

DEVEMOS FUGIR...

1. Da ira de Deus. Mateus. 3:7

2. Da prostituição. 1 Corintios 6:18; 2 Pedro 1:4
 
3. Da idolatria. 1 Corintios 10:14; 1Tessalonicenses 1:9; 1 João 5:21

4. Das paixões da mocidade. 2 Timoteo 2:22

5. Dos falsos pastores. João 10:5

6. Do amor ao dinheiro. 1 Timoteo 6:6-11

30 março 2014

O DEUS QUE LIVRA (Daniel 3.19-30)

- No monte Sinai, Deus escolheu um povo para que fosse seu representante, e Israel foi o povo escolhido o qual Deus fez dele uma nação. São muitas as perguntas em volta desta escolha.
- Porque Deus escolheu este povo, já que eram tão desobedientes? A resposta é simples: Qual povo que não é desobediente?
- Sabemos que a desobediência é um mal existente em todos os povos. O que diferencia o povo de Israel dos outros é que eles são fieis e dedicados. O pacto que Deus tinha com Israel era de fazer esta nação, uma nação de sacerdotes, uma nação totalmente dedicada a servi-lo e testemunha-lo, mas eles fizeram outras escolhas. O resultado desta escolha é uma nação que vive sobre constante ameaça.
- Deus quer se relacionar com o homem e faze-lo um verdadeiro adorador. Deus tem se manifestado no meio dos que o buscam. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18: 20).
- Em nossos dias a Igreja é um dos locais onde se pode ter um encontro com o Deus todo Poderoso. Estes encontros são agradáveis porque o cenário é todo preparado para que haja perfeita comunhão.
- Mas, o que fazer quando Deus marcar um encontro conosco nos lugares onde nós não gostaríamos de estar?
- O texto celebra a vitória de três homens que tinham o caráter de Deus. Em Daniel 3: 12 o texto diz que tais homens foram constituídos para tratarem assuntos do rei, então estes homens eram de sua confiança.
- Eles foram convocados para trabalhar no palácio do rei. Qual o perfil desses homens? O texto nos da o perfil destes jovens: "Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus" (Daniel 1: 3-4).
a- Eram jovens sem nenhum defeito.
b- De boa aparência.
c- Instruídos de toda a sabedoria.
d- Competentes para assistirem no palácio do rei.
- Aqueles jovens não eram um qualquer, mas homens de boa reputação, no entanto o rei não sabia que todo o conhecimento e inteligência daqueles homens eram fruto de sua relação com o Deus. Eles traziam consigo uma herança cultural e religiosa fundamentada em sua comunhão com Deus. "Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos" (Daniel 1: 17).
- Esta era a grande razão o porquê Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdênego faziam parte de um seleto grupo de escravos. Escravos que migram para a condição de administradores do reino. Suas situações eram de muito conforto, mas um dia a sua fé é colocada à prova.
- O rei manda que eles se prostrem e adorem a gigantesca imagem. Eles se recusam a adorar o ídolo e são denunciados ao rei (Daniel 3: 12).
- O rei os interroga e lhes diz: Prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (Daniel 3: 15).
- A resposta dos verdadeiros adoradores do Senhor é direta e sem rodeios: "Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste" (Daniel 3: 16-18).
- Quais são as lições que estes jovens têm a nos ensinar:

1. ELES PREFEREM ENFRENTAR A MORTE EM VEZ DE ADORAR O ÍDOLO.
- Tudo o que eles teriam que fazer seria dobrar os joelhos para adorar a imagem de ouro e eles salvariam suas vidas e seriam reintegrados às suas posições de poder, honra e status. Apenas um gesto e uma palavra de adoração ao ídolo seria o suficiente para salvá-los. Mas eles se recusaram a fazê-lo.
- A reação seria inevitável: O REI SE SENTIU INSULTADO e ficou furioso mandando que fossem lançados na fornalha de fogo aquecida muito além do normal (Daniel 3: 19).
- O que seria a sua sepultura se tornou a sua redenção. O Deus verdadeiro não somente os livrou, mas estavam caminhando com eles (Daniel 3: 24-25).
- O rei de insultado se colocou espantado e atemorizado. Reconheceu que só o Senhor é Deus. "Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo" (Daniel 3: 26).
- A fornalha, que parecia ser o lugar que daria fim às suas vidas acabou se tornando o lugar onde eles tiveram um encontro com Deus. 

2. DEUS DECIDE LIVRÁ-LOS NA FORNALHA E NÃO DA FORNALHA.
- Entrar na fornalha foi o maior acontecimento da vida daqueles homens porque Deus estava lá. Deus transformou a derrota em vitória. Deus disse a eles o mesmo que está dizendo a você agora: “Eu tenho um encontro marcado com você na fornalha de fogo ardente”. 
- Quantas vezes somos desafiados a entrar na fornalha?
- Quais são as fornalhas que estão diante de nos hoje?
- Fornalha representa o alto preço que temos que pagar para alcançar bênçãos. 
- Fornalha representa as escolhas que temos que fazer entre o certo e o errado.
- Cuidado com as escolhas! Se dobrar aos ídolos parece ser mais fácil, mas o fim é a morte.
- "Ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos" (Daniel 6: 24).

3. DEUS PERMITE QUE ENFRENTEMOS PROVAÇÕES PORQUE ELE TEM ALGO MUITO MELHOR PARA NÓS.
- Às vezes entendemos que Deus é conosco somente quando vivemos uma vida de conforto. Deus esta presente em nossas vidas em todo o momento. É nos momentos difíceis que podemos participar do impossível de Deus. A fornalha é o lugar onde você terá que apresentar a razão de sua fé.

CONCLUSÃO.
- O mal proposto pelo inimigo não prevaleceu sobre as suas vidas.
- Sabem porque?
- Porque eles confiaram em Deus e o próprio Deus veio ao seu encontro. Não tenha medo de ser lançado na fornalha de fogo ardente porque Deus virá ao seu encontro.
- Se você está na fornalha, não se desespere. Você não vê, mas outras pessoas a sua volta estão vendo que você não está sozinho porque Jesus, “o quarto homem da fornalha ardente” está ao seu lado.

29 março 2014

DEUS CHAMA TRABALHADORES

1. – Moises cuidava de ovelhas
- Exodo 3:1

2. – Saul cuidava de jumentas
- 1 Samuel 9:3

3. – Davi era pastor de rebanho
- 1 Samuel 16:11

4. – Elizeu era agricultor
- 1 Reis 19:19

5. – Levi era cobrador de impostos
- Lucas 5:27

6. – Os discípulos eram pescadores
- Marcos 1:16-18

- Quando Deus escolhe, escolhe pessoas que tem aptidão para o trabalho, Deus não chama preguiçoso, pois o próprio Deus trabalha (Isaias 43:13; 64:4).

28 março 2014

A ORAÇÃO EFICAZ (2 Cronicas 7.1-16)

1 - Desceu fogo do céu

2 - Consumiu o holocausto

3 - Consumiu o sacrifício

4 - A glória encheu o templo

5 - A gloria encheu os sacerdotes

6 - Todos adoraram ao senhor

7 – Todos louvaram ao senhor

27 março 2014

PARA VIVER NO CÉU

1. Você tem que acreditar que Jesus é o Filho de Deus 
- Marcos 16:16

2. Você deve se arrepender de seus pecados 
- Atos 2:38

3. Você deve confessar a sua crença de que Jesus Cristo é o Filho de Deus 
- Mateus 10:32-33

4. Você deve ser batizado para receber o perdão dos seus pecados 
- Marcos 16:16, Atos 2:38

5. Você deve, então, viver uma vida de fidelidade a Deus
- Apocalipse 2:10

26 março 2014

O SAL DA TERRA (Mateus 5.13)

- Não basta uma pessoa querer ser "sal", ou pensar e dizer que é "sal".
- O sal verdadeiro é inconfundível, devido às suas QUALIDADES:

1. SUA CAPACIDADE DE CONSERVAR
- O sal foi o primeiro conservante utilizado pela humanidade. 
- Todo cristão verdadeiro é um CONSERVADOR.
- Ele crê na Bíblia e condena todas as formas de pecado que ela denuncia, não importando se a sociedade o considera politicamente incorreto, retrógrado, careta ou coisas semelhantes.
- Ele repudia tudo aquilo o que a Bíblia denuncia, coisas tais como o adultério, a fornicação, a pornografia, as piadas indecentes, o homossexualismo, o ódio, a fofoca, etc.

2. SUA FACILIDADE EM DAR SABOR 
- Uma das grandes busca do ser humano é por sabor. Sabor na vida, na existência. E, nesta sua busca por sabor, enganado e iludido pelo Diabo, ele acaba experimentando vários "sabores" estragados, contaminados, venenosos.
- Todo cristão verdadeiro tem o SABOR DE CRISTO e é capaz de dar um tempero especial à vida das pessoas ao seu redor.

3. SEU VALOR INTRÍNSECO 
- Não é à tôa que a palavra "salário" vem de sal, pois, nos tempos de Jesus, o sal era tão valioso que era usado como moeda.
- Todo cristão verdadeiro tem VALOR INTRÍNSECO, pois o Espírito Santo de Deus produz em seu íntimo uma série de qualidades inigualáveis, conforme nos relata Gálatas 5.22:
- Amor
- Alegria
- Paz
- Longanimidade
- Benignidade
- Bondade
- Fidelidade
- Mansidão
- Domínio próprio

Conclusão:
- Se algum cristão não é Conservador, não é capaz da dar sabor à vida das pessoas ao seu redor nem tem valor intrínseco, NÃO É CRISTÃO.
- O cristão verdadeiro, aquele que um dia se arrependeu de seus pecados e abriu seu coração para Jesus, este, sim, tem estas qualidades e é considerado por Deus (e também pelos homens) o SAL DA TERRA!

25 março 2014

A SALVAÇÃO

1. O autor da salvação: o Senhor Jesus. Hb. 5:9. 

2. O único caminho para a salvação é Jesus. Jo. 14:6; At. 16:17. 

3. Deus abre o conhecimento para a salvação. 1 Jo. 5:13; Lc. 1:77; Jr. 31:34. 

4. A salvação enche o coração de alegria. Sl. 5:11; 40:16: Is. 12:3. 

5. O dia da salvação é o tempo oportuno. 2 Co. 6:2. 

6. A fonte da salvação alimenta a nossa vida espiritual. At. 4:12. 

7. A esperança da salvação não confunde. Gn. 49:18; Sl. 119:166.

8. O finalidade é a vida eterna. 1 Pe. 1:9.

24 março 2014

A AJUDA DE DEUS

I – A AJUDA DE DEUS É PARA QUALQUER TIPO PROBLEMA
- Você nunca terá um problema que Deus não possa resolver

II – A AJUDA DE DEUS É PARA TODAS AS PESSOAS
- Pela parte de Deus, você também está nos seus planos para receber sua ajuda 

III A AJUDA DE DEUS VEM ATRAVÉS DA INTERCESSÃO DA IGREJA
- Como igreja temos a responsabilidade de orar intercedendo pelos necessitados da ajuda do Senhor
- Deus ao seu tempo e modo há de responder
- Tem alguém aflito, angustiado, derrotado, quebrado, sem esperança, enfim precisando de ajuda?
- Deus o verdadeiro ajudador está querendo ajudar.
- Não tem limite de tamanho de problema
- Ninguém é descartado de sua ajuda
- Você sabe de alguém que está precisando de ajuda?
- Traga ao conhecimento da igreja, ou grupo de irmãos 
- Certamente Deus agirá

23 março 2014

O PARALITICO (Atos 3)

1. Sua necessidade. 
a) Dependente, precisava ser carregado. 
b) Pobre, vivia de esmolas. 
c) Era um peso para outros. 

2. Sua experiência. 
a) Foi atendido além do esperado. 
b) Uma cura maravilhosa. 
c) Uma transformação, manifestada diante de todos. 

3. Sua gratidão e seu testemunho. 
a) Deu um salto e passou a andar. 
b) Louvou a Deus. 
c) Era uma testemunha viva e visível do Senhor.

22 março 2014

PERMANECEM (I Corintios 13.13)

I. Fé
a. Eu sei em quem tenho crido. 2 Timóteo 1:12
b. Fé para vencer. 1 João 5:4
c. Acredite em Deus e Cristo (confiança). João 14:1-5

II. Esperança
a. Salvos em esperança, paciência. Romanos 8:24-25
b. Esperança de vida eterna. Tito 1:2
c. Uma âncora da alma. Hebreus 6:18-20
d. Uma esperança confortadora. 1 Tessalonicenses 4:13,14,18

III. Amor
a. Amor de Deus que nos amou primeiro. 1 João 4:19
b. Cristo entregou a sua vida por amor, através da sua morte temos vida eterna. João 3:16
c. Todas as coisas cooperam para o bem. Romanos 8:28

21 março 2014

PASSOS PARA SE TORNAR UM CRISTÃO MEDIOCRE

1- Trabalhe no mínimo 12 horas por dia, se possível leve trabalho para casa e também use os fins de semana para adiantar o serviço.

2- Faça cursos, seminários, faculdades, todos focando na carreira profissional, não se preocupe em estudar a Bíblia ou nada ligado a teologia, afinal isso é para escribas e fariseus.

3- Em casa procure ficar antenado com o que está acontecendo, assista novelas, seriados, filmes, se mantenha o mais informado possível.

4- Esteja em todas as redes sociais, Facebook, Orkut, Twitter e todas as outras que surgir, empenhe-se em fazer o social com a galera, e envie muitas coisas engraçadas porque é disso que o povo gosta.

5- Leia muitos livros de pastores, bispos, e etc… não importa se não der tempo de ler a bíblia, o importante é aprender de quem está em evidência.

6- Procure acumular bens, casas, carros, coisas de luxo, é importante mostrar para os outros que o “senhor” tem te prosperado.

7- Se alguém vier lhe pedir comida ou esmola, feche o vidro do carro e não abra a porta da casa, não se sinta culpado em não ajudar pois você não é o salvador do mundo.

8- Ao ver alguém em dificuldade, seja enfermidade, nas finanças, casamento, limite-se em dizer que irá orar pela pessoa, e não tem problema se esquecer de orar depois, afinal Deus sabe de todas as coisas.

9- Se depois de tudo isso ainda lhe sobrar algum tempo livre, procure descansar, se possível faça uma viagem para Resorts, ou em cruzeiros, de preferência em lugares paradisíacos onde “poucos” tem acesso, afinal você é um privilegiado do Senhor e tem que desfrutar do melhor dessa terra.

10- Por fim leia, dê risada dos itens acima, compartilhe com seus amigos e finja que nada disso acontece com você, pois a vida continua.


Fonte: Bíblia Comentada.

20 março 2014

O AMOR DE DEUS (1 Corintios 13)

1. Grande. Efésios 2:4,5; João 15:13. 

2. Perdoador. Oseias 14:4; Provérbios 10:12.

3. Sobrenatural. 1 João 3:1.

4. Inefável. 2 Corintios 9:15.

5. Infinito. João 3:16.

6. Uma aliança perpétua entre Deus e os Seus. Romanos 8:38,39.
7. Eterno. 1 Corintios 13:8.

19 março 2014

O PARALITICO NA PORTA FORMOSA (Atos 3)

1. Sua necessidade.
a) Dependente, precisava ser carregado.
b) Pobre, vivia de esmolas.
c) Era um peso para outros.

2. Sua experiência.
a) Foi atendido além do esperado.
b) Uma cura maravilhosa.
c) Uma transformação, manifestada diante de todos.

3. Sua gratidão e seu testemunho.
a) Deu um salto e passou a andar.
b) Louvou a Deus.
c) Era uma testemunha viva e visível do Senhor.

17 março 2014

EU SOU A PORTA (João 10:9).

- Jesus é a única porta para a vida eterna:

1. É a porta mais segura. Vv.28,29; Fp.1:9; Rm. 8:31ss.

2. É a porta para a comunhão, Ele permite a passagem. V.9.

3. É a porta para a liberdade, os Seus entram e saem. V.9. 

4. É a porta para glória do Pai. Jo. 14:6.

5. É a porta que está sempre aberta. Jo. 6:37.

16 março 2014

A DRACMA PERDIDA (Lucas 15:8-9)

- Valores perdidos devido ao descuido: paciência, compreensão, dedicação ao serviço, harmonia, respeito, paz, primeiro amor 
- Uma moeda = décima parte.
- Vale bem mais do que aparece – Mulheres casadas, usavam uma guirlanda na cabeça onde havia uma moeda – sinal profético da perpetuação de sua geração, respeito, honra.
- Há certos valores que não têm preço, não podem ser comprados, mas, adquiridos.
- Analisando o texto verificamos:
- O valor (dracma) foi perdido “dentro de casa.”
- Há valores que nós perdemos. Ninguém roubou, ou seja, aconteceu devido ao descuido.
- O que fez a mulher citada por Jesus na parábola?

1.Acendeu a candeia
- No escuro não se encontram os valores perdidos;
- Luz = a ação reveladora do Espírito Santo ao homem.
- “Examinai a si mesmo...” 1 Co. 11:28a – O Apóstolo diz que a pessoa deve encontrar dentro de si mesmo o que foi perdido;
- “Sonda-me Senhor e me conheces...” Sl. 139:23
- Quietude diante de Deus afim de “clarear” as coisas.
- Menorah = 7 dias na semana não faltará luz na sua casa.

2.Varreu a casa
- A sujeira impede de encontrar a moeda, valor perdido;
- A sujeira vai penetrando na alma do homem (pelo sistema corrupto, mídias, malícias, etc), de tal forma que este tem dificuldade de achar seus valores perdidos.
- Lixo eletrônico, lixo emocional de hoje distorce os valores: PC, Redes Sociais em exagero, etc.
- Livre-se da sujeira para encontrar a dracma.

3.Procurou com diligência
- Chorar no apelo X atitude para resgate de valores;- Tem que ter disposição para o conserto: Deus não dá nada para quem não valoriza!
- Is. 44:3 – é sobre o sedento que Ele derramará água!
- Jesus disse que não é pra darmos pérolas aos porcos.

4.Até encontrar
- Diligência = qualidade da busca
- Perseverança = duração da busca
- É preciso ter fé
- É preciso perseverar também!
- NÃO se conforme com as perdas (Lc. 15)
- Empenho – Dedicação – Determinação: Você vai encontrar!
- O valor perdido está mais perto do que você pensa – o molho de chaves do carro.

5.Alegrou-se com amigas
- Encontraram-se para celebrar;
- O testemunho da ‘reconquista’ desperta outros para crerem – 1 Co 1:4;
- Exemplos: Endemoninhado Gadareno: “Vai para tua casa, para os teus e anuncia-lhes...” Mt. 5:19-20.

15 março 2014

TRÊS SINAIS DA FÉ VIVA (Salmo 40:1-10)

1. Clamar. V.1. 
a) Esperei pelo Senhor - Ele ouviu o meu clamor. V. l. 
b) O clamor do pecador por compaixão. Sl. 51 :1; Lc. 18:13. 
c) Do discípulo em perigo. Mt. 8:25. 
d) Do necessitado: segue a salvação. Mt. 15:22,25,28 
e) Da fé que traz a salvação. Sl. 40:1,2. 

2. Cantar. V.3. 
a) Ele pôs um novo cântico na minha boca. V.3. 
b) Quem é o cantor? O salvo. 
c) O que ele canta? O novo cântico. Ap. 5:9,10. 

3. Falar e testemunhar. Vv.3-5,9,10. 
a) Primeiro fala o seu andar - muitos o verão. Vv.3-5. 
b) Ele testemunha as incontáveis maravilhas feitas por Deus. Vv.4,5. 
c) Depois a sua língua glorifica na congregação. Vv.9,10.

Georg Brinke

14 março 2014

UM VASO DE HONRA

- Para fazer seus milagres, Deus precisa de vasos disponíveis. Foi assim na multiplicação do azeite da viúva (II Reis.4) e na transformação da água em vinho (João 2).
- Deus pode fazer maravilhas quando nos apresentamos a ele como vasos disponíveis para a sua obra (Atos 9.15). 

1- O material do vaso. 
- Enquanto formos inflexíveis como a pedra, não poderemos ser usados. Ser inflexível é não perdoar, não aceitar correção, não se arrepender, não reconhecer o erro, não chorar, não querer mudar. Sejamos flexíveis como o barro nas mãos do oleiro (Jeremias 18.1-6). 
- A lama não serve, pois representa instabilidade, insegurança e contaminação. 
- O ouro e a prata serão muito úteis, mas terão que passar pelo fogo das tribulações para se tornarem flexíveis.

2- A condição do vaso. 
- O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora. 
- Aqui estão incluídos os pecados visíveis e os ocultos, do corpo e da alma, os que o homem vê e os que só Deus vê. 

3- O conteúdo do vaso. 
- Na bíblia encontramos vasos contendo água (João 2), vinho (João 2), perfume (Lucas 7.37), azeite (II Reis.4), maná (Êxodo 16.33), tesouro (II Corintios 4.7), vinagre (João 19.29), etc.
- Precisamos nos livrar do conteúdo maligno, o pecado guardado. 
- Precisamos nos encher da palavra de Deus (Colossenses 3.16) e do Espírito Santo (Efésios 5.18). 

4- A utilidade do vaso. 
- Deus não precisa de vasos ornamentais. 
- Não devemos ser apenas receptores, mas recipientes, que recebem, guardam, conservam e compartilham na hora certa. Precisamos compartilhar a palavra, a fé, o amor, a unção, etc. 

Conclusão: 
- Coloque-se nas mãos do oleiro para que ele o transforme, limpe e use para a sua glória.

13 março 2014

A PÁSCOA

- ORIGEM : A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) ; Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), depois de os descendentes de Abraão (Abrão) passarem mais de 400 anos aproximadamente no de servidão no Egito, o povo clamou a Deus que suscitou Moises e o designou como lider do exodo e atravez dele Deus lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Deus que todos os primogênitos Egípcios seriam exterminados, mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, inclusive o filho de faraó. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida em 1445 A.C
- A partir daquele momento o povo Hebreu, posteriormente chamados de Judeus, passaria a comemorar a pascoa todos os anos, na primavera, em data aproximada a "Sexta feira santa", obedecendo as ordenaças Divinas para aqule rito.
Porem o sacrificio passou a ser apenas comemorativo, diferente do primeiro no Egito, que foi um sacrificio eficaz.
- Em cada pascoa o povo se reunia segundo sua familia, sacrificavam um cordeiro (que tipificava o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo "JESUS"), tiravam todo o fermento que por ventura tinham em suas casa (fermeto que simbolisava o "PECADO") e comiam ervas amargas para se lembrarem da servidão no Egito e contavam a Historia de como o JEOVÁ livara seus ancestrais da escravidão.
- Assim os Jedeus relembravam sua libertação do egito de gereção em geração.
- Porem o Novo Testamento, afirma explicitamente que as festas Judaicas eram apenas "SOMBRAS" das coisa futuras(CL 2.16,17; HB 10.1).
- LEMBRAR DE CRISTO: Note alguns detalhes da Pascou que nos fazem lembrar de Cristo

1- GRAÇA: Diferente do que fazemos no mundo em que vivemos, Deus nao tirou o povo do Egito por que eles mereciam, mas por que os amou e por ser fiel ao seu concerto com o povo Da mesma cristo Nos traz Salvação, não por que somos merecedores, mas por que nos amou incondicionalmente.

2- LIVRES DA MORTE: O sangue do cordeiro nos umbrais da portas, prefigurava o livramento da morte espiritual, que sangue de Cristo derramado na cruz nos proporciona.

3- CORDEIRO: O cordeiro era um sacrificio que que servia de substituto dos primogenitos, e isto prenunciava o sacrificio de Cristo em lugar daqueles que crerem.
Assim disse João Batista: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

4- SEM MÁCULA: O cordeiro para o sacrificio, só seria aceito se nao tivessa mácula, Assim o sacrificio pela humanidade só seria aceito se o cordeiro fosse sem máculas, esse cordeiro foi Cristo Jesus, sem mácula (Sem pecado).

5- FERMENTO: O cordeiro não poderia ser acompanhado por fermento, o fermento deveria ser tirado de casa, o fermento simbolisava o pecado, e assim como os Hebreus deveria se separar do fermento(pecado) assim são aqueles que participam da pascoa em Cristo Jesus, devem se separar do pecado, que separa o homem de Deus.

Subsidios:
A História do coelhinho da Páscoa e dos ovos 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Porque não comer carne, onde surgiu este costume?

Sabe-se, mais ou menos, que o rito (ou mito) começou lá pelo início do século IV. Nesse período ficou recomendado uma observância de jejum durante a quaresma. 40 dias que antecedem a Páscoa.

Durante os 40 dias, as pessoas teriam que observar jejum durante o dia. Como o pessoal já não se alimentava muito bem nessa época, a tradição não teria dado muito certo. Com o tempo, a duração do jejum foi sendo reduzido até chegar à Semana Santa, apenas. Depois, ficou reduzido somente à Sexta-feira da Paixão, para depois ser reduzido à, somente, não comer carne.

Os católicos afirmam que a Páscoa Judaica passou a ser uma festa cristã quando Jesus a usou para instituir a Santa Ceia. Nós acreditamos que a Santa Ceia substituiu a Páscoa Judaica. A Páscoa Católica proíbe os "fiéis" a comerem carne vermelha na "sexta-feira santa", segundo eles, por dois motivos:

a) Meditar na carne de Cristo e o que ela sofreu na cruz;
b) Não comprar carne e assim permitir que cristãos menos favorecidos possam compra-la.

Porem a Páscoa Judaica era comemorada justamete comendo-se um cordeiro com ervas amargas, que os remetiria a saida de Israel do Egito, no dia em que sacrificaram um cordeiro que teria seu sangue aspergido nos umbrais das portas que impediria que o anjo da morte entra-se em suas casas.

"E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. 10 E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo." (Êx 12.8-10)"

11 março 2014

JESUS, ENTRA NA MINHA CASA (Lucas 19.2-10)

1. JESUS SEMPRE DÁ OPORTUNIDADE AO PECADOR - Lucas 19.2 
* Ele vai ao encontro dos que anseiam por Ele - Ezequiel 34.16 

2. JESUS SEMPRE SE REVELA A QUEM O DESEJA VER - Lucas 19.3
* Ele aguarda que almas escolham seu destino - Deuteronômio 11.26 

3. JESUS SE AGRADA DE QUEM O BUSCA CONHECER - Lucas 19.4 
* Ele se revela quando desejamos conhece-lo - Oséias 6.3 

4. JESUS BUSCA O HOMEM TAL COM O BUSCAMOS - Lucas 19.5 
* Ele chama o pecador para vir ao seu encontro - Tiago 4.8 

5. JESUS RECEBE O PECADOR COM TODA ALEGRIA - Lucas 19.6 
* Ele nos chama para desfrutarmos da sua companhia - Apocalipse 3.20

6. JESUS NUNCA IRÁ FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS - Lucas 19.7 
* Ele aceita o pecador não importando a sua condição - Mateus 11.28 

7. JESUS QUER A CONVERSÃO COM ARREPENDIMENTO - Lucas 19.8 
* Ele quer iniciar uma vida nova em nosso coração - Romanos 6.4 

8. JESUS TEM DESEJO QUE TODO SER VENHA SE SALVAR - Lucas 19.9 
* Ele garante que seus milagres são extensivos - Atos 16.31 

9. JESUS VEIO TRAZER SALVAÇÃO A TODA ALMA PERDIDA - Lucas 9.10
* Ele não veio destruir o pecador e sim salva-lo - João 10.10 

09 março 2014

UM HOMEM DE FÉ (Mateus 8.5-13)

1. ROGUE A JESUS CRENDO QUE ELE É A SOLUÇÃO
* Chegue a Jesus que Ele vai te ouvir e atender - Mateus 8.5 
* Diga para Jesus qual o motivo da tua aflição - Mateus 8.6 
* Conte com Jesus que Ele vai dar o que tu pedes - Mateus 8.7 

2. ACREDITE QUE JESUS PODE REALIZAR O MILAGRE
* Nossa humildade opera reações favoráveis de Deus - Mateus 8.8 
* O poder divino está acima de qualquer autoridade - Mateus 8.9 
* Toda postura de fé é elogiada pelo Senhor - Mateus 8.10 

3. ATRAVÉS DA FÉ SEMPRE TEMOS A RESPOSTA DIVINA
* As promessas divinas são para os que crêem em milagres - Mateus 8.11 
* Os incrédulos ao poder divino sofrerão castigos eternos - Mateus 8.12 
* O Senhor mostra que tem o poder sobre qualquer mal - Mateus 8.13 

08 março 2014

O DOM DA FÉ (Efésios 2.8)

- O crente deve saber que para poder crer em Cristo tem que ter a fé de Cristo. Essa fé nunca deixará o crente, é dom de Deus é irrevogável.

1. Antes de Cristo havia graus de fé: ainda não havia chegado o dom da fé.
a) Hc 2: 4
* O justo viverá pela sua fé.

b) Mt 8: 10
* Nunca vi tanta fé em Israel.

c) Mt 15: 28
* Ó mulher, grande é a tua fé!

d) Mc 2: 5
* Jesus viu a fé que neles havia

e) Lc 8: 48
* Filha, a tua fé te salvou.

f) Lc 12: 28
* Homens de pouca fé.

g) Lc 17: 5
* Senhor: aumenta-nos a fé

2. Jesus foi o criador dessa fé Dom que seria revelada.
a) Gl 3: 23
* Para essa fé que de futuro haveria de revelar-se.

b) Rm 1: 17
* Mas o justo viverá por fé não a sua mas a de Cristo.

c) Rm 3: 26
* É ele quem justifica ao que é da fé em Jesus.

d) Rm 12: 3
* A mesma medida para cada um.

e) Gl 2: 20
* Vivo na fé do Filho de Deus.

f) Gl 5: 22
* A fé é fruto do Espírito.

g) Hb 12: 2
* Autor e Consumador da fé.

h) Ap 14: 12
* Os que têm a fé de Jesus.

3. A fé Dom se dá uma só vez, para sempre, e é irrevogável.
a) Rm 11: 29
* Os dons (fé) são irrevogáveis.

b) Rm 14: 1
* Esta fé (Dom) não é débil, mas há débeis na fé.

c) Hb 10: 35
* O que se perde é a confiança.

d) 1ª Pe 1: 5
* Guardados pelo poder da fé.

e) 2ª Pe 1: 1
* Esta fé é igual a que alcançou Pedro.

f) Jd 3
* a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

4.A fé (Dom) é somente para os escolhidos.
a) Tt 1: 1
* Conforme a fé dos escolhidos de Deus.

b) Rm 10: 17
* Esta fé vem e se ativa nos escolhidos ao ouvirem a palavra.

c) Fp 3: 9
* Esta fé produz a justiça que agrada a Deus.

d) 2ª Ts 3: 2
* a fé não é de todos.

e) Jd 20
* É uma fé santíssima.

5. A fé (Dom) nos mantém salvos para sempre.
a) Rm 5: 1
* Justificados pois pela fé, temos paz com Deus.

b) Rm 14: 23
* Tudo o que não provém do dom da fé é pecado.

c) 2ª Co 4: 13
* O mesmo espírito que teve Jesus.

d) Hb 10: 39
* Não podemos retroceder e sim avançar sempre.

07 março 2014

PEDIR, BUSCAR E BATER

- Aqui são três ações distintas. São como três degraus de uma escada disposta em sentido vertical.

1. PEDIR
· Pedir bem
· Pedir graça e não caridade
· Pedir como filho, não como mendingo
· Pedir tudo, muito ou pouco

2. BUSCAR
· Especulação / Pedir e provocar
· A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes ou dotadas, mas de pessoas profundas
· Deus nada faz senão em resposta às nossas orações
· Se você nada tem é porque não tem orado nada.

3. BATER
· Não como batemos em uma porta estranha, discretamente. Mas como batemos na porta da nossa casa – sem cerimônia.
· O melhor exemplo está na parábola dos três pães e na parábola da viúva pobre - Lc 11.5-8; Lc 18.1-8

06 março 2014

DEUS OU BAAL?

I Reis 18.21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

Elias estava entre os maiores profetas bíblicos. Quando a nação de Israel mergulhou em sua mais profunda degradação, Elias foi o instrumento de Deus para desafiar o povo inconstante a retornar. Sua tarefa foi tremenda! Seus inimigos eram poderosos. O povo era ignorante e vacilante. No meio da terrível confusão religiosa do reinado de Acabe, Elias tentou realizar um renascimento espiritual muito necessário. Consideremos como os desafios que ele fez a Israel precisariam ser ouvidos nos dias de hoje.

A SITUAÇÃO: A APOSTASIA DE ISRAEL

A história do declínio de Israel começa com Salomão. Ainda que seu pai, Davi, tivesse tentado servir ao Senhor e tivesse humildemente arrependido quando pecou, Salomão não permaneceu fiel. Apesar de todas as bênçãos que Deus lhe deu, ele seguiu suas centenas de esposas para longe do Senhor e para a idolatria. Quando Salomão morreu, Deus retirou dele a maior parte do reino e a deu a Jeroboão. Esta nova nação, que consistia das dez tribos do norte, foi chamada Israel. Deus disse a Jeroboão que o abençoaria e estabeleceria a sua como a família real, por muitas gerações, se ele fosse fiel e obediente ao Senhor.

Mas Jeroboão não confiou em Deus. Ele não se voltou para o Senhor, mas se afastou dele. Estava tão preocupado com sua posição de poder em Israel que não queria permitir ao povo voltar a Jerusalém para suas festas religiosas anuais. Temia que o povo se decidisse a servir o filho de Salomão e não mais quisesse Jeroboão como rei.

Para impedir o povo de sair de Israel, Jeroboão inventou um novo sistema religioso. Ele tomou emprestadas muitas idéias da religião verdadeira que Deus tinha estabelecido no Monte Sinai. Com seus bezerros de ouro, centros de adoração não autorizados e sacerdotes não levíticos, Jeroboão deu um grande passo afastando-se de Deus.

OS PECADOS DE ACABE

Jeroboão não foi o pior dos reis de Israel. Deus destruiu sua família e a família de Baasa e permitiu que a família de Onri governasse Israel durante quatro gerações. O segundo rei da dinastia de Onri foi Acabe, que é descrito em 1 Reis 16:30 como pior do que todos os reis anteriores. Ele se casou com Jezabel, filha do rei idólatra de Sidom. Para agradar sua esposa, ele se esqueceu do Senhor. Construiu um templo com altar para a adoração de Baal. Sua esposa odiava os profetas do Senhor com tanta veemência que até tentou matar todos. Ela queria matar especialmente Elias.

O PERTURBADOR DE ISRAEL

Elias tentou convencer Acabe e o resto do povo a se arrependerem, quando Deus parou as chuvas durante mais de três anos, mas eles continuaram a desafiar a vontade do Senhor. Finalmente, Elias saiu do esconderijo para falar com Acabe. Quando o rei viu Elias, perguntou: "És tu, ó perturbador de Israel?" A resposta do profeta ressalta um fato importante. Aqueles que pregam a verdade e corrigem o erro não são subversores da sociedade. A fonte dos problemas sociais é o pecado, e aqueles que continuam no pecado contribuem para o sofrimento. Elias disse-o bem: "Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins" (1 Reis 18.18).

ELIAS DESAFIA O POVO VACILANTE DE ISRAEL

Numa impressionante demonstração de coragem e fé, Elias desafiou 850 falsos profetas, que eram sustentados pela esposa do rei, a enfrentá-lo no Monte Carmelo. Eles aceitaram o desafio, e o povo de Israel foi testemunhar a grande disputa. Este era o mesmo povo que Elias procurava converter. Ele queria mostrar-lhes a grande diferença entre o Deus verdadeiro e os falsos deuses que o rei deles adorava. "Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o" (1 Reis 18.21).

Os israelitas, tão acostumados a seguir cegamente seus chefes religiosos, não responderam. Seus sentimentos estavam tão embotados por gerações de tradições pecaminosas que eram praticamente incapazes de distinguir o certo do errado.

Deus mostrou ao povo a diferença. Elias e os profetas de Baal prepararam dois sacrifícios. Construíram altares, puseram lenha neles e prepararam seus sacrifícios de novilhos. Elias convidou os profetas de Baal a serem os primeiros a oferecer seus sacrifícios, exceto que eles não acenderiam o fogo. Eles deveriam orar ao seu deus para que mandasse fogo para consumir o sacrifício. Elias sabia que Deus podia fazer isto, porque já tinha consumido outros sacrifícios em gerações anteriores. Mas, e Baal? Poderia produzir fogo? Seus profetas oraram, dançaram, e até se feriram para obter sua atenção, mas Baal não respondeu. Elias escarneceu-os, sugerindo que deveriam gritar mais alto para acordar seu deus. Eles berraram com mais força, mas o impotente Baal nada fez.

Elias preparou seu sacrifício. Para ter certeza de que ninguém pudesse reclamar que ele tivesse usado de alguma trapaça, ele pediu que fosse trazida água para molhar totalmente o sacrifício, a madeira e o altar. Eles trouxeram tanta água que o rego que ele tinha escavado em volta do altar encheu-se. Somente a ação de Deus poderia incendiar este sacrifício! E foi exatamente isto que aconteceu. Elias orou: "Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles" (1 Reis 18.37).

Deus não deixou dúvida. "Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!" (1 Reis 18.38-39). Os falsos profetas que tinham enganado o povo foram mortos.

"ATÉ QUANDO COXEAREIS ENTRE DOIS PENSAMENTOS?"

Muitas pessoas em nossos dias precisam responder à mesma pergunta que Elias fez no Monte Carmelo. Talvez quando você ouvir isto, perceberá que é um daqueles que tentam ficar em cima do muro, quando se apresenta a palavra de Deus. De um lado, você vê as crenças costumeiras e as tradições religiosas do povo. Talvez você tenha confiança no fato que foi batizado e educado na fé tradicional de seus pais e avós. Talvez você confie na sabedoria e no conhecimento de seu pastor ou padre. Você pode reconhecer o fato que as doutrinas dele nem sempre concordam totalmente com a Bíblia, mas você se agarra a essa fé tradicional porque ele é o pastor e você é uma ovelha submissa.

Por outro lado, você é desafiado pelas afirmações simples da Escritura. Você entende que Deus quer ser adorado em espírito e verdade (João 4.23). Você aprendeu que essa Verdade não é o que algum pastor ou papa diz, mas o que Deus diz (João 17.17). Você sabe que esta Verdade, e não as tradições das religiões humanas, é o que liberta os homens (João 8.32). Você também sabe que seremos todos julgados de acordo com esta Verdade que Jesus revelou na Bíblia (João 12.48).

Você não deve ficar em dúvida sobre o que vai fazer. Você pode aceitar o desafio que Paulo ofereceu: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5.21-22). Conforme você examina as Escrituras para confirmar cada doutrina e cada prática de sua religião (Atos 17.11), você pode ficar surpreso com a diferença entre a vontade de Deus e as tradições dos homens. Você tem fé e coragem para abandonar todas as práticas e ensinamentos humanos para servir ao Senhor?

Deus oferece-nos a oportunidade para ficarmos livres da confusão das religiões feitas pelo homem, mas precisamos ter a coragem de por em prática o que estamos aprendendo. Tiago disse: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1.21-22).

O estudo da palavra de Deus não é meramente um exercício acadêmico para se aprender algo novo e diferente. Não é apenas equipar-nos para ver o erro na vida dos outros. Nosso propósito deveria ser primeiro examinar nossas próprias vidas, removendo toda idéia falsa e prática errada, para que possamos ficar verdadeiramente reconciliados com Deus (2 Coríntios 10.4-6).

c.v.c.

05 março 2014

RECEBENDO A UNÇÃO

.1 – Unção na mão
- Levitico 14:15

2 – Unção no dedo
- Levitico 14:16

3 – Unção na orelha
- Levitico 14:17

4 – Unção na cabeça 
- Salmo 23:5; Levitico 14:18

5 – Unção na Família
- Levitico 14:30

04 março 2014

O SANGUE DO CORDEIRO (Exodo 12.7,13,22,23)

1 – Sangue que protege 
- Josué 2.18

2 – Sangue que redime 
- Mateus 26.28,

3 – Sangue que resgata 
- 1 Pedro 18,19

4 – Sangue que dá vitória 
- Apocalipse 12.11

5 – Sangue que purifica 
- Apocalipse 7.14

6 – Sangue como pagamento 
- Apocalipse 22.14

7 – Sangue que garante vida 
- Apocalipse 5.9

01 março 2014

O DEUS QUE SE PODE CONFIAR

1. O Deus da lei
a. Deus deu a sua lei a Moises no monte – Ex. 24:12
b. Deus deu Josué em sua chamada – Js. 1:7,8
c. Deus faz prospera os obedientes a sua lei – Dt. 28:1,2
d. Os desobedientes são amaldiçoados – Dt. 28:15

2. O Deus verdadeiro
a. Deus não mente – Nm. 23:19
b. Deus é fiel – 1 Ts. 5:24; 1 Cor. 1:9; 2 Cor. 1:18; Hb. 10.23
c. Deus cumpri suas promessas – 1 Ts. 5:24; 1 Jo. 1:9

3. O Deus santíssimo
a. Deus não aceita a corrupção – Gn. 6: 11,12 
b. Deus é eternamente santo – Lv 11.45
c. Deus quer que seu povo seja como Ele é – 1 Pe. 1: 14,15

4. O Deus que salva
a. Cristo é o salvador – Jo. 3:16
b. Cristo provou ser o salvador – Rm. 5:8
c. Cristo pagou o preço do salvamento – Mt. 26:28

Conclusão:
- O Deus da Bíblia é o Deus que se pode confiar, pôs Ele prova e comprova ser todo poderoso e o único salvador.


Pr.G.S.