27 fevereiro 2011

MURMURAÇÃO (Tiago 4:11-12)


A Palavra de Deus manifesta que o falar mal de alguém ou divulgar suas faltas, constitui para Deus um delito grave. O que murmura se põe como juiz de seu irmão, e, não se conduz conforme a regra de amor e de misericórdia que deve estar presente em todas as nossas relações.
I – Resultados da murmuração

1 – Causa divisão – Atos 6:1 
A murmuração tem a habilidade de nos enfrentar, de fazer que o homem veja ao outro como seu inimigo. 
- A murmuração dividiu a igreja no primeiro século entre Gregos e Hebreus. Onde há murmuração se produz confusão e a confusão produz divisão. 


2 – Acaba com a amizade – Provérbios 16:28 
– Pessoas que andaram juntas, que se amaram, e que gostavam de compartilhar a mútua companhia, hoje, estão separadas. Demonstram frieza e tensão. Tudo porque alguém deu brecha à murmuração. 

3 – Paralisa o trabalho da igreja – Números 12:15 
– A história da igreja demonstra  que a murmuração detém o crescimento da obra de Deus. A paralisa.
- A murmuração consegue dividir a igreja, polariza os recursos desta, rompe relações, separa amigos e leva irmãos a enfrentar os líderes.
- A energia e o tempo que poderiam usar na edificação do corpo de Cristo, na salvação deste mundo perdido, são desperdiçados debilitando a igreja e arruinando sua credibilidade.

II – Como deter a murmuração
1 – Os murmuradores acabam quando não há que os escute.
2 – Quando nos damos conta que ao escuta-los nos tornamos cúmplices.
3 – Quando reconhecemos que a murmuração beneficia unicamente ao diabo.
4 – Quando se reconhece que a murmuração interrompe a obra de Deus – salmo 133:1,3.
5 – Quando se aceita que ao murmurar do que tem a imagem de Deus, se esta murmurando do próprio Deus –   Tiago 3:9.
6 – Quando reconhecemos que é pecado.
7 – Quando se reconhece que a murmuração é dirigida contra Deus – Êxodo 16:8; Tiago 4:11-12. 
Conclusão:Deus espera que avaliemos a nossa postura diante dos líderes, irmãos e amigos, pois Ele requer um amor fervente, zeloso, que cuida da dignidade e do nome do seu irmão.

BEM AVENTURADOS...

- Os bem-aventurados do Sermão da Montanha são apresentados por Jesus Cristo como sendo os humildes de coração, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça.
- O Salvador Jesus, após pronunciar estas históricas bem-aventuranças, diz a seus discípulos que esses bem-aventurados receberão o reino dos céus.
E então, a sua palavra de encorajamento e estímulo aos bem-aventurados:

Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus !

- O termo "makários" é traduzido por bem-aventurado para descrever o estado de pessoas muito felizes, pessoas benditas, pessoas abençoadas. 
- Só o cristão, o filho de Deus, o que crê no Salvador Jesus é um bem-aventurado, um feliz, um bendito, um abençoado. 
- Apocalipse apresenta sete bem-aventuranças. Apocalípse é o último livro da Bíblia e é livro profético que : "mostra o que em breve deve acontecer". Todas as revelações do Apocalípse são enfocadas numa perspectiva escatológica, lembrando que "o tempo esta próximo". A Bíblia fala muito no número sete. Apocalípse também. Fala em sete cartas às sete igrejas e aos sete mensageiros. Por sete vezes diz que é preciso ouvir "o que o Espírito diz às igrejas". 
- Há um fato importantíssimo no livro Apocalípse: o Espírito Santo também fala em sete bem-aventuranças. 
- As sete bem-aventuranças apenas serão bem compreendidas, quando examinadas na perspectiva expressa nas palavras do Espírito Santo: O tempo está próximo ! 
- O Espírito Santo diz ( 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7; 22:14 ) às igrejas quem são os bem-aventurados: 

O primeiro bem-aventurado é o cristão-ouvinte ! 
- Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo esta próximo. (1.3)
- A Palavra de Deus é a Verdade, a Revelação, a Infalível, a Vida. Sem ela não existe Igreja, nem cristão, nem salvação. O cristão examina, ouve, guarda e pratica esta Palavra de Deus que o pode fazer sábio para a salvação em Cristo Jesus. 

O segundo bem-aventurado é o cristão-fiel! 
- Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois suas obras os acompanham. (14.13) 
- Os incrédulos não são benditos. Só quem foi fiel até à morte, morre no Senhor. E é feliz. Com o adormecer no Senhor, cessam os trabalhos, as canseiras e as angústias. O descansar no Senhor é sinônimo de felicidade. O que o cristão faz nesta vida pela fé em Cristo, será lembrado na vida eterna. Que coisa linda!

O terceiro bem-aventurado é o cristão-vigilante!
- Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha. (16.15) 
- Cristo repete muitas vezes: Orai e vigiai. No início do versículo, está a razão do vigiar: Eis que venho como o ladrão. É o mesmo que Pedro diz: Virá, entretanto, como o ladrão, o dia do Senhor. O ladrão não avisa. O fim vem com surpresa. O vigilante sempre está acordado, pronto, de olhos abertos para ver os sinais de Deus. Não dorme o sono do pecado. Está acordado, a chama da fé está acesa, pronto para recepcionar o Senhor.

O quarto bem-aventurado é o cristão-chamado ! 
- Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. (19.9) 
- O Cordeiro é Jesus Cristo, que tira o pecado do mundo e que é digno (5.12) de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. A ceia é a mesa posta na vida eterna. A comunhão sera plena entre Cristo e seu povo redimido. Jesus nunca coagiu, nem forçou, nem obrigou alguém a crer nele. Jesus sempre solicitou, convidou, chamou: Vinde! 

O quinto bem-aventurado é o cristão-ressuscitado ! 
- Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esse a segunda morte não tem autoridade. (20.6) 
- Todo ser humano nasce em pecado. Em pecado, nasce cego, morto e inimigo de Deus. O Espírito Santo pode tirar o coração de pedra e colocar um coração temente a Deus, que aceita o Salvador Jesus. No momento do renascimento espiritual, acontece a primeira ressurreição.
- Quem ressuscitou da morte espiritual, recebeu vida em Cristo, e a morte não tem mais autoridade sobre ele no dia do Juízo Final. 

O sexto bem-aventurado é o cristão guardador! 
- Bem-aventurado o que guarda as palavras da profecia deste livro (22.7) 
- Nesta bem-aventurança, o Espírito Santo retoma o conteúdo da primeira: Bem-aventurado é aquele que guarda as palavras da profecia. A razão para guardar, reter e viver a Palavra de Deus é a mesma: Pois o tempo está próximo! Eis que venho sem demora! E preciso perseverar até o fim, que pode ser repentino. O sentido de guardar é o mesmo que se refere à atitude de Maria: Ela guardava todas estas coisas no coração.

O sétimo bem-aventurado é o cristão-limpo ! 
- Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.(22.14) 
- Os incrédulos e pecadores impenitentes continuam com a roupa suja das iniquidades do velho homem. Estes não entrarão pela porta, mas ficarão do lado de fora. Só o cristão penitente tem a vestidura branca do novo homem, pois ele crê que o "sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado". No final de Apocalipse, o Espírito Santo relembra a árvore do Eden, a árvore da vida. O pecado nos retirou da árvore da vida; Cristo nos reconduz à árvore da vida. Aqui se pode pensar no novo céu e nova terra, onde "Deus habitará com o seu povo; onde a morte já não existirá". 
- A estes cristãos bem-aventurados felizes a abençoados o Salvador encoraja, estimula e promete, sob a perspectiva de "o tempo está próximo" 
- Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus ! 
- "Eis que venho sem demora! Certamente venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus"!

26 fevereiro 2011

AS DRACMAS PERDIDAS (Lucas 15,8-10)

- As drácmas eram o dinheiro da época. A mulher perde algo de valor. Quais os valores que estão perdidos dentro de nossa casa?
 
1) Sumiu a drácma do respeito:
- Considerar o valor do outro
- Tratar as pessoas com dignidade
- Dar importância a elas
- Quem respeita ouve com atenção, participa dos sonhos do outro. Vide Cl 3:20-21, I Pe 3:7,1
- Quanta gente egoísta nos lares, pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preço esmagar os outros, Gente que mente, que trai a confiança, gente que usa os outros.
 
2) Sumiu a drácma do carinho:
O carinho é outra manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. Essa é outra drácma rara.
- O carinho traz o beijo, o abraço gostoso. Carinho de pai e filho, que andam sempre juntos, que desenvolvem um diálogo amigo. Carinho de cônjuges que ainda trocam elogios, que priorizam um ao outro, que sentem prazer quando estão perto.
- Veja I Pd 3:8-9 – Atente para as expressões “fraternalmente amigos“ e “bem dizendo“.
-  Já beijou seus familiares hoje?
 
3) Sumiu a drácma da espiritualidade:
- A vida religiosa ou espiritual tem se limitado a casar no religioso ou batizar filhos na igreja e nada mais.
- Depois só voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velório.
- Outros vão um pouco mais adiante, indo a igreja nos cultos dominicais. Mas, em casa, nada. - Não há mais louvor, vida de oração ou culto doméstico dentro do lar. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Hoje quando projetamos as nossas casas, é comum reservarmos um cômodo maior para o ídolo do lar: a televisão – aquela a quem se dedica maior tempo e atenção. E nos esquecemos de reservarmos uma sala de oração e culto no lar.
 
Como reencontrar as drácmas perdidas
- No texto, encontramos atitudes sábias da mulher que perdeu a drácma.
- Atitudes que, se imitadas, nos ajudam a restaurar os valores que estão desaparecendo em nossos lares.
 
1) Decida ser o herói da sua casa
- Pais procuram os pastores para dar um jeito nos seus filhos. Cônjuges e filhos fazem o mesmo. Mas o que vemos no texto a expressão “porque achei a drácma que tinha perdido”. Foi ela quem procurou e achou.
- Você acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida então você ser usado por Deus, para essa missão.
- Decida pela sua própria mudança, visando a restauração do seu lar. Primeiro é necessário estar bem contigo.
 
2)  Valorize os pequenos detalhes
- A mulher tinha dez drácmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder uma segunda, ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrás do pequeno prejuízo.
- Lembre-se a broca é um pequeno inseto, mas aos poucos corroem a estrutura de um grande armário.
- A falta de um “bom dia” ao se levantar, a falta de “um parabéns” pelo aniversário de casamento, deixar de usar um desodorante, de não escovar os dentes, não gravar as datas, de não falar um boa-noite ao deitar. Peça a Deus discernimento quando às suas ações.
 
3) Não aceite o caos como natural
- Diz o texto que a mulher procurar. Isto é, ela não se assentou na cadeira da comodidade dizendo: “a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa pra lá!” Ela reagiu, se esquentou, foi atrás. Ela procurou. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, acham que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmam que todo marido é safado mesmo. Ou todo adolescente é rebelde mesmo...
- Na verdade muito não acham nada, porque não estão procurando.
- Decida agora mesmo procurar um meio de salvar ou melhorar o seu lar.
 
4) Humilhe-se para fazer mudanças
- A mulher para achar a drácma varreu a casa. Apanhou a vassoura e levantou poeira. Para varrer até encontra-la teve que remover tapete e até trocar móveis de lugar. Varrer incomoda, pois mexe com o que já se assentou.
Talvez esteja faltando isso em sua casa?
-varrer sua boca para produzir novas palavras
-varra seu tempo, para dar mais tempo à família
-dê uma varrida na sua arrogância, para ter mais espaço e servir aos membros do lar.
-varra sua mente, seu coração, isto é, santifique-se mais.
- Santidade quer dizer pureza.
- Em João 16:8 a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado..., Ele irá revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de sua casa, para encontrar valores perdidos.
 
5) Seja diligente
- Seja obcecado por este propósito. É fortíssima esta expressão no texto: “até encontra-la”. Ela só parou de procurar quando encontrou. Há os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: dá só uma olhada por cima e diz que não adianta, que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com preguiça que, mesmo estando próximo, não o encontram.
- Coloque a restauração de seu lar como um ideal de vida. Não desista fácil, vá em frente, continue procurando um método, um meio, uma bênção para o seu lar, para ele voltar a ser o que era.
 
6) Sobretudo acenda a candeia
- Esta é a decisão mais importante. Foi a primeira coisa que ela fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificílimo procurar.
- Talvez você não tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8:12).
- O envolvimento sério com Jesus muda a nossa história, nossa vida, nossa casa, e isto é básico para encontrarmos as drácmas perdidas.
- Tem pessoas sofrendo porque perderam drácmas em casa e, sofrem mais, porque estão procurando e não acham, estão cansadas, desesperadas e desanimadas. O que falta? Falta acender a luz!
- Ter Jesus é se entregar totalmente a Ele, deixando-O dirigir a sua vida, pela Bíblia, procurando sempre estar em comunhão com Ele pela oração. È se dispor a servi-Lo.

17 fevereiro 2011

O CORAÇÃO DO ADORADOR

1- Seja você mesmo, não tente ser outra pessoa.
- Quando Deus procura um adorador, o que ele está procurando?
- Não julgue por aquilo que os seus olhos vêem.- Não reaja quando uma pessoa não responder ao seu comando na hora da adoração.
- Assim como Samuel, quando procurava Davi para ungir. Ele sempre olha o coração, não a aparência. Deus às vezes escolhe aquelas pessoas que estão escondidas.
2- O adorador deseja estar onde Deus está.
- Salmo 27:4 “Uma coisa te peço, que eu possa morar na casa do Senhor...”
- Salmos 42 “Minha anseia por ti como a corsa suspira pelas águas”.
- Salmo 24 “Quem subirá ao monte do Senhor, aquele que é limpo de mãos e puro de coração...”

3- Disciplinado, organizado, pontual.
- Esse é o tipo de gente que Deus procura.
- Não tenha medo de oferecer seus serviços na igreja.
- Deus não pode confiar em líderes e ministros de louvor que não tem discernimento a respeito da multidão, do som. Ele olha pra você e pode confiar em você. Deus pode confiar essa tarefa nas suas mãos, não pode?
- Os sacerdotes não tinham permissão para por mel e mais farinha, para que a oferta ficasse mais doce do que ela era.
- O homem cria uma expectativa de que os cultos sempre tem que ter um “pique” lá em cima. Nem sempre isso acontece. Momentos de celebração acontece. Mas o culto é pra ser simples e autêntico. Não se esqueça que o culto é pra Deus se agradar de nós, não nós Dele.

Conclusão:
- Não mude sua personalidade quando for ministrar a palavra ou o louvor.
- Nós podemos ser reais. Diante de Deus e das pessoas podemos e devemos ser quem realmente somos. Até mesmo quando estamos adorando.
- Creio na excelência. Mas cuidado para não fazer algo que você não deveria fazer. Entregue o seu louvor, sua oferta mais sincera. Mantenha seu coração faminto por Deus. Pois Ele está olhando para o seu coração. Ele está vendo o que você realmente é, não o que você está aparentando ser.

09 fevereiro 2011

A OCUPAÇÃO DA NOSSA MENTE (Filipenses 4.8)

- Vamos observar o que deve ocupar a nossa mente: 

1) TUDO O QUE É VERDADEIRO 
- A ocupação da mente com o que é bom e verdadeiro é a melhor proteção contra os maus pensamentos 
- Devemos nos ocupar com o Senhor Jesus porque Ele é a verdade, e com a Palavra da verdade 
- O que é verdadeiro é a realidade e não uma ilusão 
- O filho pródigo não pensava no que era verdadeiro, pois enquanto estava na casa do seu pai, alimentava uma falsa impressão de seu pai e da terra longínqua 
- Pensava que o pai era duro e incompreensível, enquanto que aquela terra distante era cheia de encantos 
- E chegando lá depois de sofrer, começou a pensar nos valores verdadeiros e voltou ao lar 
- O que é verdadeiro, significa também o pensamento sincero. A sinceridade começa na mente

2) TUDO QUE É RESPEITAVEL: 
- A pessoa que respeitamos e honramos torna-se uma grande influencia na nossa vida, razão da importância em respeitarmos e honrarmos

3) TUDO QUE É JUSTO: 
- A nossa atitude para com os outros é importante porque determina como nós agimos para com os outros, com justiça ou com injustiça

4) TUDO O QUE É PURO: 
- Pureza no pensamento resulta de vida 
- Em Mt 5.28, o Senhor Jesus ensinou a respeito da importância do pensamento porque o pensamento controla todas as ações do homem

5) TUDO O QUE É AMAVEL: 
- O amor gera o amor, e pela consideração e meditação do Senhor Jesus nós nos tornamos mais amáveis e mais parecidos com Ele

6) TUDO O QUE É DE BOA FAMA: 
- Coisas e lugares de má fama não são para o crente 
- Para justificar crentes entrarem em lugares duvidosos ou inconvenientes, ou lerem livros perniciosos, alguém usou o seguinte versículo: Examinai tudo, retende o bem (I Ts 5.21) 
- Ora ninguém precisa procurar coisa boa em lugar imundo 
- Devemos pensar somente em coisas de boa fama 
- No versículo 9, Paulo passa a considerar a pratica do ensino bom: O que também aprendestes e recebestes e vistes de mim, isto praticai; e o Deus de paz será convosco

08 fevereiro 2011

O SUBSTITUTO (Josué 1)

Ouvir o chamado de Deus (Js 1.1)
“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:”

Conhecer a vontade de Deus (v.2)
“Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”
• A vocação missionária da Nova Vida será retomada.
• O “Jordão” dos medos e receios tem que ser ultrapassado.

Confiar nas promessas de Deus (v.3)
“Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.”
• Quando Deus está no comando, não há como a Igreja não avançar com sucesso.

Estar consciente na presença de Deus (v.5)
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”
• A presença de Deus ao nosso lado é tudo o que precisamos.

Ser forte e corajoso, para que outros possam alcançar a bênção (v.6)
“Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”
• Não podemos nos conformar com as bênçãos que “nós” já recebemos: outros precisam ser alcançados pela graça de Cristo.

Obedecer a direção de Deus (v.7)
“Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.”
• A obediência é o segredo, assim como “Princípio de Autoridade”: Moisés não estava lá, mas suas ordens eram para ser obedecidas.

Jamais substituir a Palavra por práticas resumistas e “atalhos” (v.8)
“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu
caminho e serás bem-sucedido.”
• Nada de subterfúgios, atalhos, superstições, resumismos: a Palavra deve ter preponderância.

Não temer nem se espantar com o que virá (v.9)
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
• Não temos que temer a nada nem a ninguém, somente a Deus!
• O exército de Deus é composto de pessoas corajosas e cujas forças são renovadas no Senhor.
• Deus não chama covardes para avançar o seu Reino.

SEMEAR (Salmo 126)

1- O que semear?
- Preciosas sementes - Salmo 126.6
- A palavra de Deus - Lucas 8.11

2- Como semear?
- Com lágrimas - Salmo 126.5
- Liberalmente - 2 Corintios 9.6

3- Quando semear?
- Desde o amanhecer até a noite - Eclesiastes 11.6
- A tempo e fora de tempo - 2 Timoteo 4.2

4- Onde semear?
- No campo, que é o mundo - Mateus 13.38
- Junto a todas as aguas - Isaias 32.20

5- Porque devemos semear?
- Porque segaremos - Salmo 126.5
- Pelas promessas de Deus - Galatas 6.7; Isaias 55.11

6- O que não devemos semear?
- Discórdia entre irmãos - Provérbios 6.1-9
- Semente misturada 

04 fevereiro 2011

COMO REJEITAR O ESPIRITO DE DEUS?


1)      NÃO DESEJAMOS ABANDONAR AS VELHAS PRÁTICAS DO PECADO 
– Não podemos amar a Deus e ao que Ele aborrece: “não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2.15).

2)      FAZEMOS ACORDO COM O MUNDO E ESQUECEMOS A PALAVRA 
– Já não amamos a Palavra tanto assim, não a temos mais como algo tão importante em nossa vida, em nosso tempo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Lucas 16.13).


3)      AMAMOS MAIS AS BENÇÃOS DE DEUS DO QUE A ELE 
– Lembre-se: as multidões apertavam Jesus, mas se escandalizaram e O deixaram no meio da caminhada - João 6.66-69. Coração toca coração e é isto que o Pai procura: João 4.23. “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas 12.31). 
- O que há de mais importante em um reino é o seu rei. Muitos não reconheceram Aquele que lhes falava, mas Maria assentou-se aos Seus divinos pés (Lucas 10.42). Amor, intimidade, consideração.


4)      LEVANTAMOS ESTÁTUAS DE NÓS MESMOS (ORGULHO) 
– Deixamos de dar-Lhe a Glória que Lhe é devida: “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR” (Jeremias 9.23,24). 
- Não somos nós que fazemos as boas obras e vencemos os gigantes, mas Ele faz tudo isto através de nós (João 15.5).


5)      RECUSAMO-NOS A COOPERAR EM CUMPRIR O QUE ELE NOS CONFIOU 
- Deus nos entregou uma tarefa grandiosa, que os anjos desejavam perscrutar - 1 Pedro 1.12. 
- Mas somos egoístas e ficamos inertes, insensíveis, enquanto multidões estão morrendo sem a salvação; pessoas, iguais a nós, pelas quais o Senhor Jesus derramou Seu precioso sangue. 
- Se isso não mexer conosco, significa que o amor está limitado em nosso coração e estamos apagando o Espírito em nosso ministério: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
- Há um clamor para toda a Igreja: Mateus 28.19.