31 agosto 2010

A IDOLATRIA (João 17.3 E I João 5.21)

Milhões de pessoas no mundo praticam a idolatria, às vezes porque ignoram a verdade ou as vezes porque o deus deste mundo as cegou. Por isso resolvemos analisar a idolatria  a Luz da Palavra de Deus. O que significa idolatria?  Idolatria é o ato de prestar culto as criaturas ou objetos. É tudo aquilo - pessoas ou coisas - que indevidamente recebe a nossa devoção ou adoração.

I- O QUE DEUS DIZ ACERCA DA IDOLATRIA
1. Ex 20.4-6 - O ídolo não deve ser adorado
2. Dt 27.15  - O ídolo traz maldição divina a quem o faz
3. Sl 115.8  - O ídolo embrutece  os que o fazem
4. Jr 10.14  - O ídolo é mentira
  
II- O QUE JESUS E OS APÓSTOLOS DIZEM ACERCA DA IDOLATRIA
1. Jo 4.24   - Devemos adorar a Deus em espírito e em verdade
2. Jo 17.3   - Devemos conhecer o Pai como o único Deus verdadeiro
3. Jo 14.6; 10.9 - Devemos conhecer a Jesus como único caminho e porta
4. Jo 15.16; 16-23 - Devemos orar apenas em nome de Jesus
5. At 17.25  - Devemos servir somente à Deus
6. I Co 10.14  - Devemos fugir da idolatria
7. I Jo 5.21  - Devemos evitar os ídolos

Notamos que o que Deus diz a respeito da idolatria no V.T., Jesus e os apóstolos disseram o mesmo no N.T.

III- SEIS MOTIVOS POR QUE DEUS ABORRECE A IDOLATRIA

1. Is 42.8  -  Porque Deus não compartilha a sua glória
2. Hb 10.19 -  Porque só o sangue de Jesus nos leva à Deus
3. Porque nem Maria, nem os apóstolos e ninguém mais podem salvar Hb 7.25; 7.28; 4.1 e I Tm 2.5
4. Jo 14.6; At 4.12 - Porque só Jesus é o caminho
5. Mt 28.18 - Porque Jesus possui toda autoridade
6. Porque há um só Senhor  I Co 8.6; At 2.36 e Lc 2.11

CONCLUSÃO:  
Deus aborrece tanto a idolatria que preparou o lago de fogo também para os idólatras  Ap. 21.8

30 agosto 2010

A DIFERENÇA (I Pedro 4.1-5)

No mundo em que vivemos encontramos profundas diferenças sociais, econômicas e culturais. Uns moram em lindas mansões, enquanto outros em favela. Uns gastam boa parte da vida adquirindo cultura, enquanto outros permanecem analfabetos. Tais diferenças não farão nenhum sentido após a morte. No plano espiritual, entretanto, há uma diferença entre os que fazem a vontade de Deus e os que a rejeitam, diferença que continuará por toda a eternidade.

1. Somos diferentes porque sofremos com Cristo
1. I Pe 4:1 => Cristo sofreu na carne e já cessou o pecado - Quando Cristo está em nós, automaticamente já estamos em Cristo, mas os que não tem a Cristo o seu sofrimento é em vão e o pecado não está cessado, mas somos diferentes, pois tomamos nossa cruz e seguimos a Cristo.

2. I Pe 2:24 => Cristo levou os nossos pecados - Cristo deu sua própria vida para aniquilar o pecado, pois assim teríamos vida em justiça, ser justo tem seus preços e por isso sofremos com o homem mais justo, Jesus Cristo.

2. Somos diferentes porque vivemos com Cristo
1. I Pe 4:2,3 => Remindo o tempo, renunciando a carne na vontade de Deus - Há pouco tempo para nós, pois o arrebatamento está próximo, hoje não vivemos mais segundo a carne, mas na vontade de Deus.

2. Somos diferentes porque não seremos condenados
1. I Pe 4:5 => Os perdidos terão de prestar contas - Aos que rejeitam ao Cristo e não sofre com Ele, pois Cristo não está nele, vão prestar contas com "aquele" que rejeitaram.

2. Rm 8:1 => Os salvos não serão condenados - Não há condenação para os que estão em Cristo, e vivendo segundo a sua vontade no Espírito.

3. Ml 3:17,18 => Por fim, a diferença será bem acentuada - No grande dia será bem claro a diferença ao que serve a Deus e ao que não serve.

CONCLUSÃO
O mundo não entende a diferença entre os que servem a Deus e os que não servem. Eles estranham o fato de não concorrermos com eles no mesmo desenfreamento de dissoluções (IPe 4:4), e por isso nos odeiam (Jo 15:18-19).

26 agosto 2010

A PREGUIÇA

Preguiça: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.
  
O preguiçoso envergonha os pais

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. - Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. Provérbios 10. 4,5 (nvi)

O filho sábio, que alegra a seu pai e a sua mãe (vs.1), terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário. Metafórica ou literalmente, ele colherá a sua própria colheita, tendo trabalhado arduamente durante a primavera e o verão em sua plantação. Ou talvez seja um agricultor, mas aja como fazendeiro diligente. (ati)

O preguiçoso é irritante

Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam. Provérbios 10. 26 (arc)

Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo, deixando a vida escapar de nós. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça as horas designadas para o trabalho. Veja o tempo como um presente de Deus, e aproveite suas oportunidades para viver diligentemente para Ele. (beap)

O preguiçoso e suas desculpas

O preguiçoso diz: ?há um leão lá fora!? ?Serei morto na rua! Provérbios 22.13 (nvi)

Este provérbio contem a maior desculpa ?e se...? de todos os tempos. ?Se eu sair, talvez encontre um leão na rua e seja morto por ele!?. Que probabilidade haveria de alguém encontrar um leão nas ruas de uma cidade antiga? Praticamente nenhuma. Seria o mesmo que ser atropelado por um elefante nas ruas de alguma cidade hoje -possível, mas bastante improvável. Até mesmo a distante possibilidade é tudo que o preguiçoso precisa como desculpa para evitar qualquer trabalho.

Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça? Em caso positivo, o que Deus desejaria que você fizesse em vez disso? (br)

O preguiçoso é desperdiçador

O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Provérbios 12. 27 (arc)

O diligente faz um sábio uso de seus recursos materiais e de seus dons; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante. Não seja escravo do comodismo e não despreze o que tem. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu! (beap)

O preguiçoso é atribulado

O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana. Provérbios 15. 19 (nvi)

O homem preguiçoso permite que os espinhos cubram o seu caminho e, assim, sente-se constantemente vexado por eles. Mas ele é por demais preguiçoso para limpar o caminho dos espinhos.

Esse versículo, além de ter a vereda do homem preguiçoso coberta de espinhos, também a apresenta como cheia de covas e armadilhas. O homem cultiva esse tipo de vida por sua inação e em breve se vê avassalado por tribulações, obstáculos e ansiedades, tudo auto-infligido. (ati)

O preguiçoso mendigará

O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá.
Provérbios 20. 4 (arc)

Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Deus quer que fiquemos precavidos contra as necessidades futuras, a fim de que possamos evitá-las. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis. (beap)

O preguiçoso morre desejando

O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Provérbios 21. 25 (arc)

O desejo avassalador do homem preguiçoso, que quer descanso e lazer e só deseja o caminho fácil de saída, para evitar o trabalho, finalmente o matará; por causa de sua imensa inércia, ele deixará até de comer, para, finalmente desaparecer. Vários filósofos estóicos antigos, para mostrar quão desinteressados (apáticos) se sentiam a respeito da vida, simplesmente paravam de comer e deixavam a natureza tomar o seu curso. Assim sendo, um preguiçoso apático pode seguir o caminho do suicídio. (ati)

Conclusão:

A preguiça consiste na indisposição para fazer qualquer esforço, na indolência, no ócio. A pessoa preguiçosa é um dos casos humanos mais lamentáveis que existem. Ela não se deixa inspirar por qualquer idéia; ameaças de nada adiantam para torná-la ativa. O preguiçoso não se envolve em qualquer ocupação, e olvida-se de qualquer propósito na vida. Com freqüência, o preguiçoso é apenas um parasita que pensa que outros precisam sustentá-lo. Ele se queixa quando suas acomodações não são de primeira classe, e critica a outros de egoísta quando não é servido como pensa que deveria. Quando algum trabalho precisa ser feito, ele se ausenta naquele dia. Mas, quando há qualquer festa e há alimentos gostosos em abundância, o preguiçoso está sempre presente.

Algumas pessoas preguiçosas são forçadas a trabalhar, ou pela simples pressão social, ou, então, por grave necessidade econômica. O indivíduo preguiçoso chega tarde ao trabalho; sai cedo de seu emprego; faz longas interrupções somente para tomar o cafezinho; entrega-se muito à maledicência; goza os feriados um dia antes e um dia depois dos mesmos, acaba adoecendo de tanto comer, mas fica bom miraculosamente, quando alguém fala em levá-lo a passeio; pensa que a terra é um lugar de lazer e prazer; pensa que o céu é um lugar fácil de ser obtido, porque sempre poderá aplicar o seu famoso jeitinho.
O indivíduo preguiçoso nem se inspira por nada e nem inspira a outros. Paulo mostrava-se definidamente avesso à preguiça. Disse ele: Se alguém não quer trabalhar, também não coma (2 Tes. 3.10). (ati)

20 agosto 2010

TE BUSCAM (Marcos 1.16-39)

O encontro do ser humano com Deus é algo inevitável. No coração do homem, há uma sede enorme por este encontro. Esta sede nem sempre é consciente, mas existindo e se manifestando das mais diferentes formas.

1. Inconscientemente - Tentativa de uma vida melhor. As pessoas pensam que quando tiverem uma vida melhor, esta ânsia por satisfação vai terminar; mas, se enganam.

2. Distração, prazeres. Muita gente busca em prazeres resolver o vazio da sua vida; mas não conseguem.

3. Trabalho. Muitos buscam no trabalho aquilo que só pode ser encontrado em Deus. Muitos fazem do trabalho seus deuses.
 Os discípulos estavam em suas atividades diárias, buscando a maneira mais prazerosa de ganhar a vida, melhorar sua situação.
Quando ouviram o chamado de Jesus, largaram tudo, pois encontraram o que estavam buscando. (Mc 1:16-20).

2. Erradamente
1. Buscando milagres

2. Buscando soluções para os problemas. Muitas pessoas dizem que buscam a Deus, mas na verdade estão buscando solução para seus problemas (Mc 1:32,34). No caso da sogra de Pedro (Mc 1:29-31), ela buscou a cura, mas encontrou Jesus e passou a servi-lo.

3. Enganadamente
1. Em lugares onde se fala em nome de Deus

2. Em credos e conceitos que usam o nome de Deus como base.
Muitas pessoas vão ao templo buscando a Deus. Mas algumas encontram apenas liturgia, tradições, ensino sem coerência (Mc 1:21-28). Há também aqueles que buscam a Deus em credos e religiões que, por clamarem o nome de Deus, parece que já estão autenticando as suas próprias práticas. Um homem estava possesso no templo, mas só foi liberto quando encontrou a Jesus. Há muita gente escrava do maligno dentro dos templos e religiões.

 Billy Suday diz algo muito interessante: "Ir à Igreja não faz de você um cristão, assim como ir a uma garagem não faz de você um automóvel".

CONCLUSÃO
Muitas pessoas buscam a Deus. E a todas Ele se revela.
Todavia, esta busca so é concluída, quando entendemos que Jesus é nosso Senhor e Salvador. Ele Diz "(...) pra isto eu vim" (Mc 1:38). Para pregar o evangelho da salvação.
Busque o Senhor e Salvador, e certamente você achará a Deus. ‑N‑I"(....) Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Jo 14:6

19 agosto 2010

UNIÃO PERFEITA (Salmos 138.5-12)

Ao tomar conhecimento deste tema, talvez alguns pensem num dos poucos casamentos que tem dado certo.  Outros  talvez se lembrem de mais uma coligação política. Mas estamos nos referindo a uma união perfeita porque é segura, infalível e eterna.


1. Características da parte do Senhor
1. Sl 86.5-7 - O Senhor é bom e atencioso - Não há como  o  nosso Deus em bondade e atenção para os que com Ele estão.
2. Sl 86.5 - O Senhor é perdoador - Quando confessamos nossas falhas, Deus está sempre pronto a nos perdoar, e nos dar  uma  nova condição de vida. A vontade de Deus é nos perdoar.
 3. Sl 86.5 - O Senhor é benigno - O Senhor é abundante em sua benignidade, isto é, sua benignidade dura para sempre.
 4. Sl 86.8,10 - O Senhor é único - Não existe outro Deus  como  o nosso Deus, Ele é único e inigualável.

2. Condições impostas ao homem
1. Sl 86.5 - Precisamos invocá-lo: É preciso buscar  à  Deus  em oração, o adorando verdadeiramente todos os instantes, em espírito e em verdade.

2. Sl 86.11 - É preciso não desviar: É preciso estarmos no caminho e nunca jamais nos desviar dele. Não  podemos  dar  lugar  ao diabo.

3. Sl 86.12 - É preciso louvar: Louvar a Deus em tudo o que  fazemos, e em todos os instantes, nunca jamais esmorecer. É preciso glorificar o nome do Senhor constantemente.

3. Quando ocorre a união perfeita???
1. Sl 86.11: ocorre quando unimos nossa alma ao Senhor em tudo.

2. Hb 12.24: ocorre quando recebemos Jesus como mediador da nova aliança, sacerdote perfeito.

Conclusão
O coração humano só encontra descanso quando se  une  ao  Senhor verdadeiramente.

18 agosto 2010

TUDO É POSSIVEL AO QUE CRÊ

 Enxergarmos a vida de uma perspectiva diferente é possível. Se olharmos o mundo através de Jesus Cristo.

Vejamos o caso do cego de Jericó: Ele tinha tudo para passar pela vida sem ser notado: Lucas 18:35-43

1- Portador de um problema que até hoje a ciência não encontrou solução.

2- Não tinha uma condição financeira que o fizesse acreditar em dias melhores.

3- Ele era o último da fila no momento em que Cristo resolveu o atender e dar solução para o seu problema.

A Atitude dele foi clamar a Cristo, que naquele momento ia passando e mesmo que Cristo continuasse andando, aparentemente não dando ouvido a sua oração, Ele continuava clamando.

Resultado: Seu problema foi resolvido, O Filho de Deus o atendeu e o incluiu na sua história.

Moral da história: Ainda que você seja o último da fila, se orar, com coração puro...Ele irá mudar a tua situação de forma milagrosamente maravilhosa.

Creia porque para Deus não haverá impossível em todas as suas promessas. Tudo é possível ao que crê.

VIDA DIRIGIDA POR PROPÓSITOS (Juizes 7.1-25)

Alguém que possui um arco e uma flecha não terá como exercitar se não tiver um alvo. Aplicando este princípio a nossa vida , se torna uma realidade imprescindível , se não houver um alvo,uma meta,um objetivo, um sonho... não haverá ânimo para continuar lutando na vida, nossa vida não passará de uma mera rotina entediante.

Colheremos alguns exemplos práticos na vida de Gideão, um dos Juízes levantados por Deus para libertar Israel.

O objetivo principal pelo qual Deus levantou Gideão era providenciar a libertação dos inimigos Midianitas ,que fizeram cerco à Israel.

1)Aprendendo a confiar em Deus(vv.2)

Uma das primeiras lições que Gideão precisava aprender é a confiar em Deus, e pensando nisso então lhe são dadas ordens para que, diminua a quantidade de soldados do seu exército.

Alguns conceitos de Deus ele então passaria a conhecer :
a)    Deus não está limitado a tempo, espaço e circunstância,.Gideão passaria a entender que Deus é o Senhor absoluto, embora os exércitos inimigos fossem de grande poder bélico, não poderiam prevalecer contra a Mão de Deus.
b)    Deus é superior ao raciocínio humano. Uma grande multidão causaria um certo impacto de medo nos inimigos, neste tempo a quantidade era uma questão de sobrevivência, os exércitos que prevaleciam eram os exércitos que continham mais soldados, porém, aos olhos de Deus isso não tem grande importância, simplesmente porque a vitória é Ele mesmo quem garante.
c)    Fé e coragem são os ingredientes essenciais. Como poderia Gideão diminuir a quantidade sem perder a qualidade? Para que isso ocorresse Deus então diz a Gideão que primeiramente :
·    os medrosos e covardes fossem embora para casa. São duas atitudes opostas à fé e a coragem, o fato de se ter esse tipo de soldado no meio do exército poderiam ofuscar a visão dos demais, grande parte destes confiavam em seu líder que confiava em Deus para alcançar o objetivo, e depois , que:
·    os que perdessem a visão. também fossem pra casa. O fato de se abaixar para beber água demonstrava que :
Os que assim o fizeram perdiam uma das principais características de um soldado, a concentração no seu objetivo, poderiam desviar a sua atenção por alguma necessidade.
Os que levavam a mão à boca demonstravam o oposto, quando assim o faziam não perdiam a visão do seu objetivo e, mesmo que estivessem satisfazendo suas necessidades ainda permaneciam concentrados.

2) Ele anima a prosseguir(vv.9-11 . 13,14)

O temor , o receio diante de uma tão grande prova da fé é natural do ponto de vista humano, devido às limitações implicadas à nossa humanidade, porém Deus dá provas concretas de que Ele é com os que escolhem depender totalmente d?Ele.

Deus anima Gideão a prosseguir para o alvo, esta é uma das grandes providências de Deus diante das adversidades, Deus conhece melhor do que ninguém as nossas limitações , devido a isso constantemente alimenta o principal objetivo pelo qual chamou a Gideão, ?...suba , porque o tenho dado em suas mãos.?

Pra que não restasse dúvidas Deus ainda dá provas desta palavra quando diz a Gideão que descesse até as extremidades do acampamento inimigo para ouvir o que diziam a seu respeito e, quando este ouve uma sentinela dos inimigos contando um sonho que teve, o qual significava a derrota dos midianitas por Gideão, então se levanta e, agora totalmente convicto e confiante de que venceriam o exército inimigo.

3)Deus providencia os métodos (vv16-25)

Quando Deus comunica a visão, Ele tb providencia os meios para se atingi-la.
Alguém olhando para a estratégia que Deus deu a Gideão iria achar que ele havia ficado louco afinal... quem levaria vasos com tochas acesas e buzinas para uma guerra?? Provavelmente o exército inimigo tinha armas bem mais parecidas com espadas e etc...
A obediência faz com que se conquiste o propósito que Deus dá aos seus escolhidos, Gideão já estava mais que certo de que esta batalha não poderia ser vencida com a força do seu exército.

Gideão conquistou a confiança que um líder precisa ter dos seus liderados. Se parássemos para pensar no que os 300 que com ele estavam poderiam pensar quando Gideão dá a eles ao invés de espadas e lanças, apenas um vaso e uma buzina, talvez encontraríamos exclamações tais qual: ?Esse Gideão deve estar nos achando com cara de idiota? ou então...?talvez ele queira que com este vaso vazio com uma tocha acesa, fritemos uma costela de carneiro?, pelo contrário, Gideão tinha uma tamanha credibilidade diante dos 300 que com ele estavam a ponto de Gideão dizer a eles que fizessem exatamente como ele e, não sendo surpresa, vieram a fazer tudo que ele fizera.

Conclusão 

O resultado disso tudo foi que Israel se libertou dos inimigos e Gideão é lembrado na história simplesmente porque creu na visão que Deus lhe deu , sua vida a partir do momento de sua chamada girou em torno da conquista do propósito de Deus para sua vida, confiando, crendo e, fazendo foi possível alcançar o que Deus o chamou pra fazer, Gideão aprendeu muito bem Ele é poderoso...

...e chama as coisas que não são como se já fossem. Rm 4:17

16 agosto 2010

PORQUE O MAL CHEGA ATÉ NÕS?


 - Nunca fiz mal a ninguem. Sou crente fiel. Mas porque Senhor ? Jo 16;33 (No mundo tereis aflições)

1ª- Humanidade; O sol nasce para todos. Mt 5;45 – Ecl 9;12 Tudo sucede igualmente a todos.

Somos humanos, o mal acontece a todos. Alguns acham que é Maldição Hereditária. Outros dizem isto só acontece aos pecadores. Lc 13;3 ( Igual modo diz o Senhor.)

2ª- Ação soberana de Deus; (Permissão de Deus) Através de provações, ele nos corrige.

Jó é exemplo. Jó 5;17 Devemos aceitar a correção. Hb 12;5.7 Ele corrige a quem ama.

3ª- Ação de satanás; II Co 2;11 Não o ignore. (ele é bom naquilo que faz) Sua missão; matar, roubar e destruir. Jo 10;10 Não devemos dar (brécha) lugar ao diabo. Ef 4;27 Vigiai. I Pe 5;8.9

Dragão= Asas de àguia (agilidade) – Patas de leão (força) – Calda de serpente (sagacidade)

4ª- Estilo de vida; Gal 6;7 Não vos engane, tudo que plantar, irá colher.

Quem bebe demais, o fim é cirrose. O fumante = câncer. O homossexual = aids O valentão = sempre achará outro + valente – morte. O marido quebra tudo em casa, bate na esposa e ela abandona o lar. Não adianta colocar a culpa no diabo. O empregado não é esforçado, vive chegando atrasado. = Na hora de cortar os gastos o patrão vai mandar quem embora? Fui despedido, acho que é perseguição porque sou crente. Que testemunho!

Tenho que ser exemplo, caso contrário sofrerei as consequencias. Se ultrapassar
a velocidade permitida. =Levo multa, correndo risco de acidente. Se gasto mais do que ganho.= SPC
Se comer demais, principalmente à noite.= Problemas no aparelho digestivo. (glutonaria)

–    Coma para Matar a fome e não para passar mal. – Gosto de uma picanha gordinha.= colesterol alto. Etc...
A solução Onde está... Há casos que nem corrente de oração adianta. O que plantar isso irás colher.

A solução de Deus, só Ele pode mudar a tua história. Ex. povo de Israel.

Deus abriu o mar. No deserto, deu água da rocha, maná do céu, suas roupas não envelheceram. De dia para proteger do sol deu-lhes uma nuvem. A noite para os proteger do frio deu-lhes uma coluna de fogo.

Deus interfere na natureza para nos ajudar. Somos povo seu... Elias em época de estiagem (fome) Deus manda os corvos o alimentar. I Re 17;6 Deus move o sobrenatural.

Seguro estou. O maligno não pode nos tocar. 1 Jo 5;18,19 Não importa o que tu já fez no passado, o Senhor pode agir a teu favor. Não importa a origem do mal. O que importa é que Deus tem poder.

Alguém já te rotulou dizendo; esse já não tem mais jeito!. Só o Senhor tem poder para quebrar toda a maldição, tem poder para cortar todo o mal. Não diga, não tem solução. Não posso!..

Tudo posso naquele que me fortalece. Fil 4;13 Para tudo tem solução, com Cristo venceremos.

Se Deus é por nós, quem será contra nós. Rm 8;31 O Senhor te dará força para vencer. Rm 8;18 – “ Deus tem poder para interferir em todo o processo da tua vida”

Só ele pode mudar a tua história. 1 Pe 5;10 E o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.
A Ele seja o domínio para todo o sempre

13 agosto 2010

A MENSAGEM MISSIONÁRIA (1 Tessalonicense 2.1-16)

>Este início de século tem se marcado, de um lado, por um ceticismo que ignora as coisas de Deus e da espiritualidade e, de outro lado, por um misticismo exagerado que resgata os postulados das religiões espiritualistas, das seitas orientais e do esoterismo.

Se não bastasse, ainda contemplamos com pesar um segmento populacional intermediário, que opta pelo sincretismo religioso e que expressa sua fé a partir da fusão de práticas conflitantes e irremediáveis, tais como orações para descarrego, banho de sal grosso, copo com água benta, rosa vermelha, moedas de um centavo como amuleto da sorte na carteira para atrair prosperidade e fita preta com sete nós, entre outras práticas, como se fosse possível conciliar macumbaria com cristianismo evangélico.

Em meio a essa turbulência religiosa, prova inconteste da necessidade de missionários atuantes no mundo de hoje, todo cristão verdadeiro é desafiado à proclamação do evangelho autêntico. O mundo precisa ouvir o evangelho em sua essência, ouvindo de nós a mensagem que proclame unicamente a Cristo, o único suficiente Salvador, encarnado, morto, vencedor, e que ressuscitou dos mortos para conceder vida eterna aos que nele crêem.

Vejamos no texto de 1 Tessalonicense 2.1-16,algumas das características que devem se destacar em nossa proclamação missionária.

A primeira característica de uma mensagem missionária é que ela...

1. É vinda de Deus - vs. 1 e 2:
Paulo compreendia que o trabalho da pregação não era vão, ou seja, não era esvaziado de sentido, e mesmo que maltratado e perseguido por pessoas inescrupulosas e de atitudes insolentes, não desanimava.

O desânimo não abatia o coração do apóstolo por que ele tinha plena consciência de que mensagem que proclamava era o Evangelho do Cristo de Deus, ou seja, a Boa Notícia do ano aceitável da salvação de Deus para o mundo, Isaías 61.2.

Somente a igreja de Jesus Cristo, consciente do seu papel como agência implantadora no reino de Deus na Terra, liberta da ganância do proselitismo, do tradicionalismo embotador e do preconceito sociocultural, é habilitada para a proclamação da verdadeira mensagem Evangelho de Deus para o mundo.

Isto por quê? Por que somente uma igreja santa, revestida no poder e na unção do Espírito Santo, e que vivencia o milagre de ser o Corpo Vivo de Cristo, tem a mensagem da salvação que responde as questões dos céticos, que preenche o vazio dos espiritualistas e que elimina as discrepâncias e aberrações do sincretismo.

Somos desafiados a proclamação de Cristo Jesus, a mensagem que vem de Deus, por que somente Cristo tem sentido e eternidade espiritual.

Igreja; proclamemos a Cristo, a mensagem que não se desvanece com as pressões do mundanismo e nem perde o seu significado com o passar do tempo.

Outra característica da mensagem missionária é que ela...

2. Deve ser proclamada segundo a vontade de Deus - vs. 3 e 4:
O comunicador do evangelho deve ser aprovado por Deus, isto é, deve passar pelo crivo do Deus inspirador da mensagem.

Vale ressaltar que não sou contra o preparo teológico e nem esposo a idéia de que o Espírito fala indiscriminadamente. Até creio que o espírito fala, mas não podemos usar a soberania do espírito Santo para justificando a negligência do pregador.

Observando o texto, vemos que Paulo utiliza expressões tais como erro, no original "planetas errantes", pensando em uma mensagem sem propósito e sem direção definida. O apostolo ainda usa o termo imundícias, se referindo as práticas imorais que são comuns nas religiões e seitas pagãs, e dolo, que tem a idéia de "pegar com uma isca".

Com estas expressões, Paulo está combatendo o uso de subterfúgios e de promessas absurdas para atrair as pessoas. O apóstolo deseja mostrar que não deve ser assim a transmissão do evangelho, visto que Deus não usa e nem aprova a utilização de tais métodos na proclamação do evangelho da salvação em Jesus.

Fica
evidente no texto, verso 4, a confrontação dessas metodologias com a expressão "aprovados por Deus", indicando que antes de receberem o privilégio da proclamação do evangelho foram testados, burilados e aquilatados pelo próprio Deus, como em um processo seletivo para a averiguação do caráter do pregador e da autenticidade da sua pregação.

Nem sempre teremos a aprovação humana na proclamação do evangelho puro e cristalino, mas como afirma o texto, não devemos servir aos interesses humanos, antes, devemos estar motivados pela vontade de Deus.

Nossa proclamação missionária deve sempre iniciar com a expressão "assim diz o Senhor", Zacarias 1.3, mesmo que colecionemos críticos, inimigos ou correligionários indiferentes, para que possamos encerrar com o oráculo profético; "o Senhor o disse", Isaías 40.5.

Uma terceira característica da mensagem missionária é que ela...

3. Deve ser proclamada com amor - vs. 5-9:
Não podemos aniquilar as nossas emoções e os nossos sentimentos na pregação do evangelho, como nos obrigaram a fazer durante séculos.

Segundo George Barna, no livro o Marketing na Igreja, o produto mais raro e mais procurado pela humanidade em tempos de pós-modernidade é o relacionamento fraterno e sincero. Este tipo salutar de relacionamento deve ser encontrado na igreja, na prática da comunhão cristã.

Sentimento é sintoma de vida. É coração pulsante. Amor é ação que reflete a síntese entre razão e emoção. Amor é vontade propulsora que se expressa pelo toque, pelo olhar, pela palavra ou pelo afago.

Paulo fala deste amor usando a figura da "ama que acaricia", que aquenta e que afaga junto ao seio, os seus filhos. Fica patente a sua grande afeição por aqueles irmãos desde quando ainda eram simples ouvintes da mensagem. Na verdade, Paulo tinha grande afeição por aqueles irmãos, isto é, tinha uma disposição altruísta em partilhar com eles a vida, por serem "muito amados" do apóstolo. A idéia do texto é a de um amor idêntico à manifestação de amor e de cuidado que se dedica a crianças indefesas.

Amar o pecador não é ser conivente com o pecado cometido. O cristão que assume o seu papel na proclamação do evangelho deve apresentar sua mensagem com sincero amor, com afeição genuína e com dedicação extrema, em defesa do pecador escravizado pelo pecado, testemunhando a sua própria libertação do pecado e a vida abundante que recebeu em Jesus Cristo.

A quarta característica, que é de extrema relevância, ressalta que...

4. Devemos proclamar a mensagem que vivenciamos - vs. 10-12:
Falarmos daquilo que é comum em nosso cotidiano. Falamos da vida. Da nossa vida, da vida alheia, porém, muitas vezes nos esquecemos de falar da vida abundante que recebemos em Jesus. Na verdade, deveríamos falar muito mais com as nossas vidas do que com palavras sem vida que proferimos.

Não podemos fugir da nossa responsabilidade de uma vida pautada nos padrões da Palavra de Deus. No texto em pauta, o apóstolo Paulo alista o desafio do padrão da vida cristã nas expressões "santa", "piedosa", "agradável a Deus", ou seja, uma vida justa e correta segundo as leis humanas, e "irrepreensível", ou seja, sem falta, inculpável. Pois bem, santidade, piedade, honestidade e probidade devem ser marcas latentes e indeléveis de um cristão verdadeiro e missionário.

Amados, não estamos comunicando apenas fatos, ensinos conceituais ou eventos extraordinários. Estamos proclamando vida e salvação. Temos sim o compromisso de ser exemplo para os nossos ouvintes, a fim de que creiam, de que se entreguem de corpo e alma, como escrito no original, a Jesus Cristo.

As pessoas que nos ouvem proclamar o evangelho devem perceber que nossa mensagem e nossa conduta diária são interativas, interligadas e convergentes no ideal de nos identificarmos com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

No verso 11, Paulo fala que agiu tal qual um pai age para com o seu filho. A figura do pai gera revolta ou o desejo de imitar. É referencial. Se praticamos a mensagem que pregamos, somos como que plasmadores de uma geração futura que pautará a sua existência de forma agradável a Deus. Serão dignos de Deus, como afirma o verso 12.

A quinta e última característica da proclamação missionária é a sua...

5. Atuação efetiva na vida daqueles que a aceitam - vs. 13-16:
Discursos vazios, contraditórios, prepotentes e ofuscados pelo orgulho do preletor não servem para a comunicação do evangelho da salvação em Cristo Jesus.

O apóstolo Paulo não tem dúvidas quanto ao operar da mensagem proclamada. Paulo tinha convicção de que proclamava a Palavra de Deus e isso se comprova na expressão do verso 13, que indica que os ouvintes receberam a mensagem como realmente ela é; a "Palavra de Deus". É interessante notar que o termo utilizado por Paulo é o mesmo que aparece em João 1.1 e 14, que apresenta a Jesus como o verbo, o logos, de Deus.

Amados, a nossa mensagem é Jesus. Só Jesus é a Palavra viva, eficaz, eterna e penetrante de Deus, que salva, liberta, regenera e transforma o homem pela sua atuação eficaz e pela manifestação do seu poder salvador e regenerador. A nossa mensagem evangelizadora deve desencadear uma ação efetiva, como que um efervescer que provoca transformações na essência e na consistência da vida daqueles que aceitam a Jesus como o seu único e suficiente Salvador.

Conclusão:

Pois bem, amados, para este tempo conturbado e massificado pelo ceticismo, pelo espiritualismo, pelo esoterismo, pelo sincretismo e pelo evangelho de peculiaridades esdrúxulas, devemos proclamar a mensagem pura, límpida e poderosa do evangelho de Jesus Cristo.

Nossa mensagem deve ser o próprio Jesus Cristo, a Palavra viva poderosa de Deus, que atua na vida de quem crê, promovendo a reconciliação com o Criador e a restauração das mazelas espirituais causadas pelo pecado.

Somos desafiados por Deus para a proclamação missionária. Fazer missões é promover a paz. É proclamar Palavra de Deus ao mundo, a partir do testemunho pessoal e segundo a vontade de Deus, demonstrando o amor com que Deus tem nos amado em Cristo, Romanos 5.8.

Se assim fizermos, alcançando os objetivos de Deus, de certo multidões e multidões, pelo poder do Espírito Santo, que torna eficaz a proclamação missionária, o evangelho há de operar salvação e há de possibilitar que milhares e milhares de pessoas migrem das profundezas do inferno para o reino do Filho amado, Jesus.

Somos proclamadores da mensagem missionária. Que, pela graça de Deus, jamais negligenciemos este compromisso. Amém.

12 agosto 2010

OS MINISTROS

Chamados por Deus, Ex 28:1 c/ Hb. 5:4
Qualificados por  Deus, Is. 6:5-7; II Cor. 3:5,6
Comissionado por Cristo, Mt 28:19
Enviados pelo Espirito Santo, At. 13:2,4
Têm autoridade da parte de Deus II Cor. 10:8; 13:10
Sua autoridade visa à edificação; II Cor 10:8; 13:10

DESCRITOS COMO:
Embaixadores de Cristo II Cro. 5:20
Ministro de Cristo I Cor 4:1
Despenseiros dos mistérios de Deus I cor. 4:1
Defensores da fé Fp. 1:7
Servos do povo de Cristo , II Cor. 4:5
Especialmente protegido por Deus II Cor. 1:10
Seu trabalho é vão, sem a ajuda de Deus,  I Cor. 3:7; 15: 10
Comparados a vasos de barro II Cor. 4:7

DEVEM SER
Puros Is. 52:11, I Tm 3:9
Santos Ex 28:36, Lv 21:6; Tt 1:8
Humildes, At. 20:19
Pacientes, I Tm 3:2; Tt 1:7
Voluntários, Is. 6:8; I Ped 5:2
Sem cobiça, II Co 12:14; I Ts. 2:6
Imparciais, I Tm 5:21
Gentis, I Ts. 2:7; II Tm 2:24
Dedicados At. 20:24; Fp 1:20,21
Fortes na fé II Tm 2:1
Abnegados I Cor. 9:27
Sóbrios, justos e controlados, Lv 10:19; Tt 1:8]
Hospitaleiros Itm 3:2; Tt 1:8
Aptos a ensinar I Tm 3:; II Tm 2:24
Estudiosos e meditativos, I Tm 4: 13, 15
Vigilantes II Tm 4:5
Dedicados à oração; Ef. 3:14. Fp 1:4
Bons governantes de suas famílias I Tm 3:4,12
Afetuosos para com seus rebanhos Fp 1:7; I Ts. 2:8,11
Exemplos para o rebanho, Fp. 3:17; II Ts. 3:9; I Tm 4:12; I Pe 5:3

NÃO DEVEM
Ser dominadores da Herança de Deus, I Pe 5:3
Ser cobiçosos de lucro vil, At. 20:33; I Tm 3:3,8; I Pe 5:2
Ser contenciosos, I Tm 3:3, Tt 1:7
Ser astuciosos, II Cor. 4:2
Ser agradadores de homens Gl 1:10 I Ts. 2:4
Ser facilmente desencorajados, II Cor. 4:8,9; 6:10