30 junho 2010

SALMO 23

I. O Guia ao Longo do Caminho
"O Senhor é o meu pastor" (v. 1).
Observe o pessoal "meu" e compare com João 10.1-18, para a descrição da ovelha e do fiel Pastor.

II. A Certeza de Toda Suficiência
"Nada me faltará" (v. 1).
O Pastor certamente providenciará para que nada falte à alma, quando esta O segue obedientemente.

III. Os Estágios Iniciais do Caminho
A. Ensinado a repousar tranqüilamente.
"Deitar-me faz em verdes pastos" (v. 2)

B. Guiado por caminhos tranqüilos para amadurecer em crescimento.
"Guia-me mansamente a águas tranqüilas" (v. 2).

C. Restaurado e renovado em cada momento de necessidade.
"Refrigera a minha alma" (v. 3)

D. A justiça de Deus ensinada em detalhes da vida.
"Guia-me pelas veredas da justiça" (v. 3)

E. O objetivo do Seu treinamento cuidadoso.
"Por amor do seu nome" (v. 3)
Ensinada a repousar totalmente na mão de Deus e treinada pelo Pastor a conhecer aquilo que está de acordo com a Sua justiça nos aspectos exteriores da vida, a alma guiada é, então, conduzida "de fé em fé", como está escrito: "Mas o justo viverá da fé" (Rm 1.17).
  
IV. O Caminho mais Profundo na Plenitude do Tempo
 A. Passo a passo por profundas trevas.
"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte" (v. 4).
Note que é um andar "pelo", pois há uma saída no outro lado. Um andar tranqüilo e seguro com Deus, em simples fé, é o prazer do Senhor. "A prova da vossa fé (...) muito mais preciosa do que o ouro" (1Pe 1.7).

B. O vale e a sua sombra
"O vale da sombra da morte" (v. 4).
O verdadeiro cálice da morte foi completamente esgotado pelo próprio Pastor, e Ele, então, guia ternamente as ovelhas, conduzindo-as através daquilo que se assemelha a uma sombra, em comparação com Sua passagem pela realidade da morte no Calvário.

C. A fé possuída pela alma fiel.
"Não temeria mal algum" (v. 4).
Nos verdes pastos e a ao lado de águas de descanso, a alma aprendeu a conhecer o coração do Pastor. Agora, ela pode segui-Lo e confiar Nele sem temor.

D. A Presença oculta no vale das trevas.
"Tu estás comigo" (v. 4)
Compare com Isaías 50.10: "Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus."

E. O sustento do coração confiante.
"A Tua vara e o Teu cajado me consolam" (v. 4)
Assim a alma é ensinada a viver de cada palavra que procede da boca de Deus. Gentilmente desligada de toda dependência das experiências, emoções ou apoios externos, a palavra do Senhor se torna seu fundamento básico, porque a "palavra do Senhor permanece para sempre" (1Pe 1.25).

V. A Vida no Santuário Cumprida
A. A casa do banquete.
"Preparas uma mesa perante mim" (v. 5).

B. O Espírito da Unção.
"Unges a minha cabeça com óleo" (v. 5).

C. O coração transbordante.
"O meu cálice transborda" (v. 5).

D. A segurança da fé.
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida" (v. 5).

E. A decisão de fé.
"Habitarei na casa do Senhor por longos dias" (v. 5)
Compare com o Salmo 66.10-12: "Tu, ó Deus, nos provaste; Tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso", e com o Salmo 84.6, 7: "Passando pelo vale (...) vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus".

SAINDO DO BURACO

Buraco:(fig) Coisa desagradável, embaraçosa, incômoda; pagar uma dívida.
  
Jônatas x filisteus
- Então os dois se deixaram ver pelo destacamento dos filisteus, que disseram: “Vejam, os hebreus estão saindo dos buracos onde estavam escondidos”. I Samuel 14:11(nvi) - (leia I Samuel 14: 1 a 23)
- Jônatas sentiu o impulso e a impressão divina que o lançou nesta aventura atrevida. Deus dirige os passos dos que o reconhecem em todos os seus caminhos, e buscam a sua direção com o propósito de segui-lo de todo o seu coração. Às vezes, encontramos mais consolo no que não é tanto nossa obra, uma vez que temos sido levados a tal situação por momentos inesperados, mas bem planejados pela providência divina.

Nas necessidades, cheguemos a Deus com confiança
- Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16 (nvi)
- É chamado o “trono da graça”, porque dele fluem o amor, o socorro, a misericórdia, o perdão, o poder divino, o batismo com o Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito Santo e tudo de que precisamos em todas as circunstâncias. (bep)

Na adversidade, Deus é nosso socorro.
- Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.Salmos 46.1(nvi)
- Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida. “Fortaleza” refere-se a força divina na peleja do crente contra seus inimigos e inclui o poder de Deus que opera em nós e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (bep)
  
Na angústia, o Senhor nos livra.
- Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei o glorificarei. Salmos 91:15 (arc).
- Embora o salmista (e o leitor) não tenha recebido uma promessa de imunidade total diante das calamidades, o Senhor lhe assegura que estará presente com aqueles que o invocam, livrando-os e glorificando-os. (BEP).

Posicionemo-nos, com o Senhor, Ele nos protege
- Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois Ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios. Salmos 97.10 (nvi)
- O crente verdadeiramente regenerado, que tornou-se um com Cristo, e no qual o Espírito Santo habita, amará aquilo que Deus ama, e aborrecerá aquilo que Ele aborrece. Tal crente não se conformará com a iniqüidade, a violência e a impiedade em ação no mundo, e lamenta a destruição de vidas por esses males. (bep)

Na aflição, clamemos ao Senhor
- Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam. Salmos 107.6 (nvi)
- O salmista emprega quatro vezes esta frase sobre os crentes, e quatro vezes declara que Deus “os livrou das suas necessidades (vv.6,13,19,28). Deus, vez por outra, leva seus filhos a situações em que a auto-suficiência deles termina, e que nenhum ser humano é capaz de ajudar, para que assim clamem a Ele com fé, humildade e simplicidade. (bep)
  
Com Deus, temos a vitória
- Com Deus conquistaremos a vitória, e Ele pisará os nossos adversários. Salmos 108.13 (nvi)
- O escritor confessa aqui que somente através do poder de Deus eles seriam vitoriosos. (beg) 

Sejamos justos,e não seremos abalados.
- O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. Salmos 112: 6,7 (nvi)
- O salmista não se abala por medo e ansiedade em momentos de aflição, pois deposita sua confiança em Deus, e não em si mesmo, nem em recursos externos. (bep).

28 junho 2010

PONTO DE VISTA

Esse milagre operado por Jesus, foi singular e diferente de todos os outros. Vamos ver alguns aspectos que o tornou diferente de todos os demais já realizados pelo Mestre.

1) O HOMEM FOI TRAZIDO AO SENHOR JESUS

a) Enquanto que normalmente as pessoas clamavam ansiosas em saberem da presença do Mestre, esse cego, talvez na escuridão de sua visão, foi levado sem até mesmo saber o que se passava com ele.

2) JESUS O LEVA PARA FORA DA ALDEIA

Muitas vezes, prá recebermos um milagre ou benção de Deus, precisamos sair fora de nossa aldeia. O que isso significa?

a) Nossas convicções religiosas.

b) Contexto social em que vivemos.

c) Convívio familiar: "Quem ama o pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim..." (Mat.10:37).

3) JESUS USA UMA FORMA INUSITADA PARA CURA-LO

a) Cuspiu nos seus olhos

Significado: Isto nos mostra o quanto aquele homem estava a mercê do Senhor. Não sabia nada do que estava acontecendo, mas mesmo assim, continuou confiando, e deixando Jesus agir.

4) JESUS CUROU-O EM DUAS ETAPAS

a) Esse milagre foi diferente de todos os outros operados pelo Senhor. PRIMEIRO restaurou apenas as funções dos olhos, SEGUNDO, a ação do cérebro que recebia os comandos dos olhos, dando-lhe percepção mental daquilo que os globos oculares captavam.

5) ENXERGANDO ERRADO

a) "...Vês alguma coisa?". "Vejo os homens... Como árvores que andam". DOIS ERROS: Homem nunca se pareceu com árvore, e árvore nunca andou.

b) Se considerarmos que ele antes via (pois o texto não fala se ele era cego de nascença), ele estava desacostumado com a anatomia humana, por isso, via os homens como árvores que andam.

c) Quem mais estava próximo dele naquele momento, era o Senhor Jesus, portanto ele via o Senhor como uma árvore. Visão equivocada do Filho de Deus.

6) O SEGUNDO TOQUE

Foi necessário que Jesus lhe tocasse novamente. Penso que esse segundo toque foi mais difícil, pois ele pensava já estar enxergando, e por isso, poderia simplesmente impedir que Jesus o tocasse:

Coisas que impedem o segundo toque:

a) Ignorância Espiritual - Achar que já sabe tudo, e por isso não necessita Dele.

b) Falsa Visão - Olhar com discriminação os homens (como árvores que andam).

7) NÃO ENTRES NA ALDEIA

a) Vá prá sua casa. Não faça marketing. Eles não vão acreditar. Questionarão o milagre. Nem sempre milagres é sinônimo de fé.

b) O importante é seu sentimento, não interessa o que vão pensar e falar a respeito do milagre.

26 junho 2010

QUEM É COMO O SENHOR? (Isaias 14.27)

- A soberania de Deus não possui data de validade; a bíblia diz: “O Senhor reina por todo o sempre (Êx 15.18)
- Fazendo uma analise histórica descobrimos varias “soberanias”ostentadas por homens tão frágeis quanto nós, que por serem assim, vemos o tempo de validade de suas soberanias. 
- Mas ao contrário destes, o Senhor reina para todo o sempre. Um exemplo bem claro da soberania de Deus está em Is 43.13 – “agindo eu quem impedirá”?

Exemplos da soberania de Deus:

1 – Manifestado no controle dos homens:

a) Em Gn 6.3, Deus determina o tempo do Juízo e no v.7 a forma, e em Gn 7.10 aconteceu como Deus havia dito.
b) O que diremos do prometido a Abrão, que seria pai de uma grande nação – Gn17.4
c) Quando Deus se lembra dos amalequitas 1Sm 15.2-3, como disse a Abraão em Gn 12.3, pois em Nm 14.45, lutaram contra Israel.
d) Todo o esforço de Saul em retomar o seu trono e reinado foi inútil, pois Deus rejeitara, 1Sm 15.11.
e) Deus transtorna os poderosos – jó 12.19
f) O Senhor direciona o coração do Rei, pois ele está em sua mão – Pv 21.1
g) Desfaz os sinais dos profetas mentirosos, enlouquece os adivinhadores, retarda os sábios e converte seu saber em loucura. Is 44.25

2 – Sua Soberania é divina:
- Seu trono está nos céus e a terra é o estrado dos seus pés.

a)  Is 44.6 – O Senhor é rei e Senhor, fora dele não há Deus.
b) 1Tm 6.15 – O único Senhor Rei dos Reis e senhor dos senhores.
c) Ap 15.3 – Ele é o Rei dos santos
d) Sl 19.1 – Os céus proclamas a sua glória, e a terra anunciam as suas obras.
e) Ap 19.6 – Como soberano ele é o Todo poderoso Deus.

3 – Quem desfará as obras de suas mãos?
- Nenhuma pessoa jamais alcançará esta posição de tão grande que ela é. Somente Deus, o Senhor de todas as coisas poderá possuí-la, pois ele mesmo a criou, para o louvor de sua própria gloria.

a)  A humanidade é comparada como uma gota que cai de um balde – Is 40.15
b) Os deuses dos pagãos foram gerados de matéria preexistente, Deus o Nosso Deus sempre foi preexistente antes da criação, e permanece transcendente acima de toda a criação.
c) Deus é inacessível em profundidade de pensamento – Is 55.9
d) Herodes tentou desfazer o feito de Deus, mais não pode matar Jesus aos 2 anos....
e) Senaqueribe, Nabucudonosor, Buda, Maomé, Julio César, Hitler, Alan Kardek, João Paulo II, nenhum destes homens jamais chegaram a possuir a glória do Deus eterno, nem substituí-lo, pois a sua glória ele não dá para ninguém.
  
Conclusão:

- Sabermos de tudo isso é muito bom, mas o melhor é saber que este Deus é Senhor, ele nosso pai, nosso guia, nosso libertador, nosso provedor, nosso amigo de todas as horas, nosso Rei e redentor, nosso Deus e salvador.
- Descubra mais a cada dia sobre este Deus e seja mais que vencedor, em nome de Jesus Cristo o filho redentor.

24 junho 2010

TIPOS DE PESSOAS, TIPOS DE RELIGIÃO (2 Reis 8.1-6)


- Conhecemos essa história, relatada detalhadamente em 2 Reis 4.
- Elizeu profetiza sobre a vida da mulher e ela tem um filho. Passados alguns anos o filho morre, Elizeu ora e o filho ressussita.
- Após o episódio da ressurreição, Elizeu avisa a mulher para que ela peregrine pela terra durante algum tempo, pois Deus havia chamado a fome sobre a terre.
- Assim ela fez, e peregrimou por 7 anos. O texto que lemos acima conta o que aconteceu exatamente após 7 anos.
- A mulher voltou para sua terra ela percebeu que toda a sua riqueza havis sido roubada e destruída, e procurou o rei para pedir restituição. Quando ela se apresentou diante do rei, encontrou Geazi, o ajudante do profeta Elizeu, que contava ao rei todos os detalhes do milagre que Deus realizou através de Elizeu, há 7 anos.
- Poderíamos chamar isso de coincidência? Eu chamaria de "propósitos de Deus". Mas o rei, espantado com a suposta coincidência, perguntou a mulher se era tudo verdade. Ela confirmou as palavras de Geazi, e mostrou o filho para o rei.
- Imediatamente o rei mandou que fosse restituido todos os seus bens.
- Eu vejo nessa história, 4 tipos de pessoas e 4 tipos comuns de religião, que muitas vezes se manifestam até mesmo pelo povo de Deus.

1) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE OUVIR
- O REI representa esse primeiro tipo de religião. Rei tem status, respeito, riqueza, poder, autoridade, servos, servas. Basta uma palavra e ele recebe em suas mãos tudo o que deseja.
- Reis acreditam que não precisa de nada. Nem precisam de Deus.
- Não vemos Jesus perder muito tempo com "reis". É por isso que Jesus diz que é mais facil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino de Deus. (Mt 19.24)
- Os poderosos são auto-suficientes, arrogantes, e se satisfazem em ter uma religião de ouvir falar. É por isso que muitas vezes Deus nos manda para o "vale" com o propósito de nos quebrantar.
- A religião do ouvir falar é conhecida por muitos. Vivem de ouvir testemunhos, ouvir salmos, ouvir louvores, ouvir rádio, ouvir pregações. Não buscam conhecer à Deus. Se satisfazem apenas em ouvir falar.
- Outra característica desse tipo de religioso é a ação de boas obras com o propósito de garantir a salvação. Realmente devemos praticar muitas boas obras, mas isso não deve ser indicador de salvação de ninguém.
- Quando nossa "religião" não é a religião (re-ligação) que Deus deseja de nós, sentimos um sentimento de culpa e insatisfação espiritual, e muitos procuram justificar essa culpa com a ação de boas obras. Observe que o rei em questão mandou que fossem restituidos os bens daquela mulher.

2) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE FALAR
- Geazi tinha um dos caráteres mais vergonhosos que posso encontrar na bíblia. mentiroso. Ladrão. Quando Elizeu delegou autoridade para que ele ressussitasse o menino, ele fraquejou (Cap. 4). Tinha olhos carnais, enquanto os de Eliseu eram espirituais. Lendo os primeiros capítulos do 2º Livro dos reis, entendemos a "leprosa" personalidade de Geazi.
- Porém nem toda essa falta de caráter impediu que ele fosse um bom "pregador". Geazi era um "forrest gump - o contador de histórias".
- Era tão bom contador de histórias, que até mesmo ao rei ele conseguiu contar suas histórias.
- Porém, se ele contasse sobre a sua partificação nas histórias, o rei veria qual fracasso era a vida de Geazi.
- Tem religiosos assim: Populares por suas mensagens e testemulhos. Pregam até em castelos e grandes templos, porém quando olhamos para sua vida pessoal, tsc tsc tsc.
- Nem quero entrar em detalhes, senão vão me chamar de João Batista.

3) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM DE FAZER
- Elizeu era um grande exemplo do poder de Deus. Suas histórias relatadas em 2 Reis são poderosas. Elizeu até depois de morto ressucitava outros mortos. Acho que no antigo testamento, ninguém teve tando poder em sua vida quanto Elizeu. Não tenho nada contra isso, inclusive quero ter poder de Deus em minha vida, porém tem muita gente que só busca poder.
- O que vejo na história de Elizeu é que ele apreciava Elias pelo poder de Deus que ele manifestava. Muito crente aprecia outras pessoas porque querem ter o poder dado a Deus para aquela pessoa.
- Elizeu pediu "porção dobrada do poder de Elias". Com esse poder ele amaldiçoou crianças e 2 ursas despedaçaram mais de 40 garotos.
- Para quê você quer poder?

4) A RELIGIÃO DOS QUE VIVEM PARA DEUS
- Porém eu fico impressionado com a mulher e seu filho, que nem a bíblia relata os nomes. Não tinham poder mas "eram testemulhas do poder de Deus".
- Não saiam pra contar testemulhos, mas as pessoas viam os seus testemunho, e se maravilhavam com eles.
- Não viviam de ouvir histórias, mas entraram para a história glorificando ao poder de Deus.
- Esse tipo de pessoa, quando chega, o contador de história se cala e os reis testemunham do verdadeiro poder de Deus.
- Que tipo de pessoa você é? Qual é o tipo de sua religião com Deus?

23 junho 2010

VIVENDO EM PAZ

- PAZ: Tranqüilidade de alma
- Jesus lhe dá a verdadeira paz
- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14. 27 (arc)
- O resultado final da obra do Espírito Santo em nossa vida é a profunda e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência de conflitos, a paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua vida é cheia de preocupações, permita que o Espírito Santo encha-o com a paz de Cristo! João 14. 27 (beap)

Esteja em Jesus e viva em paz
- Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16. 33 (arc)
- Jesus resumiu tudo o que lhes havia dito naquela noite, reafirmou as recomendações e promessas descritas em João 14. 27-29; 16. 1-4 e 16. 9-11. Ele disse aos seus discípulos para terem coragem. Apesar dos conflitos inevitáveis que enfrentariam, não estariam sozinhos. Jesus também não nos abandona em nossos conflitos. Se nos lembrarmos que a vitória final já foi ganha, poderemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis! (beap)

Em Jesus, você anda pelo caminho da paz.
- Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, - para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. Lucas 1. 78,79 (ara)
- O cristianismo se distingue de todas as demais religiões, não somente por conferir aos homens aquilo que os corações humanos mais necessitam, a saber ‘a Paz de Deus’, que ultrapassa todo entendimento; mas também abre para nós o único ‘caminho para a Paz’. (nti)

Através de Jesus, você tem paz com Deus
- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos 5. 1 (nvi)
- Após aceitarmos Jesus como nosso Salvador e Senhor, temos paz com Deus, o que é muito diferente de termos sentimentos pacíficos, como a calma e a tranqüilidade. Ter paz com Deus significa estar reconciliado com Ele: não existir mais hostilidade entre nós e o Pai, nenhum pecado bloquear nosso relacionamento com Ele. Só é possível ter paz com Deus, porque Jesus pagou o preço por nossos pecados ao morrer na cruz. (beap)

Viva no Espírito e tenha paz
- Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. – A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. Romanos 8. 5, 6 (nvi)
- Paulo, dividiu as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. 
- Uma vez que tenhamos respondido sim a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz a vida e a paz. Devemos diariamente preferir conscientemente centralizar nossa vida em Deus. 
- Leia a Bíblia para descobrir as diretrizes divinas, e passe a segui-las. Em cada situação de perplexidade, pergunte a si mesmo: o que Jesus gostaria que eu fizesse? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo, faça-o imediatamente. (beap)

A paz de Deus, guarda o seu coração e mente em Jesus
- Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Filipenses 4. 6, 7 (nvi)
- Quando invocamos a Deus, com um coração posto em Cristo e na sua Palavra (Jo. 15.7), a paz de Deus transborda em nossa alma aflita.
(1) Essa paz consiste em uma tranqüilidade interior, que o Espírito Santo nos transmite (Rm. 8. 15, 16). Envolve uma firme convicção de que Jesus está perto, e que o amor de Deus estará ativo em nossa vida continuamente. (Rm. 8. 28,32; cf. Is. 26.3).
(2) Quando colocamos diante de Deus, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida e a esperança em Cristo (v.6; Is. 26.3,4,12; 37. 1-7; Rm. 8. 35-39; 1 Pe. 5.7).
(3) Se o medo e a ansiedade retornarem, novamente a oração, a súplica e a ação de graças nos trarão a paz de Deus que guarda os nossos corações. Voltaremos a sentir segurança, e nos regozijaremos no Senhor. (bep)

Seja um pacificador
- Aparte-se do mal e faça o bem;busque a paz e siga-a. 1 Pedro 3. 11 (arc)
- Freqüentemente vemos a paz somente como a ausência de conflitos, e pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo procura ativamente a paz, construindo boas relações. 
- O pacificador antecipa os problemas e lida com eles antes de acontecerem. À medida que os conflitos surgem, devem ser discutidos abertamente e resolvidos antes que se tornem incontroláveis. 
- Apaziguar pode ser um trabalho mais difícil do que travar uma guerra, mas resulta em vida e felicidade. (beap)

PRATICANDO A JUSTIÇA

JUSTIÇA: Virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que faz dar a cada um o que lhe pertence.

TENDO FOME E SEDE DE JUSTIÇA
- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mateus 5.6 (ara)
- Os que procuram a justiça de Deus recebem aquilo que desejam, e não os que confiam em sua própria justiça. (beg)

ANDANDO EM JUSTIÇA, HÁ RECOMPENSA
- O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira. Provérbios 11. 18 (ara)
- O trabalho do perverso não traz bênção, nem ganho permanente, em contraste com o trabalho do justo, que receberá recompensa duradoura. (ba)

ANDANDO EM JUSTIÇA, DEUS CONFIRMA SUAS PROMESSAS
- Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.
Gênesis 18. 19 (ara) 
- Com a chamada de Abraão, Deus estabeleceu o pai como o responsável na família para ensinar os filhos ?para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo. (bep) 
- As promessas reivindicadas por Abraão, pela fé, devem também ser reivindicadas pelos seus descendentes. O plano de Deus será realizado através da fidelidade do seu povo a aliança de Deus?. (beg)

SEGUINDO SEMPRE A JUSTIÇA
- Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos. Sigam única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Deuteronômio.16. 19 e 20 (nvi).
- Já naquele tempo Deus alertava os juízes, como deviam se comportar ao julgar as causas do povo: com juízo de justiça. É inaceitável e Deus abomina pessoas que se dizem cristãs, subornarem e serem subornadas.

VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇA
- Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça. Efésios 6. 14 (nvi).
- Se refere ao simbolismo do ?peitoral? de uma armadura. ?Está em pauta a própria retidão de Cristo, operada em nosso interior pelo seu Espírito?. Sim, as qualidades morais da retidão estão naturalmente incluídas, porquanto essas qualidades perfazem a justiça que nos vem por intermédio da justificação, quando consideradas em seu conjunto total. (nti).

ENSINANDO A JUSTIÇA A MUITOS
- Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente. Daniel 12. 3 (arc).
- Os sábios, conforme a descrição que deles faz o AT, são os fiéis de Deus. Demonstram sua sabedoria, não somente pela sua maneira de viver, mas também pela influência da sua vida e testemunho, pois levam muitos a uma vida de retidão. Resplandecerão porque serão transformados, e a glória de Deus se refletirá neles e através deles. (bep)

PRATICANDO A JUSTIÇA TEREMOS PAZ
- A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85. 10 (arc).
- O mundo clama por paz; no entanto, a prática da justiça está longe daquilo que Deus recomenda. Sem o exercício pleno da justiça, não existe paz.

PRATICANDO A JUSTIÇA, ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS
- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. Mateus 5.20 (arc).
- A justiça dos escribas e dos fariseus era exclusivamente exterior. Eles observavam muitas regras, oravam, cantavam, jejuavam, liam as Escrituras e freqüentavam os cultos nas sinagogas. 
- No entanto, substituíam as atitudes interiores corretas pelas aparências externas. Jesus declara aqui que a justiça que Deus requer do crente vai além disso. 
- O coração e o espírito, e não somente os atos externos, devem conformar-se com a vontade de Deus, na fé e no amor. (bep)

17 junho 2010

A ARMADURA (Apoc. 12:17; Ef. 6:10-17)


Há uma guerra, e devemos estar preparados para enfrentá-la na nossa vida diária, todos os dias temos que nos apropriar do que é de Deus para vencer no dia mal.

Ef. 6:10-17
v. 10 – Jesus é a minha força,O Espírito Santo é o Poder da minha força.  Ex: Davi – Não temeu Golias, mas o enfrentou em nome de Jeová Sabaot.  Pense na autoridade: Há um guarda na rua, não há força física, mas usa da autoridade que recebeu.  Hoje você vai saber quem você é.  Você tem autoridade de Deus, você tem o Espírito Santo
v  v. 11 – Leia Rm. 13:12 – Vista-se de armas de luz.  Para que nos vestimos ?  Para estarmos firmes.  Eu sei que Satanás está querendo lhe destruir, pois no seu dicionário, não há a palavra misericórdia e você hoje deve riscar do seu dicionário está palavra em relação ao Diabo.  Quando Satanás lhe provoca, está provocando a Deus.  Vista-se pois das armas da luz que Deus o dá.  Satanás tem um terço dos anjos, nós dois terços.  I Pe. 5:7 – Satanás quer embotar a nossa mente para que não entendamos quem somos.  Não podemos tirar férias. V. 13 – Tomai toda a armadura –Quando você decide ser um guerreiro, você será firmado na Rocha e na Rocha estará firme, aí, neste lugar, Satanás tem medo.V. 14 – Há 6 armas para nós batalharmos como guerreiros.  Cinco defensivas e uma ofensiva (você vai atacar).

ARMADURAS
1.      Verdade – Quando nos apropriamos da verdade de Deus rejeitamos toda a maldade.  Jesus é a verdade, o cinturão é Cristo mesmo.  Esta arma guarda muito a parte sexual.

2.      Couraça da Justiça – Peito e pulmão.  Pv. 4:23

3.      Sapatos do Evangelho da Paz – Disposição para levar o Evangelho – Rm 10:14.  Andai no Espírito...

4.      Escudo da Fé – Representa a proteção – O inimigo envia dardos e muitas vezes o líder crê nestes dardos.  Rm. 10:17 – Tudo é possível ao que crê.  Ao ir crendo o escudo vai se tornando forte.
5.      Capacete da Salvação – Fp. 4 – Tudo que é verdadeiro...,  tens a mente de Cristo.  Vença o ataque na mente.  O Diabo trabalha para conquistar a mente, é uma verdadeira batalha, e na mente você deve vencer.

6.    A Espada do Espírito – A poder na Palavra – Jesus foi tentado e se defendeu com a Palavra.  Esta é uma arma poderosa para atacar.  O líder deve conhecer a Palavra para poder se defender.