26 maio 2010

O AMIGO FIEL ( 2 Co 4.8,9).

Se experimentarmos a presença de Cristo e seu poder em nossas vidas, nenhuma aflição, perturbação, enfermidade ou tragédia, provocara a nossa derrota espiritual. Quando as circunstância exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos divinos nos são dados para nos aumentar a nossa fé e a nossa esperança.

Quem nos separara do amor de Cristo ( Rm 8.35,38,39).
 (a) A tribulação?
(b) A angustia?
(c) A perseguição?
(d) A fome?
(e) A nudez?
(f) O perigo?
(g) A espada?

38). Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39). nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

37). Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

1Co15.57). Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo

2 Co2.14). Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento;

1 Jo 4.4). Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
1 Jo 5.4).
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

(1) Atribulados, mas não angustiados.

Ver 2 Co 7.9,6). Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.
Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;

(2) Perplexo, mas não desesperados.

(Leia o Salmo 121). Este salmo nos assegura. Que quando estamos em desespero; o Senhor é nosso socorro, não se desespere

(3) Perseguidos, mas não desamparados.

2 Tm 3.11). as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.

Sl 34.19). Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor o livra de todas.

(4) Abatidos, mas não destruídos.

Sl 37.24). ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.

Sl 113. 7,8). Que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para fazer assentar com os principies, sim, os príncipes do seu povo

Mq 7.8). O inimiga minha, não te alegre a meu respeito; quando eu cair, levantar-me-ei

O inimigo das nossas almas quer ver é a nossa queda, a nossa destruição. Olha o que a bíblia diz: em João 10,10). O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
- Roubar á nossa paz, nossa felicidade, nossa alegria.
- Matar á nossa vida espiritual.
- Destruir vidas, o nossa futuro, nossas famílias, nossos sonhos, enfim.

Mas Jesus disse eu vim para que todos tenham vidas e vidas com abundância?

25 maio 2010

“A PRESENÇA DO SENHOR” (Mateus 28.20b )

Ele está em nossa frente, ao nosso lado direito, ao nosso lado. Está atrás de nós, acima de nós, por baixo de nós e em nós. 

1- O Senhor vai adiante de nós (frente), como nosso guia.
Jo 10.4 = Vai andando na frente, e elas seguem o pastor, porque reconhecem a sua voz.
Dt 1.30 = Não tenham medo! Nada de susto! O Senhor nosso Deus vai á nossa frente comandando! Ele pelejará pôr nós, como fez no Egito – como vocês sabem muito bem.

2- Ao nosso lado, como nosso acompanhante: (à minha direita”).
Sl 16.8 = Fiz do Senhor a minha companhia constante. Enquanto Ele estiver a minha direita, não tropeçarei.

3- Ao nosso lado, como nosso libertador:
Sl 34.7 = O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.

4- Ao nosso redor:
Sl 125.2 = Assim como os montes cercam a cidade de Jerusalém, o Senhor cerca e protege o seu povo, hoje e eternamente.

5- Atrás de nós, como nosso protetor.
Is 41. 2 = O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos.
Is 52. 12 = Vocês não precisarão sair de Babilônia às pressas, fugindo para salvar suas vidas. O Senhor irá à frente, para guiá-los; o Deus de Israel irá atras de vocês para protegê-los.

6- Acima de nós, sobre nós, como nosso sumo-sacerdote e intercessor.
Hb 4.14,15 = Mas Jesus, o Filho de Deus, é nosso grande Supremo Sacerdote que foi diretamente para o céu, a fim de nos ajudar; portanto não deixemos nunca de confiar nele. (v.15) Este nosso Supremo Sacerdote compreende as nossas fraquezas, visto que Ele teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que Ele nunca cedeu a elas nem pecou.
Hb 7.26 = Portanto, Ele é exatamente o tipo de Supremo Sacerdote que nós necessitamos; pois é santo e irrepreensível; não foi manchado pelo pecado, nem pervertido pelos pecadores; e foi-lhe dado o lugar de honra no céu.
Sl 139.5 = Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão.

7- Por baixo de nós, na figura de braços eternos.
Dt 33.27 = O Deus eterno é o Refúgio do nosso povo. Ele sustenta Israel (Igreja) com braços eternos. Ele expulsou os inimigos do nosso povo para longe, e disse a nós: “Destruam esses povos!”

8- Ele vive em nós, como a nossa força.
Gl. 2.20 = ...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
1º Co 6.19 = Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence.

9- Conosco:
Sl 46.11 = O Senhor do universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção!

24 maio 2010

TRANSFORMANDO O PROBLEMA EM SOLUÇÃO (Jonas 2)

·    O QUE É ISSO?
 A experiência do profeta Jonas no ventre do peixe nos ensina que, muitas vezes, a solução que esperamos está no nosso próprio problema.
Aquilo de que queremos nos livrar desesperadamente é justamente o que vai nos levar ao lugar seguro.
O problema de Jonas era o peixe; pensou que morreria dentro dele, no entanto, se ele ficasse livre do peixe no momento errado morreria no mar. O grande segredo era livrar-se do peixe no momento certo, depois que ele tivesse cumprido o seu propósito e servido de instrumento que o conduziria novamente à terra firme, porém, essa decisão estava fora do seu alcance. Por ter desobedecido a Deus encontrava-se agora totalmente à mercê da sua misericórdia.
Resumindo, o instrumento de libertação de Jonas era o seu próprio problema; não havia jeito de se livrar do problema naquele momento sem morrer afogado no meio do mar.

Isso nos leva a refletir sobre as diferentes situações em que nos colocamos muitas vêzes, por vontade própria ou não.
A Bíblia fala sobre isso de forma bem enfática:

Tiago 1:2 ? ?Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança?.

Romanos 5:2-5 ? ?...Nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. E a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado?.

Algumas características do caráter são impossíveis de se conseguir em meio à alegria e conforto. Somente na tribulação elas florescem e se fortalecem. A principal delas é a perseverança. A alegria verdadeira é uma benção e é benéfica, a alegria do mundo é tola e superficial; geralmente substitui a paz que falta ao coração.
Um exemplo gritante disso é o carnaval: pessoas pobres, infelizes, miseráveis separam quatro dias para se ?divertirem?. O dinheiro que poderia ser usado para aliviar um pouco a miséria, é utilizado para tentar ?esquecê-la?.

Problemas financeiros, sentimentais, doença, morte sempre existirão, para todas as pessoas; o fato é que a maioria, por desconhecer a palavra de Deus não sabe como lidar com eles.

O segredo é discernir o que é natural da existência e o que é antecipado e semeado por Satanás.
O grande segredo é reconhecer a ANTECIPAÇÃO. Pessoas que deveriam ficar enfermas e morrer com mais idade, muitas vezes são ceifadas antes, ou outras que são chamadas por Deus para o seu serviço são inutilizadas por causa de enfermidades ou ataques satânicos.
Há enfermidades pelas quais não adianta orar, pois estão no tempo de Deus; outras que são semeadas pelo inimigo devem ser repreendidas para que a saúde seja restituída. Em todos os casos, principalmente por não sabermos de qual das duas situações se trata, devemos seguir a orientação de Tiago 5:14-15.

Os ataques do maligno são variados e orquestrados contra os filhos de Deus. Vão desde problemas emocionais até enfermidades e morte prematura. Negar isso é fechar os olhos ao trabalho de Satanás e encarar a luta espiritual como se fosse apenas teatralização.
Se Jó não fosse um homem de Deus, com discernimento e sintonia apurados, seu final teria sido totalmente diferente, exatamente aquele que Satanás havia preparado.

A experiência de Jonas tipifica perfeitamente essa idéia na vida da maioria das pessoas:

·    FASES DO PROBLEMA

1.    A pessoa é engolida pelo problema  1:17
   
    Jó em momento nenhum foi engolido pelo problema. A diferença dele para Jonas é que ele era temente a Deus, independentemente da situação.
    Jó era homem integro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:8). Manteve a sua fidelidade diante de uma situação extrema de provação e sofrimento. Jó não escolheu passar por isso.
    Jonas estava fugindo, desobedecendo a Deus. Apesar de ter sido chamado por Deus, escolheu fugir para o lado oposto. Foi, literalmente, engolido pelo seu problema. Isso é o que se observa na vida das pessoas. O problema vai se agigantando de tal maneira que as domina por completo. É exatamente como estar no ventre do peixe: tudo fica escuro, a esperança se vai; fica-se à mercê do problema.
   
2.    A pessoa não tem um problema, o problema é que a tem  2:1-3
   
    É como nos sentimos em meio aos problemas. Parece que ele enche toda a nossa vida, todos os nossos espaços. A vida passa a gravitar em torno do problema.
    Se não acordarmos para isso e deixarmos que Jesus tome seu lugar no centro, cada problema que surgir conseguirá atrapalhar nossa vida e estragar nosso serviço no Reino de Deus.
    Quando temos problemas e não sabemos como resolvê-los eles passam a nos controlar e a ser nossos senhores. Eles agora nos têm em seu poder. O peixe agora tinha Jonas no seu ventre; isso significava levá-lo para onde quisesse, quando e como bem entendesse sem que ele pudesse esboçar qualquer reação. A sua ira, desespero e revolta a esta altura não fariam a menor diferença.
    Esse é um dos quadros mais comuns da vida moderna: pessoas angustiadas, estressadas, se debatendo com problemas que saíram totalmente do seu controle. Aparentando liberdade e ansiando por ela são cada vez mais escravizadas pelo pecado e pela falta do conhecimento da palavra de Deus. Tem o controle da tecnologia mais sofisticada mas não tem o menor controle sobre os seus desejos e paixões; não dominam a língua e a vontade pecaminosa.
   
3.    Sair do problema no tempo errado pode significar morrer afogado  2:3
   
    O texto diz que o peixe transitava com Jonas em alto mar, talvez em grande profundidade. Livrar-se do peixe àquela altura dos acontecimentos complicaria em muito a situação a ponto de levá-lo à morte. É sempre mais difícil sair de um problema do que entrar nele. Entrar nos problemas não custa nada, para sair deles, porém, há um preço e geralmente ele é alto.
    A psicologia, quando não atenta para os princípios da Palavra de Deus, tenta aliviar a angústia das pessoas mas o melhor que tem feito, na maioria das vezes, é tirá-las do ventre do peixe para que morram afogadas em alto mar.
    Só Jesus tem o poder de nos levar a salvo para a terra seca, conforme Ele afirma em Mateus 11:28-30:
    ?Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve?.
   
4.    Depender dos seus próprios esforços é totalmente inútil - 2:7
   
    É a típica situação em que não há o que se fazer a não ser depender de Deus.
    Há situações em que além da dependência de Deus, ele espera de nós ações.
    Exodo 14:15 ? ?Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem?.
    Nessa situação não havia nada a ser feito a não ser clamar e esperar na misericórdia de Deus.
    Discernir o que é tarefa nossa e o que é a parte de Deus é uma das principais atribuições dos cristãos. Quantas vezes não invertemos as tarefas? Tomamos nas nossas mãos o que é atribuição de Deus, como por exemplo, tentar converter ou modificar as pessoas e deixamos sob sua responsabilidade o que Ele atribuiu a nós:
    - ?...transformai-vos pela renovação da vossa mente...? - Rom. 12:2
    - ?...não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito...? - Ef. 5:18
    - ?...andai no Espírito...? - Gal. 5:16
   
·    A RELIGIÃO RESOLVE?
   
1.    É fácil colocar o religiosismo acima da Palavra de Deus  v. 4
   
    Apesar de estar em desobediência a Deus, estava preocupado em estar no templo novamente. Cumprir rituais, para o religioso, é mais importante do que obedecer a Palavra de Deus. Considerava-se lançado fora da presença de Deus, mas desejava naquele momento estar novamente no seu santo templo. Transferir a santidade da vida pessoal para o templo de pedra sempre foi uma tremenda tentação para o homem, desde Adão.
    Isaías retratou bem essa situação no capítulo 1, vers. 12 a 17: comparecer ao santuário de Deus desacompanhado de obediência e retidão é tolice.
    A religiosidade é alguma coisa que pode ser manipulada e controlada pelo próprio homem; usada no momento de maior conveniência.
    Jesus alterou definitivamente o lugar santo ao nos conceder o seu Espírito Santo:
    I Cor. 6:19: ?Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos??
   
2.    É fácil esquecer-se de Deus  2:7
   
    A lembrança do chamado e missão que o Senhor havia lhe dado só veio à tona depois de um processo longo e doloroso. No episódio do navio, apesar das evidências e da delicada situação que acabou por lançá-lo ao mar, conseguiu dormir boa parte da viagem.
    Jonas lembrou-se do templo mas não da ordem de Deus de ser um profeta em Nínive. Depois que a sua alma se angustiou e desfaleceu é que a sua oração subiu ao Senhor (v. 7). Não do templo mas do ventre do peixe. O seu problema havia se transformado naquele momento no melhor dos templos, num altar perfeitamente adequado.
    
   
·    SOLUÇÃO
Quem deve conversar com o nosso problema é Deus  v. 10

Há muita gente declarando, decretando, dando ordens a Deus e a Satanás e aos problemas. Dar ordens a Deus, nem pensar; a Satanás e aos problemas funciona quando isso expressa autoridade recebida e colocada em prática. Fruto de uma vida de santidade e sintonia com a vontade de Deus. Quando é apenas expressão de arrogância e auto-preservação não tem o menor significado, não muda nada.
Se você for um Jó pode exercer autoridade, se for um Jonas pode apenas esperar misericórdia.
Temos poucos crentes como Jó e muitos crentes como Jonas, é por isso que o nosso evangelho parece não estar funcionando.
Quem falou ao peixe e ordenou que libertasse a Jonas, não foi ele mesmo, mas o Senhor:

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra (2:10).

A experiência de Jonas nos ensina claramente que querer livrar-se dos problemas pura e simplesmente sem tirar deles lições e corrigir rotas pode ser uma solução questionável. Precisamos entender se estamos sofrendo por causa de pecado, desobediência ou se ?pelo nome de Cristo? como diz o apóstolo Pedro em I Pe. 4:14.
As diferentes situações ficam bem exemplificadas em Jó e em Jonas. Há, ainda, muitos outros exemplos da própria palavra de Deus, muitos deles mencionados em Hebreus 11.
A verdade é que Deus, como Pai, corrige seus filhos quando há necessidade e este é um fato que deve nos alegrar, pois se não somos corrigidos devemos questionar a nossa filiação.
Somente o Senhor tem o poder de transformar situações-problema em veículos de transformação e aperfeiçoamento do nosso caráter; instrumentos que nos levarão de volta ao centro de sua vontade para as nossas vidas.

22 maio 2010

NOS TEMPOS DE SECA (Isaías 41:17-20)

A falta de água no nordeste brasileiro é um dilema que já alcançou repercussão mundial , a falta de chuva torna a terra imprópria para o cultivo e plantação , o que resulta em uma grande perda de animais que morrem com sede e fome. Mais urgente que a água para o nordeste é o avivamento para a igreja brasileira , mais necessário que a chuva no nordeste tem sido o retorno à adoração unidiretiva ao Deus vivo. Em tempos de seca na vida espiritual é preciso que uma sede insaciável por avivamento invada nossos objetivos e se torne prioridade máxima.
    Passamos a uma análise dos capítulos 16,17,18 de 1º Reis onde poderemos entender a necessidade do surgimento de homens zelosos pela vontade de Deus , para que o povo de Sua propriedade exclusiva seja levado a caminhar em santidade , obediência e adoração.

I ) A DECADÊNCIA ESPIRITUAL ( 1 Rs 16:29-34)
 - Em Israel nenhum rei se voltou para os mandamentos de Deus.
- Acabe fez o que era mau aos olhos de Deus , mais do que todos os seus antecessores.
- Casou-se com uma mulher sidonita adoradora de baal.
- Acabe ergueu um altar a baal na casa que construiu em Samaria
- Acabe agravou mais ainda seu pecado contruindo um poste-ídolo
- Deus ama seu povo e quer ser o único a ser adorado.
- A nação israelita pecava por causa do descaso e o abandono a lei de Deus por parte do rei , e se afastavam a passos largos do SENHOR.

II) A PALAVRA PROFÉTICA ( 1 Rs 17:1-24)
- Nos tempos de declínio espiritual vem o juízo sobre Israel, através do profeta Elias dizendo : “Nem orvalho e nem chuva haverá nestes anos”
- Deus providencia o sustendo a Elias enviando-o onde havia uma corrente de água e os corvos o alimentavam.
- Mesmo o profeta foi vítima do juízo de Deus a Israel , depois de alguns dias por não haver chuva sobre a terra , secou-se a corrente de água onde bebia.
- Mas Deus não o desamparou guiando até Sarepta em casa de uma viúva que também já sentia as consequências da falta de chuva.
- Com um pouco de farinha e azeite , o necessário para ela e seu filho fazerem uma refeição e esperarem a morte , foi que Deus multiplicou e os sustentou até o findar da seca.
- É provável que Elias tenha ficado em Sarepta até se apresentar à Acabe.

III) FOCALIZANDO A ADORAÇÃO ( 1 Rs 18:1-40 )
- Após três anos de abstinência chuvosa , Deus ordena a Elias que se apresente a Acabe pois irá fazer chover.
- Elias foi o profeta que restara , em toda terra de Israel foram perseguido e mortos a mando de Jezabel , mulher do rei.
- Pode se imaginar a situação lamentosa do povo não havendo profetas em seu meio.”Não havendo profecia o povo se corrompe”( Pv 29:18 )
- Elias desafia todos os profetas de baal e do poste-ídolo a subirem ao monte carmelo para que o povo visse quem é Deus.
- De cada lado dois novilhos , divididos em pedaços sobre a lenha.
- O desafio consistia em aquele que deitar fogo sobre o holocausto é verdadeiramente Deus.
- Os profetas de baal invocaram o seu deus desde manhã até o meio dia, chegando ao ponto de autoflagelalem porém, sem resposta.
- Elias por sua vez levanta um altar com 12 pedras simbolizando a nação eleita de Deus Elias restaurou o altar (vv.30-32)
- Ao preparar o holocausto Elias ordenou que se despejassem por três vezes cântaros cheios de água sobre e também em redor do sacrifício até se transbordar as pequenas valas que o cercavam.
- “Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde”(vv.36) Elias ora a Deus.
- Elias entende que o desafio visava levar o povo a reconhecer a soberania de Deus e adorá-lo.
- E todo o povo vendo o fogo que veio da parte de Deus incinerar o holocausto e toda água ao redor disseram: “O Senhor é Deus”

IV ) CESSANDO O TEMPO DE SECA ( 1 Rs 18:41-46 )
- O profeta ouve o imperceptível a ouvidos humanos , não havia sequer uma nuvem no céu que indicasse chuva porém conseguia ouvir o som de muita chuva.
- Elias ora e então a chuva cai.

21 maio 2010

TIPOS QUE ENCONTRAMOS NAS IGREJAS

 Assim como numa família cada filho tem uma maneira de ser, na Igreja de Cristo não poderia ser diferente. De uma forma bem-humorada apresentamos abaixo os tipos inesquecíveis que podem ser encontrados em qualquer igreja evangélica:

1) O crente FREEZER: Ele é sempre frio e impassível. O culto foi maravilhoso, o coral cantou como os anjos, a glória de Deus foi manifesta, muita emoção.... mas ele continuou lá, firme: não moveu um músculo, não "viu" nada, não "sentiu" nada, não se abriu ao amor, à Graça...
Passagem bíblica preferida: "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes" (Lc 7.32)

2) O crente QUIABO: esse é difícil de "pegar", escorrega sempre. Ele nunca pode ir a um trabalho especial da igreja, ele nunca pode assumir nenhum cargo ou responsabilidade... E tem sempre uma "desculpa" pronta para dar a quem lhe questionar.
Passagem bíblica preferida: a de Jonas sendo chamado por Deus para ir a Nínive, mas pega um navio em direção contrária.

3) O crente LACRIMOSO: ele nunca está bem, pois na sua visão tem sempre alguma coisa errada em sua vida e, pra ele, sempre há uma benção "faltando" acontecer para sentir-se satisfeito. Na verdade, Deus está dando mas ele não está vendo. No fundo, ele pensa assim: "Deus não se importa comigo".
Passagem bíblica preferida: "Até quando, Senhor, esquecer-te-ás de mim para sempre?" (Sl 13.1)

4) O crente EXPLOSIVO: Cuidado! Não mexa com ele, pois ele tem o pavio curto e está sempre prestes a "explodir", e você pode ser a gota d´àgua.
Passagem bíblica preferida: quando João pede a Jesus para descer fogo do céu e consumir os samaritanos (Lc 9.54).

5) O crente NÃO-MUDO-NUNCA: você pode mostrar na Bíblia, falar que não é da forma que ele pensa, mas não tem conversa: ele já tem a visão dele, pois foi assim que aprendeu, e não adianta insistir pois ele afirma que não vai mudar de opinião!
Passagem bíblica preferida: todas as de Pedro antes da conversão.

6) O crente MANHOSO: temos de ter cuidado ao falar com ele. Uma palavra "mal colocada" e.... nunca mais o vemos. Ele é muito sensível e quase tudo o desagrada. É difícil aos irmãos e ao pastor faze-lo satisfeito.
Passagem bíblica preferida: quando os discípulos reclamam das palavras de Jesus: "Duro é esse discurso, quem o pode ouvir?"

20 maio 2010

TENS DADO RESULTADO?

- Tudo o que Deus faz é visando resultados, e sabemos que os resultados de Deus são excelentes, à prova disso é o versículo que acabamos de ler. 
- Mas em nossas vidas não é diferente, ou seja, não pode ser diferente, temos que ter resultados satisfatórios e agradáveis a Deus, desde que tomamos uma posição correta diante Dele. 
- E na consolidação só tem resultados quem tem disposição, obediência e um coração inteiro.

    I Um consolidador de excelência é disposto(I CO. 15:58).

        Disposição é aplicar a sua vida no que foi proposto. Quando há somente desculpas em nossos lábios é porque nos falta disposição.
      Somos chamados de reparadores de brechas (Is. 58), um reparador precisa ter disposição, pois tem que estar pronto para servir a qualquer momento, a qualquer hora que o seu discípulo precisar, você deve estar pronto a servi-lo.

    Diga: a partir de agora estou, mais do que nunca disposto a fazer aquilo que me foi ordenado que é consolidar vidas.

    II Um consolidador de excelência é obediente(I Sm. 15:22).

        A obediência precisa ser imediata e com alegria. O coração tem que estar aberto para receber orientações e cumprí-las. Obedecer é melhor do que sacrificar.
   
    Diga: quebrar estes princípios atrai maldição para a vida de quem faz tal coisa. Portanto eu serei obediente a Deus e aos meus líderes.

    III Um consolidador de excelência tem o coração entregue por inteiro(II Cr. 25:2).
   
    • Você pode até pensar que está fazendo “tudo” correto, mas se o seu coração não estiver entregue por inteiro a Deus, fará apenas para constar o seu nome no rol de “líder”, no rol de “consolidador”. Aí, não pode dar frutos permanentes ao Senhor (Jo. 15:16). A Bíblia diz: “a árvore que não produzir, fruto, será cortada”.

    Diga: eu não quero ser cortado. Por isso darei frutos permanentes no Senhor.
   
        Ter o coração entregue por inteiro não é somente estar envolvido.
        Ter o coração entregue por inteiro é estar compromissado.
        Ter o coração entregue por inteiro é partir para o alvo que é consolidar vidas.
       Ter o coração entregue por inteiro é vestir a camisa, é sofrer, é compartilhar tudo o que tem, é ser intenso em tudo o que faz.

18 maio 2010

PARA O ALVO (Fl 3.13,14)

 Alvo - ponto a que se deseja chegar. Avante ou avançar, andar para frente, e esquecer das coisas passadas seguindo para as que estão a nossa frente, pois são muitos os alvos a serem alcançados, por isso prossigamos (Os 6.3)

II- Alvos de Jesus:
1- Vencer a Satanás (Mt 4.1,11; 1Jo 3.8) ?Para isto o filho de Deus se manifestou; para desfazer as obras do diabo.?
a) Derrotou-lhe no deserto (Mt 4.1-11)
b) Derrotou-lhe na cruz do Calvário (Lc 24.6) ?Não está aqui mais ressuscitou...?
c) Derrotou-lhe tomando as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18)

2- Efetuar a redenção da humanidade (Hb 9.12)
REMIR = Adquirir de novo (Rm 8.1; Tt 2.14) ?O qual se deu assim mesmo por nos, para nos remir de toda iniquidade...? (1Tm 2.5,6; Sl 130.7; Lc 21.28) ? Porque a vossa redenção está próxima?

3- Edificar a sua Igreja (Mt 16.18)
a) Através da sua graça (At 20.32) ?A palavra da sua graça; a Ele que é poderoso para vos edificar ...?
b) Ef 2.20 ?Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas...?
c) Ef 2.22 ?Sois edificados para morada de Deus no espírito.?

III- Alvos da Igreja:
1- Evangelizar o mundo (Mc 16.15; At 1.8)
1.1 Com poder do Espírito Santo (At 1.8)
a) O Espírito Santo revela e torna mais real para nos a presença pessoal de Jesus (Jo 14.16-18)
b) O Espírito Santo da testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13)
c) O Espírito Santo nos ungiu para evangelizar (Lc 4.18)

2- Adorar a Deus ? render culto a divindade
a) (Sl 95.6) ?Ó vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor.?
b) (Jo 4.23) ?Os verdades adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade...?
c) (Ex 4.31) ?Enclinaram-se e adoraram; (Ex 34.8) ?... E inclinou a cabeça à terra, e encurvou-se? (Sinal de humilhação)
d) (I Cr 16.29) ?Daí ao Senhor a glória de seu nome?
e) (Ne 8.6) ?E Esdras louvou o Senhor.?

3- Esperar a Jesus (Tt 2.13).
a) (Jo 14.3) ?... virei outra vez e vos levarei para mim mesmo...?, fala da esperança futura de todos os crentes vivos naquele momento, quando então serão arrebatados (I Ts 4.17)
 Propósitos do arrebatamento
1- Livrar a Igreja da grande tribulação (Ap 3.10,11)
2- Recompensar a Igreja (II Co 5.10)
3- Promover o casamento do cordeiro e sua noivo a Igreja (Ap 19.7)

AS MAIORES COISAS

1. Porque DEUS
O maior Ser
2. Amou
A maior virtude
3. Ao mundo
O maior número
4. De tal maneira
A maior medida
5. Que deu
A maior atitude
6. Seu Filho unigênito
O maior Presente
7. Para que todo aquele
O maior alvo
8. Que nEle
O maior Salvador
9. Crer
A maior facilidade
10. Não pereça
A maior diferença
11. Mas tenha
O maior Tesouro
12. A vida eterna
A maior Salvação