26 março 2010

TEMPO DE DEUS PARA A COLHEITA (João 12:24)

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto


CRESCIMENTO LEVA TEMPO, NÃO É  INSTANTÂNEO

Deus leva dois dias para criar um cogumelo

E leva 60 anos para fazer um carvalho.

 

MORRER

Morrer para si mesmo

Morrer o egoísmo leva tempo

Não ficar desenterrando a semente todo dia para ver se cresceu.

 

PERMANECER NELE (Viver em Cristo)

Manter contacto, orando, lendo a bíblia, indo aos cultos.

Depender dEle, viver para Ele.

Confiar nEle.

 

NÃO DESISTA

Sempre é cedo demais para desistir

Espere a colheita prometida por Deus

 

DEUS AMA VOCÊ EM CADA ESTÁGIO DE CRESCIMENTO

Ele não está esperando você crescer para te amar,

Ele te ama agora

 

BUSQUE O FRUTO DO ESPÍRITO

Gálatas 5:22-23 – Amor, alegria, paz, paciência, benignidade,     

bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

 

NUNCA É TARDE DEMAIS

Em 1968 um cientista descobriu um colar de sementes de 600 anos de idade numa sepultura indígena. Plantou uma destas sementes que brotou e cresceu. Adormecida por 600 anos, o potencial de vida ainda estava lá.

Talvez você tenha sido cristão há anos, e esteve espiritualmente adormecido a maior parte do tempo. Mas agora gostaria de ser produtivo. Quer ser frutífero.

Não é tarde demais. Você pode começar agora mesmo.

ERVAS DANINHAS (Lucas 8.4-15)

v.5e12 – No caminho...ouvem...as aves ...o diabo...sem possibilidades de raízes.
v.6e13 – Sobre a pedra..recebem com alegria..sem raiz...na tentação desviam.
v.7e14 – Entre espinhos...ouviram..sufocado...não dão frutos.
v.8e15 - Boa terra...ouvindo a palavra...coração honesto e bom..dão frutos.

OS ESPINHOS TAMBÉM SÃO ERVAS DANINHAS
EXISTEM MAIS DE 100 VARIEDADES DE ERVAS DANINHAS
Na casa de alguns poderia estar escrito “Sitio das ervas daninhas”

QUAIS SÃO AS ERVAS DANINHAS NA TUA VIDA ESPIRITUAL?
Quais são os interesses que roubam o teu tempo, energia e dinheiro e não deixam você dar fruto espiritual?
Muitas coisas não são necessariamente más, são apenas excessos.

JESUS MENCIONA TRÊS VARIEDADES DE ERVAS DANINHAS: V.7e14
CUIDADOS: preocupações, compromissos, envolvimentos
RIQUEZAS: trabalho, horas extras, turnos, distâncias
DELEITES: prazer, recreação

QUANTO ESFORÇO É NECESSÁRIO PARA PLANTAR ERVAS DANINHAS?
O que é preciso para cuidar delas? Nada.
Elas crescem sozinhas e rapidamente.

AS ERVAS DANINHAS PREJUDICAM OS FRUTOS
Não me deixam tempo para orar.
Me impedem de ler a bíblia.
Atrapalha de participar das atividades espirituais da igreja.
Abafam o meu crescimento espiritual.

25 março 2010

OFERTAS DA ARCA (Gênesis 6. 12- 14; 21,22)

As pessoas correm à procura das melhores ofertas, tanto no comércio como noutras áreas da vida secular.  E nesta correria atrás do que é material e perecível, se esquecem das ofertas de Deus, da oferta espiritual, eterna e incomparável. Lembra-nos portanto, que  Jesus Nossa “Arca”, deseja oferecer o que se segue abaixo, a ainda muito mais , a todo aquele que entrar por Ele.

I- A importância da  Arca = Jesus Cristo =  O Salvador Ungido

1. Gn 6. 12,13 - Porque a terra se havia corrompido = Porque a Terra não conhece Jesus: Todo o povo da terra havia se tomado em erro, e todo o povo estava mergulhado em transgressão, não havia salvação para aquelas pessoas, dado o tamanho da desgraça de todos.  A Terra havia se enchido de violência.

2. Gn 6. 13-  O Juízo era inevitável = Os que não crêem em Jesus estão perdidos: Deus teria de dar um fim á toda aquela nação, não seria possível a Deus aceitar tanto pecado do homem  que por Ele fora  criado.

3. Gn 7.22,23 - Todos foram exterminados = Todos que não aceitarem Jesus serão exterminados:  Deus não permitiu a salvação à ninguém  que havia se corrompido. Como todos pecaram todos foram exterminados 

II - A Segurança da Arca = Jesus Cristo = O Salvador Ungido

1. Gm 6. 14-16 - O Senhor planejou a Arca = O Senhor planejou a vinda de Cristo:  Deus planejou a construção da Arca, determinou sua forma e suas medidas, seu compartimentos e seu objetivo redentor. Deus  planejou também a vinda de seu Filho lá do céu, o qual se fez homem e habitou entre nós para buscar e salvar os que se haviam perdido, mas que por meio do arrependimento creram em sua obra redentora.

2. Gn 6. 18 - O Senhor destinou a Arca para o povo = O Senhor destinou o seu Filho para o mundo pecador: Aqui nesta passagem, Deus  determina que a Arca era para a salvação de toda a família de Noé, a qual serviu e acreditou no Deus Eterno.  Assim é Cristo, nossa Arca, determinada por Deus para a nossa salvação.

III - A suficiência da Arca

1. Gn 6. 21,22 - A Arca era suficiente = Jesus Cristo é suficiente para nossa salvação: Assim como a Arca tinha, todas as condições de sustento e manutenção dos salvos, assim também encontramos em Cristo toda a suficiência parra a nossa salvação, pois Ele aperfeiçoado pelo Pai por meio de sua ressurreição, veio a ser o autor e consumador de nossa fé, bem como autor da eterna salvação para todos que lhe obedecem, pois Cristo é tudo em todos. 

Todos que entraram na Arca se salvaram, assim como todos que fazem a vontade de Deus possuem a sua salvação através da Graciosa Arca, A saber Cristo Jesus. 

CONCLUSÃO:

Para todo  o povo corrupto da época de Noé, a Arca fora motivo de riso e zombaria, pois nunca havia ainda caído chuva sobre a face da terra até o dia do dilúvio. O povo duvidou de tão grande livramento de Deus para os que não havia  se corrompido.

Assim é Cristo para o mundo de hoje, pois ninguém crê que Ele virá até nuvens com seus anjos à livrar a sua Igreja  pura e sem mancha, de uma época de perdição e sofrimento eterno.O mundo acredita em horóscopo, mas não quer acreditar em Cristo.

Para Noé  e sua família, a arca foi segurança suficiência e salvação. Jesus é tudo isto e muito mais para todos os que obedecem a Ele. Portanto as três ofertas da Arca oferecidas na época são hoje oferecidas à nós por meio de Cristo, a saber: Segurança,Suficiência e Salvação.

TORRE DE BABEL (Genesis 11: 1-9)

Outra razão para os descendentes de Noé deixarem de completar a torre foi o fato de estarem cheios de orgulho diante de Deus e tentarem colocar-se acima de Deus. O orgulho é contrário à vontade de Deus e nosso pecado sempre tem origem nele. Provérbios 16:18 ensina: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". 


Uma torre de Orgulho

1- Desde o início, o motivo da construção da torre contradizia a vontade de Deus. Se eles tinham intenção de construir uma torre naquele local com o propósito de ter uma estreita união entre eles, estavam desafiando diretamente a ordem de Deus, porque após

o dilúvio, Deus lhes ordenara que se multiplicassem, e crescessem em número sobre a face da terra. Gn 8:17. 

2- Se desejassem construir a torre para poder enfrentar um dilúvio futuro, estavam cometendo o pecado de não crer na promessa de Deus. Gn 9:15

3- Se desejassem demonstrar seu poder e honra para a geração seguinte através da torre, esse é claramente um ato de orgulho, colocando a si mesmos acima de Deus e de sua glória. Eles mereciam punição pelos seus atos, e por isso nenhum de seus propósitos foi atingido, mas todos falharam.

4- Portanto, devemos sempre nos resguardar contra o orgulho. Quando nos tornarmos convencidos e nos gabamos de cada pequeno sucesso é certo que a destruição nos sobreviverá. O orgulho sempre traz consigo uma "torre de Babel" e "Babel "sempre causa confusão.

 

Conclusão

Precisamos ser sempre humildes diante de Deus e das outras pessoas. Pois "a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". Pv 16: 18.

24 março 2010

A VOLTA DE CRISTO (II Pedro 3:4,7-13)

Tudo nos mostra que Cristo já volta. A igreja está prestes a deixar este mundo que corrompe mais e mais. Toda a criação geme.

Os crentes também gemem esperando a redenção do corpo. Os sinais preditos no capítulo 24 de Mateus se cumprem plenamente.

Terremotos, fome,guerras, doenças, multiplicação da ciência etc., tudo nos fala da iminente volta de Cristo. O Espírito e a noiva dizem "vem"!

1. A Sua Volta é Questionada

1. II Pe 3:4: O questionamento - Os escarnecedores questionam a respeito da volta de Cristo, dizendo: "onde está a promessa de sua vinda?" "Vamos aproveitar a vida agora!

2. II Pe 3.9: O cumprimento da promessa ‑ A promessa é cumprida, apesar dos escarnecedores zombarem. O Senhor não é homem de retardar sua palavra. Ele é longânimo e não quer que pereçamos, mas que nos arrependamos de nossa vã maneira de viver.

2. O Instante de Sua Volta

1. II Pe 3:10 - É repentina: Ele virá como vem o ladrão, no momento em que ninguém espera. Sua volta causará grande terror a muitos.

2. Mt 24:40,41 - A escolha: Ele levará consigo os que fazem a vontade do Pai. Os que tem mãos limpas e coração puro. Estes tais serão escolhidos.

3. II Pe 3:12 ‑ Como esperar o instante da sua volta: Preparados em espírito e em verdade, desejando ardentemente a sua vinda. Devemos estar vigilantes.

4. II Pe 3:7 - Ele virá como Juiz: O Senhor julgará com mão de ferro, hoje é nosso Advogado, mas virá o dia em que Ele será o Juiz.

5. II Pe 3.13 - Sua volta é nossa esperança: Cremos em sua promessa, nela estamos fundados, aguardando novos céus e nova terra.

Conclusão

Preparemo-nos para o grandioso dia da segunda vinda de Cristo.

Referências para seu estudo

*1. Mt 24:42

*3. Mt 24:44-46

*4. II Ts 1:8-9

*5. Tt 2:13

19 março 2010

COMO VAI TEU CORAÇÃO?

- A cada dia que passa, mais aumenta o número de pessoas com problemas no coração, problemas estes que inquieta o homem, o levando a uma vida de sofrimento e angústia.
- Porém quando confrontamos o coração com o que diz as Sagradas Escrituras, vemos que os problemas são bem maiores do que imaginamos, pois nesse caso o problema é espiritual, milhões de pessoas estão sofrendo do coração, estão com o coração vazio de esperança, paz, alegria etc.; só Deus tem a solução para os problemas do coração do homem.

1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CORAÇÃO
- O coração é o órgão principal da circulação do sangue, pesa 250 gramas, bate 70 vezes por minuto, 4.200 p/ hora, 100.800 por dia.
- Cada pulsação desloca 44 g de sangue; em 24 horas é de 5.850 k diários esse deslocamento; circula o equivalente a 2.000 galões de sangue pelo espaço de 12.000(cerca de 19.200 k) de veias todos os dias.
- A palavra coração ocorre 820 vezes na Bíblia, e provém da palavra grega Kardia.

2. DIFERENTES TIPOS DE CORAÇÃO
1. Coração duro – Ez. 36.26
2. Coração perverso – Pv. 6.13;26.25
3. Coração triste – Lamentações de Jeremias 5.15
4. Coração puro – Salmos 51.10; Mt. 5.8

3. O NOSSO CORAÇÃO DEVE ESTAR PREPARADO
1. Para buscar ao Senhor – Esdras 7.10
2. Para obedecer – Esdras 7.10
3. Para ensinar – Esdras 7.10
4. Para louvarmos a Deus – Salmos 108.1

4. O NOSSO CORAÇÃO DEVE ESTAR CHEIO
1. Cheio de paz
2. Cheio de gratidão – Salmos 103.1-4; 116.12-14
3. Cheio de amor – Rm. 5.5; João. 13.14
4. Cheio de coisas boas – Salmos 45.1
5. Cheio de fogo – Lc. 24.32


5. DEUS E O NOSSO CORAÇÃO
1. Deus conhece o nosso coração;
2. Deus sonda o nosso coração;
3. Deus é maior que o nosso coração;
4. Deus guarda o nosso coração;
5. Deus pede o nosso coração;
6. Deus deseja que nossa adoração venha do mais profundo do nosso coração.

CONCLUSÃO:
- Se entregarmos o nosso coração a Deus, ele cuidará bem dele, e quando nos perguntarem como vai o teu coração? Responderemos: vai muito bem, pois Deus cuida dele

18 março 2010

ARMADURA DE DEUS

Em Efésios 6:10 a 20, temos a convocação para buscarmos poder espiritual, o poder de Deus, e nos revestirmos de Sua armadura.

(vrs 10) – fortaleçam-se no Senhor e no Seu poder

(vrs 11) – vistam toda a armadura de Deus

(vrs 13) – vistam toda a armadura de Deus

(vrs 14) – mantenham-se firmes:

· (14) cingindo-se

· (14) vestindo

· (15) tendo os pés calçados

· (16) usem o escudo

· (17) usem o capacete

· (17) e a espada

· (18) orem tendo em mente...

· (19) orem também por mim para que, permanecendo n’Ele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.

Armas de defesa:

(vrs 17) – o capacete, que protegia a cabeça, era feito de várias formas e de vários metais, e enfeitado com grande variedade de figuras. Alguns capacetes possuíam uma crista, ou como ornamento ou com a finalidade de aterrorizar, com figuras de leões, corvos ou grifos, etc. Paulo faz o capacete representar a salvação.

(vrs 14) – o cinto, ou cinturão, era posto em torno da cintura, útil para apertar a armadura em volta do corpo, mas também para sustentar as adagas, as espadas curtas ou quaisquer outras armas que ali pudessem ser penduradas. Paulo faz do cinturão símbolo da verdade.

(vrs 14) – o peitoral, que consistia de duas partes, chamadas "asas". A primeira cobria a região inteira do peito, a parte frontal do tórax, protegendo os órgãos principais da vida; e a outra cobria uma parte das costas. Paulo faz isso representar a justiça.

As grevas, calçados como botas, protegiam do joelho para baixo.

O escudo, de vários tipos e várias formas, nos dias de Paulo haviam dois tipos que eram mais comuns, um deles chamava-se thureos, destinados para soldados pesadamente armados.

Armas de ataque:

A lança, usualmente de bronze ou de ferro, com uma longa haste de madeira dura.

O dardo, menor e mais leve que a lança, era atirado contra o inimigo ainda à distância.

A espada, que tinha várias formas e dimensões, eram feitas de vários tipos de metais. Esse é o símbolo usado por Paulo para indicar a presença do Espírito Santo.

Era costume, entre os antigos gregos e romanos, depois de se terem revestido de suas armaduras, comerem juntos e precederem o ataque com uma súplica feita aos deuses, pedindo o sucesso. E esse costume se reflete no versículo 18, pois, além do revestimento da armadura, Paulo nos recomenda fazê-lo com "toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica".

"Ficar firmes", no original, significa oferecer resistência, permanecer firme, dando a entender que o crente deve resistir aos assédios do mal, deve batalhar com êxito, buscando obter a vitória. Essa expressão indica a linguagem dos soldados: NÃO RECUAR JAMAIS! RECUAR? NUNCA!

Ao invés de fugir e declarando a derrota.

O nosso desejo é que você possa ter visto a importância de pedir ao Senhor a armadura, crendo na posse para a sua batalha diária. E que você confie no poder de Deus fortalecendo-o.

17 março 2010

SANTIFICAÇÃO

Depois da experiência do novo-nascimento, devemos percorrer o caminho da santificação. Podemos dizer que este caminho é o processo de aperfeiçoamento que nos levará a atingir o céu, e não há como percorre-lo sem a santificação (Hb.12:1-4).

1. NÃO É UMA OPÇÃO

Hebreus 4:12 – I Pedro 1:15,16.

2. TEM DOIS NÍVEIS - I Coríntios 1:2

a) Inicial – "aos santificados em Cristo Jesus"

I Coríntios 6:9-11 – II Coríntios 5:17

b) Progressiva – "chamados para serem santos" - I Tessalonicenses 4:3

3. EM NOSSO SER COMPLETO - I Tessalonicenses 5:23

a) Espírito – Já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (II Co.5:17 – Tg.1:18 – I Pe.1:21). Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (I Pe.2:2 – Ef.5:15) que corresponde ao crescimento natural (I Co.3:1-3 – Hb.5:13,14).

b) Alma – É a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Não é regenerada, mas restaurada (Tg.1:21) pela Palavra de Deus. Enquanto que a santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar na alma e no corpo. É o processo de mudança de valores (Lc.5:33-39; Ef.4:23; Jr.18:1-6; Rm.12:1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Fl.1:6 e 2:12) e despir-se do velho homem (Ef.4:20 a 5:21).

c) Corpo – Nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado (Rm.8:23; Fl.2:21; I Co.15:50-53). Até que isto aconteça, a santificação do corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (I Co.9:27), guardar-se da imoralidade (I Co.6:13-20; I Ts.4:1-8) e usar adequadamente os membros do corpo. A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir – Ef.4:25,29; I Tm.2:9,10).

4. SEPARANDO-SE DA CONTAMINAÇÃO DO MUNDO

Tiago.1:27e 4:4 – I João 2:15-17 – Romanos 12:1

NOSSOS INIMIGOS

a.. O nosso combate não é segundo a Carne;

b.. É o bom combate, para ser "ganho no Senhor", I Timóteo 6:12;

c.. A Vitória é nossa por intermédio do Senhor Jesus, I Corintios 15:57.

I - Nós temos três Inimigos:

1.. O Mundo - Tiago 4:4; I João 5:19;

2.. O Diabo - I Pedro 5:8; II Corintios 2:11; Apocalipse 12:17;

3.. A Carne - Efésios 6:12; Galatas 5:17.

Quais São as Armas do Inimigo ?

O Mundo:

a.. Procura nos envolver, I Corintios 10:23; Salmos 1;1;

b.. Quer nos Dominar, I Corintios 6:12;

c.. Quer nos subjugar, I João 4:4-6.

O Diabo:

a.. Sua principal Arma - "A Dúvida", Gênesis 3:1-3;

b.. Analisemos a Ordem de Deus a Adão, Gênesis 2:17;

c.. Cumprir a Vontade do Diabo, Gênesis 3:4-7; I Timóteo 2:14.


A Carne:

a.. A "Tentação" não vem de Deus, Tiago 1:13;

b.. Somos Tentados pela nossa própria "Carne" (nossos desejos e vontades), Tiago 1:14;

c.. Quando a Carne nos domina, ela faz a sua vontade e Pecamos, Tiago 1:15.

II - Como Vencer os Nossos Três Inimigos:

1.. O Mundo - Salmos 1:1-6; João 16:33; I João 2:15; 5:4-5;

2.. O Diabo - Números 23:23-24; Tiago 2:19; 4:7;

3.. A Carne - I Corintios 9:25-27; I Pedro 2:11.


a.. Vencer a Morte - I Corintios 15:25 com Hebreus 2:14-15;

b.. Contra a Morte - Isaias 25:8; 26:19; Oséias 13:14; I Corintios 15:54-55.

III - Promessas aos Vencedores:

a.. Comer do Maná do Senhor Nosso Deus, Apocalipse 2:17;

b.. Comer da Árvore da Vida, Apocalipse 2:7;

c.. Vestir "vestes brancas", Apocalipse 3:5;

d.. Ser Coluna na Casa de Deus, Apocalipse 3:12;

e.. Assentar-se ao lado do Senhor, Apocalipse 3:21;

f.. Ser herdeiro de tudo, Apocalipse 21:7.

Conclusão:

a.. Nossos Inimigos são Derrotados pelo Senhor;

b.. Deus nos quer guerreando;

c.. Temos Promessas Maravilhosas de Vitória.

07 março 2010

O DESAFIO DE DEUS (Isaias 1.16-18)

É comum encontramos pessoas que nos questionam se a salvação depende de méritos humanos.

Freqüentemente nos perguntam: merecemos ir para o céu? Ser salvos? Não, com certeza não merecemos.

As religiões ou o bom comportamento não nos levarão ao perdão dos pecados? Não! Mil vezes não!

Deus desafia a criatura humana a lavar-se e a purificar-se no sangue de Jesus, e depois argüi-lo acerca dos pecados dantes cometidos.

Só o Espírito Santo sabe aplicar o remédio certo para a moléstia do pecado.

I - Lavai-vos:

1. Onde lavar-se? Jo 12.32,33 - Lavar-se na cruz de Cristo, pois ela é o lugar escolhido para nos levar-nos.

2. Com quê lavar-se? Ap 22.14 - O ingrediente eficaz para esta lavagem, o qual não deixa mancha ou qualquer outra impureza é o sangue do Cordeiro.

3. Quando lavar-se? II Co 6.2 - Esse é o tempo, hoje é o dia, esse é o momento, agora, já, sem hesitação, sem dúvida alguma! Agora. pois quando vamos ao lugar certo, a saber a cruz, lavamo-nos com o ingrediente Divino, a saber o sangue de Cristo, nesse instante, agora, somos purificados por esse sangue, pela obediência à Sua Palavra.

II - Argüi-me ( Examinar questionar)

1. Deus nos desafia a argüi-lo acerca dos nosso pecados: Is 1.18 - Deus nos determina aqui que o questionemos acerca de nossos pecados, pois eles são perdoados e esquecidos por Deus.

2. Deus se esquece de nossos erros: Is 43.25 e Mq 7.18,19 - Deus, quando nós nos arrependemos e confessamos ele nos perdoa, esquecendo de nossos pecados, e nos torna justos por meio de Cristo Jesus.

CONCLUSÃO: Deus desafia o homem a encontrar os pecados dantes cometidos, após ser lavado e purificado no seu Filho Jesus, pois eles já não existem mais, pois agora somos livres, limpos e justificados por Cristo que nos comprou com seu sangue precioso.

A CARNE PERECE, O ESPIRITO PERMANECE (I Jo 2.15-17)

Claramente se comprova que dentro de nós há duas forças distintas: A carne e o Espírito.

Nos dias de carnaval a “rainha”chamada carne prevalece sobre o moral, os bons costumes e os mandamentos divinos. O carnaval é o resultado dos anseios e desejos carnais.

As obras da carne jamais combinarão com o fruto do Espírito Santo em nosso espírito. A carne perece, é passageira, mas o Espírito permanece.

1. I Jo 2.15 - A carne ama o mundo: O mundo que aqui a Bíblia Sagrada se refere é o lugar onde moramos, juntamente com todas as suas obras de corrupção. Os prazeres que o mundo oferece para a carne, são dos mais variados, entre os quais estão a idolatria, avareza, malignidade, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissenções, facções, inveja, bebedices,orgias, etc.

2. Gl 5.17 - A carne cobiça contra o espírito: A carne tem os desejos para a própria carne, no entanto o nosso espírito deseja as obras do espírito. A carne luta contra os desejos do espírito, e o espírito luta contra os desejos da carne. O espírito não satisfaz a carne, pois o espírito depende das coisas do Espírito Santo.

As conseqüências dos desejos da carne:

1. Gl 5.21 - Os que vivem na carne não herdaram o reino de Deus: Todos os que praticam obras da carne, da carne são, logo não são de Deus, e não gozaram da vida eterna.

2. I Pe 1.24 - Toda carne é como a erva que perece: Notamos aqui a comparação da carnalidade do homem com a planta, pois haverá determinado momento em que ela se secará e perdera sua flor que é sua glória. Assim o homem carnal, que também secará e sua formosura será extinta.

Os resultados da prática da vontade de Deus:

1. Jo 6.40 - Temos a vida eterna: Todo homem que faz a vontade de Deus, que crê em seu Filho, não praticando assim as obras da carne, mas do Espírito Santo, este tal terá a ida eterna, mesmo que conheça a morte do corpo, este ressuscitará no dia do arrebatamento da igreja.

2. Gl 5.24 - Crucificamos a carne: Os que crêem em Cristo, assim como Cristo morreu e ressuscitou, nós que cremos Nele também morremos para as obras da carne, e ressuscitamos para uma nova vida, na qual somos do Espírito Santo, praticando as obras do Espírito.

CONCLUSÃO: Para alcançarmos a vida eterna devemos todos os dias crucificar a nossa carne e viver no Espírito, pois assim permanecemos para sempre, e, em nós está o perfume agradável de Cristo.

04 março 2010

OS FILHOS DE NOÉ (Genesis 9.19-27)

- Após ter recebido a aliança de Deus, segundo a qual o Senhor jamais julgaria e novo o Mundo pelo dilúvio, para destruir toda a humanidade, a família de Noé começou a cultivar a terra e a plantar vinhas.

- Certo dia, Noé bebeu do vinho, embriagou-se e se comportou de forma indigna, pondo-se nu em público. As uvas fermentam com facilidade e depressa o suco transforma-se em vinho.

1. A Embriagues de Noé

1- O vinho faz com que a pessoa perca o auto-controle, degrada a integridade e leva bêbado a cometer pecados. Gn 9: 21.

2- Embora Noé fosse um homem piedoso e justo, quando se discuidou cometeu um ato vergonhoso. Quando não estamos cheios do Espirito Santo e nos tornamos negligentes, Satanás pode plantar até mesmo na mente de crentes uma semente de pecado que lançará raízes e mais tarde crescerá e se multiplicará em muitos outros pecados. Ef 5: 18

3- Por estar embriagado, Noé levou seu segundo filho a cometer um pecado. Cão viu o pai nu e imediatamente foi falar mal dele aos irmãos. Mas os outros dois filhos, Sem e Jafé, cobriram a desgraça do pai e repreenderam a Cão. Gn 9:22-23.

2. Noé descobriu o que seus filhos haviam feito:

1- Primeiro ele abençoou Sem:‑I"Bendito seja o Senhor Deus de Sem!".Sem por ordem e benção de Noé, tornou-se o líder do poder religioso. O povo judeu descende de Sem, e o Cristianismo veio pela linhagem de Sem. Gn 9: 24

2- Segundo, Jafé foi abençoado para usufruir uma parte da benção de Sem. A bem da verdade, o Cristianismo, que se originou com os filhos de Sem, fez sua luz brilhar na raça de Jafé, pai dos povos brancos, de forma que se ampliaram, cresceram sob a cultura Cristã e ainda usufruem uma vida materiamente abençoada. Gn 9: 27

3- Por último, Cão foi amaldiçoado e tornou-se servos de seus irmãos. Por toda a história, os filhos de Cão têm vivido como servos. Não foi Deus quem os fez escravos, mas esses foram os resultados punitivos do pecado de Cão. Gn 9: 25.

Conclusão

- Enquanto estivermos vivendo neste mundo jamais poderemos ser perfeitos. Mesmo crentes em Jesus ocasionalmente cometem pecados, como aconteceu a Noé e Cão; mas enquanto estivermos usando toda a armadura do Soldado de que fala Paulo, sempre cheios do Espírito Santo conseguiremos evitar o fracasso de Noé: não somente apenas experimentalmente o sucesso como vivermos no sucesso. Ef 6: 11-18.

03 março 2010

COMO FAZER UM DELINQUENTE

1 - Dando tudo que ele quer (I Samuel 12.17)
- Fazendo como Eli fez, se faz um delinquente

2 - Ouvindo tudo o que ele diz (I Samuel 22.25)
- Os filhos de Eli eram delinquentes

3 - Oferecendo tudo o que ele deseja (Lucas 15.12)
- O pai do filho pródigo, criou um delinquente, ele fez tudo que o filho queria

4 - Aceitando tudo o que ele traz (Juízes 14.9)
- Manoã, pai de Sansão, aceitou tudo que ele trouxe

5 - Fazendo tudo que ele manda (Juízes 14.2,3)
- Manoá fez o que Sansão mandou

- Procedendo desta maneira, voce fará um delinquente, e o terá em sua casa
- Espere tão somente as consequencias de sua aceitação

AS PERDAS DE SANSÃO (Juizes 16.1-22)

- Sansão teve perdas irreparaveis (vv 19,22)
- Sansão teve perdas fisicas, morais, sociais e espirituais
- Sansão perdeu seis coisas, e a sétima afastou-se dele

1 - Perdeu a força (vv 7) Ele se enfraquecia
2 - Perdeu a honra (vv 25) Zombavam dele
3 - Perdeu a visão (vv 21) Arrancaram lhe os olhos
4 - Perdeu a mulher (vv 19) Ela o afligia
5 - Perdeu os amigos (vv 16) Todos o deixaram
6 - Perdeu a vida (vv 30) Morreu com os filisteus
7 - Perdeu a presença do Senhor (vv 20)

02 março 2010

CRER CONTRA A ESPERANÇA

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé". 1João 5:4.


Não se agrada a Deus pelo simples fato de estar na igreja. Há pessoas que vão a igreja, e ao saírem, dizem: "-Tchau, Jesus. Domingo que vem eu volto..." A única forma de agradar a Deus é agindo a nossa fé. Abraão agradou a Deus quando se colocou, pela fé, a sua disposição. (Gn. 12:1,2). Abraão já tinha 75 anos, e esperou mais 25 para ver a promessa se cumprir! Em nenhum momento Abraão duvidou. Abraão lutava contra as esperanças!!!

Você sabe o que é lutar contra as esperanças? É você estar em uma situação crítica, nada a seu favor, e você toma uma atitude de fé, passando a lutar contra tudo o que vem pela frente. Dúvidas, medo, desespero, diagnósticos, etc. Abraão creu contra a esperança: "O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência". Rm. 4:18.

Muitas pessoas se sentem acusadas pela situação: "- Você não tem mais jeito..." "-iiiiihhhh, você está perdido!!!" "-Rapaz, o que você fez?! Agora já era!!!" Só palavras de derrota. Só desesperanças! Você não encontra apoio, e não vê onde segurar. Daí, você só tem duas opções: Ou você parte pra cima desse problema de frente, ou então se rende a isso, e essa pressão do diabo lhe engole. Essa cobrança da vida passa por cima de você como um trator, e você passa a ser mais um dos muitos fracassados que temos visto por aí.

Você pode estar no mais profundo abismo, porém você deve crer e agir a sua fé. "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". (Jeremias 29:13). Você sabia que as vitórias particulares nos levam as vitórias públicas de maior vulto? Um dos meios mais menosprezados de se formar a confiança de Deus em nós, é ser fiel em pequenas causas. Aquelas que ninguém tá vendo, ninguém tá sabendo. Aquelas que você acha que pelo fato de não causar escândalo, Deus não vai te cobrar! "Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe". Efésios 5:12.

A vitória do cristão é completa. O cristão não empata, vence!!! O Senhor nos abençoou com todas as bênçãos celestiais em Cristo Jesus. Todo cofre tem uma senha. Deus quer te dar uma senha. Só entre você e Ele. Ele vai ouvir só você, e mais ninguém. Ele vai te atender na sua individualidade. Deus não atende os seus filhos no atacado! Ele ouve um por um. Ele sabe de cada pedido que subiu ao seu trono. O meu pedido, o seu pedido...todos! Ele não vai ouvir mais o David (Paul) Young Cho do que a você. Ele não vai ouvir mais o Billy Graham, do que a mim e a você. Ele ouve a cada um de nós. Igualzinho. Sem diferenças!

"Porque para com Deus não há acepção de pessoas".(Romanos 2.11)