27 maio 2009

APEDREJADO OU APEDREJADOR?

 

Certo homem chamado Estevão, cujo valores morais e espirituais eram inquestionáveis, foi injustamente preso acusado por alguns cirineus da chamada sinagoga dos libertos e dos alexandrinos, de blasfemar contra as Leis de Moisés e de Deus. Levado ao sinédrio na presença do sumo sacerdote, começou a dircursar a cerca dos valores do Reino de Deus e como profundo conhecedor da Palavra discursou sobre as Bençãos de Deus desde Abraão até Salomão, mesmo tendo a consciência do risco que estava correndo, pois os pensamentos daqueles que estavam presentes no sinédrio eram contrários com os que ele falava, o que vem a confirmar o total comprometimento daquele homem com a Palavra de Deus independente da aceitação ou não das pessoas que estavam a ouvir. 

Ao final do seu discurso, quando exortou a todos os presentes, eles enfurenciaram-se em seus corações, e então Estevão cheio do Espírito Santo, fixou os olhos no céu e viu a Glória de Deus e disse : “Olhai! Eu vejo os céus abertos e o Filho do homem, que está em pé a direita de Deus, e após ele ter contemplado a Glória de Deus e sentido a presença de Jesus naquele que certamente seria o momento mais difícil da sua vida, foi sendo expulso da cidade sofrendo um apedrejamento, e mesmo com toda aquela humilhação, injustiça e dor, Estevão olha mais uma vez para o alto e pede a Deus o perdão para todos aqueles que o apedrejavam.

Você meu amado(a) irmão(ã), pode imaginar a dor física daquele homem ? Ou ao menos o tamanho daquelas pedras e a violência com que elas estavam atingindo o seu corpo ? 

Nem mesmo ele sentiu as dores, pois estava disposto a morrer para viver ao lado de Deus. 

O que você mais tem feito em sua vida cristã, “APEDREJAR” ou ser “APEDREJADO” ? 

Com certeza as suas dificuldades e dores não são as mesmas que as de Estevão e de muitos outros servos de Deus, mas o mesmo “Homem” que estava com ele naquele momento, está, e ao teu lado sempre estará também.

Portanto não olhe para a tristeza, fraqueza ou dor, e muito menos para a(s) pessoa(s) que tem proporcionado esses momentos em sua vida, assim como Estevão não olhou para as pedras, e nem para aqueles que as estavam lançando, mas sim, olhe para o alto, veja o céu aberto e contemple a presença do Senhor Jesus em sua vida pedindo para que Ele abençoe aquele que tem lançado pedras em você, ou que perdoe as eventuais pedras que você tens lançado. 

“MELHOR É, ABENÇOAR AO SER APEDREJADO, DO QUE, AMALDIÇOAR APEDREJANDO”. 

(Atos 6:8-15 e 7:1-60)


Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, seja com todos agora e para sempre...Amém e Amém......

24 maio 2009

ONDE ESTÁ O SENHOR?

"Onde está o Senhor, Deus de Elias ? " II Reis 2:14 

Em gloria: Ele está no céu. 

Em revelação: Ele está na Palavra Em graça: Ele esta na Igreja

I- ELE ESTÁ NO CÉU: 
1. Comandando exércitos 
2. Sustentando o universo 
3. Abençoando a Igreja

II- ELE ESTÁ NA BÍBLIA: 
1 Descrito em cada livro 
2. Presente em cada milagre 
3. Atuando em cada personagem

III- ELE ESTA NA IGREJA: 
1. Batizando com Espírito Santo 
2. Operando sinais e maravilhas 
3. Manifestando a gloria de Deus

CONCLUSÃO: Deus que esta no Céu, na Bíblia e na Igreja, deseja morar em seu coração, receba-o AGORA.

PORQUE DESESPERAR? (Exodo 14.9-14)

Normalmente as pessoas se desesperam quando estão encurraladas e não encontram uma saída. Os Hebreus se desesperam ao saírem do Egito e se verem encurralados entre o mar vermelho e o grande exército egípcio, porém a ordem de Deus foi “acalmem-se”.

1. OS INIMIGOS SÃO MOTIVO DE DESESPERO? 
1. Eram a grande potencia mundial da época. 
2. Os egípcios estavam nervosos, pois haviam perdido “seus escravos”, prejuízo financeiro (14.5). 
3. Os egípcios estavam “preparados para lutar” (13.18). 
- Mais de 600 carros de guerra (14.7) 
-Todos os cavaleiros do Egito (14.9) 
- Uma grande infantaria, soldados a pé com lanças e arcos.

2. O MAR VERMELHO É MOTIVO DE DESESPERO? 
1. Cerca de 3 km de largura para atravessar a nado. 
2. Estavam com cerca de 1 milhão de mulheres e crianças.

3. OLHANDO HUMANAMENTE HAVIA MOTIVOS PARA DESESPERAR 
1. O inimigo era mais rápido, forte e bem armado. 
2. O mar era impossível de ser atravessado a nado; muitos morreriam, ou seriam deixados para traz. 
3. Humanamente não havia saída.

4. PORQUE DESESPERAR? POIS: 
1. Se somos guiados por Deus, ele se responsabiliza pela nossa vida. 
2. O nosso inimigo não é mais poderoso que nosso Deus. 
3. Se for preciso Deus fará o impossível. 
4.“Tão somente acalmem-se, O Senhor lutará por vocês” (14.14) 
5. Deus abriu o mar, os hebreus passaram e os egípcios morreram no mar.

5. O QUE EU PRECISO FAZER PARA NÃO DESESPERAR? 
1. Andar na direção de Deus. 
2. Orar a Deus para saber a sua vontade. 
3. Olhar para Deus e não para os problemas. 
- Não fazer como Pedro que deixou de olhar para Jesus e começou afundar

LEVE JESUS PARA CASA

Suponha que ao chegar hoje em casa você encontre alguém da sua família em estado de choque, à beira da morte. Imagine que não há como remover o doente, nem tempo para chamar um médico. O que você faria? Sei que este quadro é apavorante, mas, foi exatamente isto que aconteceu ao Apóstolo Pedro.Mas ele teve sorte, pois, sem saber que sua sogra estava mal, levou Jesus pra casa, após terem caminhado juntos um dia inteiro: "Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou a todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: 

Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças". Mt 8.14-17 

Numa época em que qualquer febre ou infecção costumava significar a morte, numa época em que não haviam exames de laboratórios, antibióticos ou bons remédios, lá estava Jesus, mesmo sem ter sido chamado para isto. E Ele, em seu amor e compaixão, salvou a vida daquela mulher. 

Alguém pode dizer: "Hoje é diferente. Hoje em dia há médicos, ambulâncias, laboratórios e remédios". É verdade, o sistema de saúde atual ainda é precário, mas, sem sombra de dúvida, a medicina hoje é muito melhor que a de antigamente, mas, por outro lado, as doenças nunca mataram ou invalidaram tantas pessoas no mundo. A raça humana nunca esteve tão doente.

Faça como o Apóstolo Pedro: 
LEVE JESUS PRA CASA! 
Talvez você ainda não saiba, mas pode haver algum doente em seu lar. E não estou referindo-me apenas às doenças físicas, mas, também às psicológicas e espirituais. 
Eu tenho certeza, de todo o meu coração, que, se você levar Jesus pra casa, Ele fará maravilhas, pois, Jesus abençoa qualquer local em que entra, e na sua casa não será diferente. 
LEVE-O PRA CASA e tenha surpresas agradáveis. Veja o que Ele fez na casa do Apóstolo Pedro: 
1. Jesus curou o doente da casa. 
Talvez haja um doente em sua casa. Alguém deprimido, dependente químico, enfermo, desanimado, infeliz, solitário, suicida empotencial 
Salve os seus doentes: Leve Jesus pra casa!

2. Jesus transformou a casa de Pedro. 
A casa de Pedro ficou "mais leve", mais cheia de vida e alegria.

Eu sei que você gosta da sua casa, assim como eu gosto da minha, pois não há lugar melhor no mundo que o cantinho da gente, não é mesmo?

Mas, será que a sua casa não poderia ser ainda melhor? Será que a sua casa não poderia ser aquele lugar especial onde amigos, vizinhos e parentes vêm pedir oração e conselho, ou buscar conforto quando estão sofrendo?

Responda-me com honestidade: Todos os membros de sua família gostam de ficar em casa ou algum deles "vive na rua"? Será que a sua casa não anda assim, “meio carregada”?

Leve Jesus pra casa; Ele vai transformar o seu lar!

3. Jesus cumpriu uma profecia bíblica dentro da casa de Pedro. 
No ano 550 antes de Cristo, Isaías profetizou que o Messias viria curando, salvando e libertando. Durante 550 anos o mundo sabia desta promessa, mas não pode beneficiar-se dela.

Mas Pedro, ao levar Jesus pra casa, teve o grande privilégio de presenciar o cumprimento desta maravilhosa promessa de Deus. 
Tem gente que diz assim: "Já fui à tantas igrejas e, até hoje, meu problema não foi resolvido". Para estas pessoas eu respondo com uma pergunta: "Você já foi à casa de Deus várias vezes, mas Jesus já foi à sua casa?" 
Jesus não ficou pregado naquela cruz horrorosa: Ele está vivo e quer habitar em sua casa, quer estar lá 24 horas por dia, quer abençoar você e sua família. Se você o levar para casa, verá as promessas bíblicas se cumprindo em sua vida e na vida de seus familiares.

LEVE JESUS PRA CASA!

Como? 
Em sua alma, mente e coração. 
Através de seus atos, em cada oportunidade.

Você tem filhos? Conte as histórias da Bíblia para eles, na hora de dormir. 
Alguém está doente? Sente-se à beira da cama e ore com ele. 
Alguém não consegue dormir, está ansioso? Explique o quê Jesus pode fazer por ele. 
Demonstre o amor de Deus através do seu modo de viver. Mostre à sua família que Jesus é vida, paz e alegria.

21 maio 2009

TEMPERAMENTOS

Deus criou a terra com variedade de peixes, plantas, animais, etc .

Onde podemos nos maravilhar de como se diferem a criação de Deus.Com relação ao homem além da raça, temos em cada pessoa o seu temperamento que supre cada ser humano com as qualidades marcantes de singularidade que o tornam tão individualmente diferentes de seus semelhantes.

O temperamento é a combinação de características que afetam o procedimento de uma pessoa, cada temperamento tem suas qualidades e suas fraquezas.

Podemos ter muitas variações com relação ao temperamento, mas basicamente podemos separar 4 grupos de temperamentos, que são:

QUALIDADES

FRAQUEZAS

SANGÜÍNEO

APRECIADOR

TURBULENTO

OTIMISTA

PULSILÂMINE

AMISTOSO

EGOÍSTA

COMPASSIVO

EMOCIONANTE INSTÁVEL

COLÉRICO

FORÇA DE VONTADE

VIOLENTO

PRÁTICO

CRUEL

LÍDER

IMPETUOSO

OTIMISTA

AUTO-SUFICIENTE

MELANCÓLICO

SENSÍVEL

EGOCENTRICO

PERFECCIONISTA

PESSIMISTA

ANALÍTICO

CAPRICHOSO

AMIGO

VINGATIVO

ABNEGADO

 

FLEUMÁTICO

ESPIRITUOSO

MOROSO E INDOLENTE

FIEL

PROVOCADOR

PRÁTICO

OBSTINADO

EFICIENTE

INDECISO

AS EXPRESSÕES QUE COSTUMAMOS OUVIR "A PESSOA TEM TEMPERAMENTO FORTE"

É UMA FRAQUEZA DE SEU TEMPERAMENTO QUE ELA NÃO CONSEGUE CONTROLAR.

Todo temperamento tem suas fraquezas e qualidades, para vecermos as fraquezas devemos deixar que o Espírito Santo controle o nosso temperamento. Leia Romanos capítulo 8.

O APOSTÓLO PAULO EXPRESSOU EM PALAVRAS A PROFUNDA ANGÚSTIA QUE É SENTIDA POR TODO INDIVÍDUO SINCERO QUE LAMENTA SUA FRAQUEZA DE TEMPERAMENTO: "HOMEM INFELIZ QUE SOU! QUEM ME LIBERTARÁ DESTE CORPO DE MORTE ? ( ROM.7:24)

E A SUA RESPOSTA É ELETRIZANTE, "DOU GRAÇAS A DEUS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR".SIM, O TEMPERAMENTO PODE SER MODIFICADO! ISSO É CLARAMENTE PERCEPTÍVEL EM ROMANOS CAPÍTULO 8 E II CORINTÍOS 5:17 ONDE PAULO DIZ: "ASSIM, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, ELE É UMA NOVA CRIATURA; PASSOU O QUE ERA ANTIGO E APARECEU O QUE É NOVO".

O FRUTO DO ESPÍRITO É: O AMOR, O GOZO, A PAZ, A LONGANIMIDADE, A BENIGNIDADE, A BONDADE, A FIDELIDADE. A MANSIDÃO, O DOMÍNIO PRÓPRIO; CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI. ( GAL.5 - 22,23, ).

SER PLENO NO ESPÍRITO SANTO

1-) As 9 características do temperamento da vida plena do Espírito (Gl.5.22,23)

2-) Um coração alegre, grato e um Espírito submisso (Ef.5 18.21). e uma vida plena da palavra. (Col.3 16-18).

a-) Poder para testemunhar : At.1.8

b-) O Espírito Santo glorificará Jesus Cristo (Jo 16-13,14 ).

COMO SENTIR-SE PLENO DO ESPÍRITO

1- Auto análise: At.20-28 Cor 11,28

2- Confissão de todo pecado conhecido

3- Submissão completa a Deus (Rom 6 11-13) Resistir ao pecado

4- Peça para ser cheio do Espírito Santo Lc 11,13

5- Creia e agradeça Rm 14,23/1 Tes 5,18

6- Andar segundo o Espírito Gal 5.16 Gal 5,25

IMPEDIMENTOS DO DIABO

1-) Impedir os homens a aceitar a Cristo como Salvador.

2-) Impedir os homens que compreendam a importância e a função do Espírito Santo. 

20 maio 2009

CLAMOR NA ANGUSTIA (Salmo 86.7)

I – AS ANGÚSTIAS DA VIDA SÃO INEVITÁVEIS

"No dia da minha angústia".

Exemplos bíblicos:

Jó teve o seu momento de angústia.

Jesus experimentou isto quando esteve no Jardim do Getsêmani - Mt. 26:38 – "A minha alma está profundamente triste até a morte".

Todos nós atravessamos fases de crise: as vezes, é uma enfermidade; as vezes um problema familiar; as vezes uma necessidade financeira.

Todo homem tem a experiência do salmista Davi, quando disse: "No dia da minha angústia".

II – UMA ALTERNATIVA LOUVÁVEL E CORRETA

"Clamo a ti".

Há muitos que no momento da angústia não sabem onde buscar o socorro.

Assim disse o salmista: "Uns confiam em carros, outros em cavaleiros mas, nós faremos menção do nome do Senhor".

É por Deus que nós devemos clamar nos momentos de necessidade: Salmo 121 – Salmo 46 – Provérbios 18:10.

III – UMA GLORIOSA EXPERIÊNCIA

"Porque tu me respondes".

Deus nos escuta:

Porque seus ouvidos estão abertos:

Salmo 34:15

Isaías 59:1

1 Pedro 3:12

Porque suas mãos estão estendidas para nós:

Isaías 59:1

Números 11:23

Aqueles que invocam o Senhor gozam da gloriosa experiência do saberem que Ele lhes responde às orações – Salmo 65:2.

CONCLUSÃO

Três importantes considerações foram tecidas em torno do versículo 7 do salmo 86:

As angústias vêm para todos nós.

Deus deve sempre ser invocado.

O Senhor é Deus que ouve e responde.

17 maio 2009

O GRANDE JOVEM (I João 2.12-14)


Introdução:

O desejo de ser grande:

Na vida social.

Na vida econômica.

Na vida intelectual.

Na vida religiosa.

I – O GRANDE JOVEM É PURO

A. Pureza de Atos.

José do Egito:

Renuncia aos prazeres mundanos - 1 João 2:15-17

Inconformação com o mundo: Romanos 12:1-2

Verdadeiro cidadão do céu. Salmo 15

B. Pureza de Intenções.

Daniel:

Pensamentos. Salmo 139

Sentimentos.

Desejos.

C. Pureza de Vida.

Coração segundo o coração de Deus.

Alma em sintonia com o trono da graça

"Bem-aventurado os limpos de coração

II – HUMILDADE – GRANDE JOVEM É HUMILDE

Fonte de Humildade:

Reverência ante a grandeza do Universo que nos certa e ante a glória de Deus a querer adorarmos.

Reconhecimento de nossas insignificância individual.

Exemplos de Homens Ilustres que foram Humildes

Issac Newton: "Se vi mais longe foi porque subi nos ombros de gigante".

William Carey: Pai das Missões Modernas.

Traduziu em 40 línguas e dialetos a Bíblia para a Ásia Central, China e Índia.

Primeira tipografia organizada na Índia.

O primeiro esforço na educação de meninas e mulheres na Índia.

A primeira missão médica.

A primeira sociedade para a agricultura na Índia.

A primeira Caixa Econômica.

A inscrição de sua sepultura:

"William Carey, nascido em 17 de agosto de 1761, morto em 09 de junho de 1834, um verme miserável, pobre, desamparado. Em teus braços bondosos eu caio".

III – O GRANDE JOVEM AMA

A. Ama em qualquer circunstância – William Booth

B. Ama fazendo o impossível – Sophie Muller.

Ama a todos como a si mesmo.

CONCLUSÃO

"Tudo isso é o grande jovem porque ele é como o sol – esse astro assaz poderoso para sustentar um sistema planetário e assaz delicado para beijar uma pétala de flor. O Grande jovem é mais de que ninguém, imagem e semelhança de Deus".

O SUPRIMENTO QUE QUEBRA A CADEIA DAS DIVIDAS

Texto: II Reis 4:1-7

Sem dúvida nenhuma, a situação de dívida, se constitui num dos principais males que afetam o homem hoje. Vivemos num mundo onde crises financeiras, queda das bolsas de valores, pacotes econômicos e desemprego, são coisas comuns do dia a dia.

A situação de dívida pode aparecer como resultado de erros administrativos, roubos ou fatalidades, mas uma coisa podemos ter como certa; qualquer que seja o motivo, o inimigo está por trás dele, pois ele veio senão para matar, roubar e destruir, mas por outro lado, qualquer que seja a situação, sabemos que Jesus veio para nos dar vida em abundância, e que ele tem suprimento para vencermos a dívida.

Eliseu tinha a porção dobrada do Espírito, e naquela situação de dívida onde não havia saída, somente a unção faria a diferença, e foi exatamente isso que aconteceu. A viúva não podia enxergar o que aconteceria, a dívida havia cegado aquela mulher que já não podia mais ver a saída, mas Deus tinha um suprimento naquela hora. Se hoje você está endividado, e não pode ver a saída, é tempo de tomar posse de algumas verdades da palavra, e saber que Deus tem suprimento no meio da dívida.

Primeiro passo – Tome posse da tua posição

V.1 – aquela viúva era viúva de um discípulo de Eliseu, não era uma mulher maldita. Havia medo em seu coração pela situação difícil, ela cria que seria o seu fim, ela achava que seu futuro destruídos estava nas mãos dos credores.

Talvez você se sinta assim, na mão dos teus credores, mas a tua posição é de filho de Deus, a dívida é uma situação momentânea, e não a condição final da tua vida.

Em Lucas  15:11-24 vemos o filho pródigo que se arrependeu e voltou ao lar, estava envergonhado e queria ser tratado como um dos trabalhadores de seu pai, e assim, compensar o erro que havia cometido, porém o pai lhe tratou com amor, ele não era empregado, era filho, não seria tratado seguindo o seu erro, mas segundo a misericórdia de seu pai, ele não era escravo de seu pecado, era alguém perdoado. O teu Senhor é Deus e não a dívida, a tua posição é de filho e herdeiro, a dívida vai passar, tudo aliás passará, mas as promessas permanecerão, o teu suprimento permanecerá.

Segundo passo – Tome posse da tua porção

V.2 – Eliseu perguntou àquela mulher o que ela tinha, e ela disse que não tinha nada, ou melhor, apenas um pouco de azeite. A viúva desprezava aquele azeite, a princípio disse que não tinha nada, mas ela tinha algo, e não poderia ser desprezado. Quando estamos em dívida, nos sentimos inválidos, às vezes encontramos pais de família que estão na sua auto estima e nos seus valores por estarem em dívida, se sentem incapazes e nada tem valor. O que você tem nas mãos? Qual é o teu estado hoje? Seja qual for, há um suprimento sobrenatural para você, se forem 5 pães e 2 peixes, Jesus vai fartar uma multidão, se forem 300 homens num exército, Deus vai te fazer vencer multidões, se for apenas um pouco de azeite, o suprimento sobrenatural de Deus vai de dar multiplicação, e você sairá desta dívida.

Terceiro passo – Tome posse de que teu trabalho não é vão

V.3 – Eliseu pediu que ela trabalhasse, e ajuntasse vasilhas, muitas vasilhas. Esta viúva poderia achar aquilo um absurdo, não havia motivos para ajuntar vasilhas, seria inútil! Nosso trabalho não é inútil, o que fazemos não é inútil, pois temos a nosso favor o suprimento sobrenatural, faça a sua parte e Deus te prosperará. Muitos se desanimam e caem na paralisia, deixam de fazer e trabalhar por acharem que não será suficiente e são roubados. Ajunte tuas vasilhas, trabalhe incansavelmente, a bênção de Deus está sobre você, o teu trabalho não é vão no Senhor.

Em I Samuel 30:8, vemos Davi consultando ao Senhor para saber se deveria ir atrás dos Amalequitas, se valeria a pena, se alcançaria o bando, e Deus diz a ele que sim, alcançaria, reaveria suas posses, valeria a pena, porque Deus pleiteia a nossa causa, vá atrás das tuas vasilhas e trabalhe, Deus te honrará.

Quarto passo – Tome posse de que a bênção de Deus jamais se apartará de você

V.6 – Quando acabaram as vasilhas o azeite parou de se multiplicar, e aquela mulher perguntou aos filhos se não haviam mais vasilhas, ela queria mais vasilhas, ela estava crendo em algo poderoso; enquanto houverem vasilhas haverá multiplicação. Se você se sente só e sem a bênção de Deus, saiba que ale está sobre você e sempre estará, o capítulo 30 de Deuteronômio nos fala sobre a bênção de Deus que repousaria sobre o povo e sua descendência, se o povo cresse e se posicionasse, bênção sobre a descendência, bênção para sempre. Sempre o suprimento de Deus estará sobre você, tome posse disso, Deus não quer te dar uma bênção, um livramento, ou te suprir uma única vez, Deus já nos deu em Jesus um suprimento eterno, desde o momento em tua vida foi entregue a Jesus, você passou a Ter um suprimento especial no céu.

Tome posse destas verdades, não permita que a incredulidade e o desânimo controlem tuas ações, o suprimento do Senhor existe e é teu, Ore desta forma, declare isso no mundo espiritual e viva o suprimento milagroso do Senhor que te fará vencer a dívida. Deus te abençoe.

15 maio 2009

AGRADANDO A DEUS


Agradar a Deus é conseqüência de obediência e fé, estes são requisitos básicos para quem quer agradar a Deus.

A quem você está agradando? (na escola, em casa, na igreja ou em qualquer outro lugar que você esteja.) 

Sua jornada na vida cristã começa com uma simples escolha, quando você inicia a caminhada com Cristo, está cheio de restrições, com muita carga que não é necessária para sua jornada celestial, e sim para sua trajetória natural, ao continuar no caminho de Cristo você precisa deixar de fazer escolhas baseadas em suas vontades, e prossiguir na vontade do Pai, desfazendo-se de seus pertences naturais e apegando-se ao princípios e valores eternos. Fl 3:13 "Esquecendo-me das coisas que para atrás ficam e avançando para as que estão pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Avançando para essas metas, suas expectativas são baseadas no Reino de Deus, nas promessas de uma nova cidade, uma nova herança, de um novo céu, com as mãos estendidas para alcançá-la.

Nesta jornada analisaremos o que devemos fazer para agradar a Deus. 

I - Mediante a fé

A fé é um dom gratuito de Deus. Este deve ser a nossa base, devemos estar bem firmados na fé.

Hebreus 11:6 "Ora sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que àquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."

Marcos 9:23 "Disse-lhe Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê."

 

II - Mediante a fé na sua existência

Aqueles santos que param para reconhecer os atos de compaixão de Deus, que ficam maravilhados diante destes atos, são um deleite ao coração de Deus. Sl 147:11

Romanos 1:20 "Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas de modo que eles são inescusáveis."

Salmo 102:27 "Mas tu és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim"

 

III - Conhecendo a vontade de Deus 

à Precisamos ter sabedoria e inteligência espiritual, precisamos ter afeição e disposição para andar em Cristo, que significa: 

Produzir - dar frutos espirituais e de caráter; 

a) Crescer no conhecimento - conhecer a palavra de Deus, pois esta é a verdade, sempre buscar discernimentos de Deus;

b) Com a permissão divina - ao entregarmos nossas vidas a Jesus, buscamos sempre a sua vontade e permissão para toda que qualquer situação, nossos atos são gerados dentro da vontade do Senhor e nosso coração tem paz, pois o Espírito Santo testifica no nosso espírito; 

c) Ter um coração agradecido - não fomos nós que escolhemos ao Senhor, graças a Deus por isso, mas foi Ele que nos escolheu, para nos dar o fim que desejamos. O Senhor tem cuidado de nós todo o tempo, mesmo quando somos infiéis, Ele continua sendo fiel, por isso devemos estar sempre com um coração agradecido a Deus, nunca achando que por nossos esforços fomos resgatados, mas pela infinita misericórdia divina; 

Colossenses 1:9-10 "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus."

CARACTERISTICAS DO HOMEM DE DEUS (II Reis 4.1-7)

Vers: 1 ... Uma mulher, das mulheres dos profetas ...  O maior tributo que alguém pode ganhar, é ser conhecido, reconhecido que VOCE é um homem de Deus.

1º) -      Comunhão íntima e constante com Deus

            Conhecer Deus e ser conhecido por Ele.

2º) -      Ser Santo, totalmente separado da Lassidão Religiosa e Moral dos seus dias, dedicando-se à Deus.

3º) -      Sentir como Deus, ou seja, se opor contra a Idolatria e os Pecados do Povo.

4º) -      O Espírito Santo está sobre você e o capacita para falar com autoridade  espiritual como Representante de Deus.

5º) -      Muitos Dons, Ministérios confirmados por Deus.

Vers: 8 – A viúva com o filho representa a Benção de Deus há um Servo Fiel

Vers: 18-21 – Deus Submete a uma prova.

Vers: 22-37 – Aqueles que permanecem firmes, Deus prosperará.

1º) -      Tome posse da tua posição.      =  Ela era discípula de Eliseu, não era maldita, era escolhida, esposa de um discípulo, não era qualquer uma

2º) -      Tome posse da tua porção. =   Ela disse que não tinha nada, ERROU, desprezou o pouco que tinha. – Não permita INCREDULIDADE NA SUA VIDA.

3º) -      Tome posse do teu trabalho, ele não é vão  = Eliseu mandou que ela pegasse vasilhas - Teu trabalho não é inútil.

4º) -      Tome posse de que a benção de Deus jamais se apartará de Você – Vendeu o azeite, e ganhou muito dinheiro 

DECADENCIAS

Como, pois, me ofereceis consolações vãs, quando nas vossas respostas só resta falsidade?" (Ezequiel 32.34).

* Decadência é afirmar que Deus é soberano e absoluto, e não fazer a sua vontade.

* Decadência é afirmar ser um seguidor de Jesus, e não carregar a sua cruz dia-a-dia.

* Decadência é afirmar que a igreja é o corpo vivo de Cristo, e não frequentá-la.

* Decadência é afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, única regra de fé e prática, e não dedicar tempo para a leitura da mesma.

* Decadência é afirmar que Deus sustenta a sua obra na Terra, e não entregar o dízimo.

* Decadência é afirmar que todos os povos têm o privilégio de ouvir a mensagem do evangelho, e nada fazer para que isto aconteça.

* Decadência é afirmar que Deus ama os pobres e necessitados, e virar o rosto quando eles estendem as mãos em nossa direção.

* Decadência é afirmar que Deus é justo, e pagar um salário de fome aos trabalhadores.

* Decadência é afirmar ser cheio do Espírito Santo, e estar vazio dos sentimentos de compaixão e misericórdia para com o próximo.

* Decadência é afirmar que Deus supre todas as necessidades, e viver assustado com as dificuldades.

* Decadência é afirmar ter recebido o sopro do Espírito, e soltar palavras torpes e mesquinhas.

* Decadência é afirmar compromisso com Deus e seu reino, e gastar todo o tempo disponível com as coisas pessoais.

* Decadência é afirmar que tem sido abençoado(a) financeiramente por Deus, e quase nunca ofertar para a obra missionária.

* Decadência é afirmar que Cristo salva, e nunca anunciar o evangelho a alguém.

* Decadência é afirmar ser um cristão convertido, e viver como se Deus não existisse.

* Decadência é ...

Orar: "Senhor, livre-me de viver uma vida decadente e sem sentido".

12 maio 2009

MOTIVOS PARA NÃO DESISTIR...


O que é desistir? A palavra vem do latim “desistere”, que significa não prosseguir, renunciar. Quando aceitamos o Senhorio de Jesus sobre nossas vidas, temos de abrir mão  de muitas coisas, dando lugar a novas atitudes, novos pensamentos, enfim, dando lugar ao NOVO HOMEM. A Bíblia nos dá inúmeros motivos, pelo qual jamais devemos desistir e tenho tomado posse de alguns deles para conseguir superar as dificuldades quando as mesmas me sobrevêm:

Primeiramente creio na fidelidade de Deus nas sua promessas e palavras. Samuel  22:31 “Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra do Senhor é fiel; é ele o escudo de todos os que nele se refugiam”.

Mesmo quando sou ridicularizado, maltratado, procuro lembrar o que Jesus falou em  Mateus 10:22 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”

 

Muitas vezes fico pensando na fé que Abraão teve para que com quase 100 anos crer na promessa de Deus para sua vida. Gn 17:16, talvez até tenha sido ridicularizado, mas ele creu, e assim conquistou o seu legado.

 

Muitas vezes somos questionados, e a bíblia me mostra que Deus é um Deus que usa as coisas tolas para confundir as sabias, assim como foi com o profeta Amós, homem simples, mas que não temeu ao poderoso sacerdote Amazias. Amós 7: 14 e 15.

 

Por muitos anos temi o mal e buscava maneiras de fugir dele, mas agora acredito no que está escrito em Rm 12:21 “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

 

Porque tenho de alcançar um objetivo na minha vida: Ap. 12:17  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

 

Porque nada pode me afastar do amor de Deus:  “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8:38,39)

 

Porque Jesus veio me resgatar: [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.] Mateus 18:11

 

Finalmente o maior de todos os motivos, é que não posso rejeitar um amor como este: Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

11 maio 2009

A IGREJA MAIS ATRAENTE (Atos 2.37-47)


1. A primeira Igreja tinha características mestras para a Igreja de todos os tempos.

1.1 Era uma Igreja Feliz: "...Com alegria ...louvando a Deus "vv 46,47).

1.2 Era uma Igreja popular: "Contando com a simpatia de todo o povo"(v.47).

1.3 Era uma Igreja frutífera: "Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia..."(v. 47).


2. Essa Igreja deve ter tido alguma coisa que nós não temos:

2.1 Prosperava na antiga Jerusalém;

2.2 Elevava o padrão da sociedade;

2.3 Precisamos restabelecer os padrões morais.

 

3.Quatro elementos de força são revelados neste capítulo:

I - Era uma Igreja Unida:

1. No Pentecostes (v.1). Todos estavam reunidos no mesmo lugar. A União era a base da prontidão para o hóspede divino.

2. A falta de união, destrói, esfria. Obs. fios partidos não podem conduzir luz

3. Após o Pentecostes, perseveram...na comunhão (V. 42).

4. Eles aprenderam a "ficar até que..."(Lc 24.49). Os resultados deste " ficar até que", foram demonstrados em Atos 2.12,13; quando veio o questionamento: "Que quer isto dizer?"

5. Após o Pentecostes "perseveravam... na comunhão (v.42)".

II Era uma Igreja Informada: "... Todos nós somos testemunhas" (v.32).

2.1 Conheciam o Evangelho: "O sermão de Pedro".

2.2 Compreendiam a missão da Igreja: A grande comissão

3. Continuavam aprendendo: "Na doutrina dos apóstolos".(v.42).

III Era uma Igreja espiritual:

1. Os 120 ficaram cheios do Espírito (v.4)

2. Os 3.000 posteriores também receberam o Espírito Santo.

3. Ministravam no poder do Espírito.

IV Era uma Igreja que testemunhava:

1. O modelo do Pentecostes: Todos passavam a falar...(v.4).

2. Cada cristão era um pregador do Evangelho;

3. A Igreja de hoje precisa imitar a Igreja primitiva; pois o mandamento é o mesmo: "ide por todo o mundo..." (Mc 16.15).

Conclusão:

A Igreja não perdeu a sua patente: A grande comissão continua de pé. O poder de Deus não diminuiu. A Igreja primitiva, ainda é o modelo para a Igreja atual.

Era uma Igreja atraente;

Era uma Igreja unida;

Era uma Igreja informada;

Era uma Igreja espiritual;

Era uma Igreja que testemunhava: Evangelizava.

A FALSIDADE E A MENTIRA

A mentira é um dos pecados mais generalizados de nossa sociedade, a tal ponto que a consciência de muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitada com relação ao pecado da mentira. Existem muitas pessoas crentes que crêem "que não se pode viver sem uma mentirinha".

A mentira é covardia para não enfrentar a realidade. O homem se justifica ao mentir; considera que as mentiras são "piedosas" ou "por necessidade" ou ainda para evitar problemas maiores. São justificativas ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e mentira são imorais e contrárias à conduta que Deus requer do homem.

Que é a Mentira?

Mentira: É uma manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano, e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade que encerra. Está proibida pelo decálogo (10 mandamentos) divino (Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão ao cristianismo é deixar de mentir (Ef 4:25).

A mentira direta, como a de Ananias e Safira (At 5:4), não é a única forma de mentira. Em algumas ocasiões se trata de meias verdades (que é uma "mentira inteira"), como Abraão disse de sua esposa Sara a Abimeleque: "É minha irmã." (Gn 20:2,12). O propósito é sempre enganar.

Pode ser também uma resposta evasiva, como a que Caim disse a Deus (Gn 4:9); um silêncio como o de Judas quando o Senhor o acusou indiretamente na última ceia (Jo 13:21-30), ou toda uma vida enganosa. "Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (I Jo 1:6).

A mentira não é um "pecadinho", isto não existe: Os mentirosos irão para o lago de fogo (Ap 21:8).

Hipocrisia: Pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam.

É daí que o termo hipócrita chegou a designar a pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência.

Deus proíbe e condena a mentira e a falsidade

  • Não devemos enganar, mentir, nem jurar falsamente (Lv 19:11,12); Mt 5:33-37)
  • Deus destruirá o mentiroso (Sl 5:6)
  • Deus aborrece a mentira (Pv 6:16-19; 12:22)
  • Pesos e medidas falsas são abominação ao Senhor (Pv 20:10)
  • As mentiras corrompem o homem (Mt 15:18-20; Mc 7:21-23)
  • Manifesta a relação filial entre o homem e Satanás (Jo 8:43-47)
  • O engano é parte integral da profunda degradação do homem (Rm 1:28-32; sl 58:3; 62:4; Pv 26:24-28; Jr 9:3-6)
  • Devemos rejeitar a mentira (Ef 4:22-25; Cl 3:9; I Pe 2:1)
  • O engano faz a vida infeliz, mas Deus promete bênçãos e dias bons aos homem que fala a verdade (I Pe 3:10; Sl 34:12,13)
  • Deus condena a hipocrisia (Mt 6:2, 16-18; 15:6-8; 22:18; 23:27-28; Rm 12:9; I Tm 1:5-6; Tt 1:16; Tg 3:14; I Pe 1:22; 2:1-2)
  • Deus rejeita a religiosidade (Tg 1:26)

Cristo é o nosso exemplo de verdade

  • Não houve engano na Sua boca (Is 53:9; I Pe 2:21,22)
  • Veio ao mundo para ser testemunha da verdade (Jo 18:37)
  • Estamos "no verdadeiro" (I Jo 5:20)

Cristo, o Senhor, nos ordena a ser absolutamente verazes; "seja a tua palavra sim, sim e não, não" (Mt 5:37). Está preparando para si uma igreja sem mancha e sem ruga ( Ef 5:27), e como discípulos seus e parte do seu corpo, devemos ser absolutamente verazes, francos, sinceros, honestos, honrados; ainda quando tenhamos de sofrer por Sua vontade (1Pe 4:15-19; 3:17; Pv 19:22).

O povo de Deus aborrece a mentira (Sl 119:104, 128,163; Pv 30:8) e rejeita os que a praticam (Sl 40:4; 101:7; 144:11; Ef 5:11), orando para ser guardado da mentira (Sl 119:29; Pv 13:5).

O dano que faz a mentira e o engano.

A mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra.

A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre os discípulos de Cristo. Cria a desconfiança, o receio, a incredulidade, a suspeita. Destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. O senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: falso testemunho, engano, hipocrisia, fingimento, exagero, calúnia, desonestidade, não cumprir os tratos injustificadamente, fraude, falsificação em todas as áreas de nossa vida: lar, trabalho, comércio, igreja, autoridades, colégio, amizades, etc.

A sociedade assentada sobre a mentira e a falsidade está destinada a desmoronar. É preciso edificar uma estrutura moral de veracidade em todas as ordens e escalas da vida: nos governantes e nos governados, nos pais e nos filhos, nos patrões e empregados, nos mestres e nos alunos, nos comerciantes, nos profissionais, nos clientes.

Como se libertar e corrigir-se.

Arrepender-se: mudar de atitude e de mentalidade em relação à mentira e à falsidade. Rejeitar a mentira, eliminá-la da vida. Determinar obedecer a Deus em tudo e viver sempre na verdade. Disciplinar-se até cultivar uma nova atitude baseada na veracidade.

Confessar o pecado: (Pv 28:13-14; 1 Jo 1:9; 2:1) toda a mentira é pecado e deve ser completamente confessada, esclarecendo-se a verdade com Deus e com a pessoa enganada. Quando a mentira constitui um vício arraigado à maneira de viver, deve ser confessada a um irmão maduro, responsável, procurando uma ampla orientação (Tg 5:16).

Exortação (Tg 5:19-20: Gl 6:1-2; Ef4:25) como este pecado afeta as relações entre os

 irmãos, somos responsáveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar, ensinar, etc.